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Química e Física

Código: TCVE1102    Sigla: Q&F
Área Científica: Química

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TCVE 31 Aviso n.º 10052/2016 de 16/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TCVE_1A

Teórico-Práticas: 54,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e competências nas áreas das ciências químicas e físicas, que serão utilizados em unidades curriculares subsequentes, desenvolva o cálculo, utilize corretamente as leis da física e da química, as unidades do Sistema Internacional de Unidades, entre outras e desenvolva capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e de aplicação prática e laboratorial. 

Conteúdos programáticos

Componente Química. 
1. Elementos químicos. Teoria atómica (modelo de Bohr), configuração eletrónica, tabela e propriedades periódicas bioelementos. 2. Propriedades e transformações da matéria. Ligação química; substâncias puras e misturas (gases, sólidos, líquidos, soluções, colóides). Reações e equações químicas. Equilíbrio químico. Reações em solução aquosa (ácido-base, oxidação-redução, equilíbrio de solubilidade). Química orgânica, conceitos básicos; hidrocarbonetos, grupos funcionais e biomoléculas.
Componente Física
1. Análise dimensional e sistemas de unidades. 2. Mecânica. Princípios básicos de mecânica vetorial, mecânica dos fluidos (hidrostática e hidrodinâmica), resistência de materiais (elasticidade) 3. Termodinâmica. Leis, ciclos termodinâmicos e transferência de calor. 4. Ótica. Luz e fenómenos luminosos. Espectro eletromagnético. Raios X. Reflexão e refração. Cor, processo de visão, fontes luminosas, sistemas de cor CIE e CIELab. Aplicações em da biofísica.              

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo a Química e a Física ciências experimentais, faz-se uma revisão dos sistemas de unidades e análise dimensional e posteriormente, abordam-se grandes capítulos da Química e da Física, pretendendo-se, desta forma, dotar os estudantes de conhecimentos teóricos  e aplicados, em áreas fundamentais da sua formação académica.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões Presenciais: Sessões teóricas (T). Sessões aplicadas, práticas e de laboratório (PL). Sessões de orientação tutorial (OT).
Trabalho Independente: Disponibilização de material bibliográfico de estudo e on-line para a unidade curricular, de acordo com os temas das sessões presenciais. 

- Avaliação contínua: obrigatória a assistência a 75% das sessões presenciais, incluindo todas as sessões com elementos de avaliação.
- Avaliação contínua: Provas escritas (PE) = 2; Relatórios/Fichas de trabalho (PL) =  2; 
- Fórmula de dispensa total: 0,7 (média PE) + 0,3 (média PL); 
  a média de dispensa deverá ser >= 10; nenhuma avaliação pode ser < 8; há dispensas parciais com  >= 10 .
- Exame final: são admitidos a exame final nesta unidade curricular, os estudantes que nela estejam inscritos.
- Exame final: prova escrita = 1.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O ensino teórico (T) assenta em sessões de exposição temáticas, pretendendo-se que o estudante adquira conceitos teóricos fundamentais nas áreas da Química e da Física, importantes para a sua formação académica. As sessões aplicadas, centram-se na aplicação dos conceitos à resolução de casos práticos, pretendendo-se dotar os estudantes da capacidade de realizar cálculo técnico e analítico; as sessões práticas e de laboratório (PL) visam a aplicação de conhecimentos, em contexto laboratorial; as sessões tutoriais (OT) visam a realização de problemas de aplicação da matéria e a estruturação de relatórios de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Física 
ALMEIDA, G. (1988). Sistema Internacional de Unidades: Grandezas e Unidades Físicas. Plátano Editora 
BAKER, J. (2007). Physics ideas. Quercus Pub. Pic., London.
CENGEL, Y.A.; BOLES, M. A. (2001) Termodinâmica; Rodrigues, E.; Ferreira, J.P.; Martins, J. [trad. pt]. 3ª Ed. Mc Graw-Hill de Portugal, Lisboa.
OLIVEIRA, L.A.; LOPES, A.G. (2007). Mecânica dos fluidos. ETEP: LIDEL, Lisboa.
SALGUEIRO, L.; FERREIRA, J.G. (1991). Introdução à Biofísica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 515pp.
Química 
CHANG, R.; GOLDSBY, K. (2013). Química. 11ª Ed. [trad. pt]. Mc Graw-Hill, Eurobooks Ed., Lda; Grupo A Portugal, Lisboa. 1085pp. 
HILL, J.; BAUM, S.J.; FEIGL, D.M. (1997). Chemistry and Life. 5th Ed. Prentice Hall, New Jersey. 789pp
PERTIERRA, A.G. (1990). Fundamentos de Química Biológica [trad. pt]. Mc Graw-Hill - Interamericana Española, Madrid. 753pp. 
SACKHEIM, G.I.; LEHMAN, D.D. (1998). Chemistry for the Health Sciences. 8th Ed. Prentice Hall, New Jersey. 643pp. 

Observações