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Comunicar em Matemática

Código: TAC20    Sigla: CM
Área Científica: Matemática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 3

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 32,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Maria de Fátima Feitor Nogueira Durão   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Feitor Nogueira Durão Responsável
Maria Clara Marques dos Santos Martins Coordenação Científica
Nelson José Mestrinho Lopes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular visa que o aluno seja capaz de:
O1 - Comunicar matematicamente de modo integrado nos vários temas matemáticos;
02 - Promover a comunicação matemática das crianças e jovens;
03 - Aprofundar o conhecimento matemático no domínio dos números, da organização e tratamento de dados da álgebra e da geometria;
04 - Demonstrar uma atitude positiva face à ciência da Matemática encarando-a também como uma forma de comunicação com uma linguagem própria;
05 - Promover uma atitude positiva face à Matemática nas crianças e jovens com ou sem necessidades específicas de formação;
06 - Proporcionar e consolidar o pensamento matemático através da comunicação, resolução de problemas e raciocínio matemático utilizando e dando a conhecer um conjunto variado de recursos didáticos disponíveis para esse efeito e que possam ser trabalhados com crianças e jovens.

Conteúdos programáticos

O1. Literacia matemática: competências-chave para a vida em sociedade
O2. Temas Matemáticos:
2.1. Números e operações, em particular os conceitos de número natural, inteiro, racional e real, o que significam e como se representam; As operações com números nomeadamente racionais e extensão aos reais.
2.2. Geometria e medida, dando destaque ao estabelecimento de relações com outros temas matemáticos.
2.3. Álgebra e funções, em particular a utilização da modelação matemática para traduzir fenómenos diversos do mundo real.
2.4. Organização e tratamento de dados com ênfase na capacidade de compreender e produzir informação estatística e utilizar essa informação tomar decisões informadas e argumentadas.
3. As diferentes componentes da linguagem matemática (pictórica, oral e escrita) na resolução de problemas e como forma de comunicação.
4. Os materiais manipuláveis e as TIC como recursos potenciadores, quer das aprendizagens quer do desenvolvimento de uma atitude mais positiva face à Matemática.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A capacidade de analisar e raciocinar sobre situações da vida em sociedade, mobilizando conceitos e propriedades específicas da Matemática e fazendo julgamentos bem fundamentados, (C1, C2) favorece a comunicação matemática e a sua promoção junto de crianças e jovens, consciencializando-os para a resolução matemática das necessidades das suas vidas, enquanto cidadãos construtivos e reflexivos (O1, O2). O conhecimento de diversos materiais manipuláveis e tecnológicos no âmbito dos diferentes temas matemáticos e de diferentes representações de conceitos (C2., C3, C4) possibilita aprofundar conhecimentos e desenvolver nos estudantes atitudes e emoções positivas face à Matemática, e a vontade de realizar ou de compreender Matemática e de a comunicar de variadas formas contribuindo para promover nas crianças e jovens a curiosidade, o gosto e o interesse pela disciplina. (O3, O4, O5 e O6).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos vivam situações que lhes permitam adquirir competências e atitudes no sentido de desenvolverem os seus conhecimentos Matemáticos e a mobilizá-los em situações hipotéticas dirigidas a crianças e jovens. Assim, a metodologia a adotar nesta UC consiste em: a) 

a) discussão e reflexão em grupo sobre os conteúdos de natureza mais teórica (26h contato + 6h Trabalho autónomo); b) realização de propostas, individuais (Teste) ou em grupo e projeto, de resolução de problemas e de tarefas matemáticas diversificadas (6h Trabalho contato + 30h Trabalho autónomo); c) utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos 4h Trabalho contato + 3h Trabalho autónomo).

A avaliação contínua abrange um Trabalho final/projeto (60%) e participação nas tarefas propostas pela docente, a realizar individualmente (Teste)ou colaborativamente,  (40%).




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através da discussão e reflexão em conjunto, de propostas, individuais ou em grupo, de resolução de problemas e de tarefas matemáticas diversificadas, pretende-se desenvolver a compreensão dos alunos sobre diversos temas matemáticos de modo a serem capazes de comunicar ideias matemáticas e a contribuir para a sua literacia matemática (O1, O3). A realização de um projeto permitirá mobilizar conhecimentos sobre temas matemáticos, a comunicar ideias matemáticas e a perspetivá-los para serem apresentados a crianças ou jovens (O2). A resolução de tarefas recorrendo a materiais manipulativos e tecnológicos contribui para que os estudantes compreendam e reflitam sobre o seu uso na aprendizagem de conceitos matemáticos e permite desenvolver, nas crianças e jovens, diversas representações favorecendo uma atitude positiva face à Matemática (O4, O5 e O6 ).


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC.-
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Gradiva.
Conway, J., & GUY, R. (1999). O Livro dos números. Lisboa: Gradiva.
Graça Martins, M. E, , Loura, L. C.; & Mendes, M. F. (2007). Análise de dados. Ministério da Educação.
Palhares, P. (2004) (ed). Elementos de Matemática para professores do ensino básico Lisboa: LIDEL.
Serrazina, M. L.(1990).Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática,13,1
Serrazina, L. e Matos, J. M. (1996). O geoplano na sala de aula. Lisboa:APM
Serrazina, L. e R. Ribeiro (1992). Ideias, actividades, desafios e outras coisas mais. Lisboa: APM- Reis, R., & Fonseca, M. J. (2000).
Números e Operações. Lisboa: Universidade Aberta.
Veloso, E. (1998). Geometria: Temas actuais. Lisboa: IIE.