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Marketing

Código: TCVE1152    Sigla: MARK
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TCVE 26 Aviso n.º 10052/2016 de 16/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TCVE_1A

Teórico-Práticas: 8,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA   0,53
Marta Isabel Gigante Barradas - ESA   2,94
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se proporcionar conhecimentos de marketing relacionados com a análise, formulação estratégica e avaliação do processo na organização e também sensibilizar os alunos para a crescente importância desta ferramenta nas organizações atendendo às tendências da envolvente. Serão analisados mercados, abordadas políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências necessárias à tomada de decisão face a problemas reais que poderão surgir no seu contexto profissional. Pretende-se capacitar os estudantes das ferramentas necessárias para preparar planos de marketing e igualmente potenciar a sua atitude empreendedora.

Conteúdos programáticos

1.- Introdução ao estudo do marketing. O conceito de marketing e a sua evolução.
2.- A análise do mercado.
3.- Percepções e comportamento do consumidor.
4.- Introdução aos estudos de mercado. A Previsão em Marketing.
5.- O processo de segmentação e diferenciação. Seleção de mercados e posicionamento. Estratégias de marketing.
6.- As Políticas do marketing: a gestão do produto, as decisões de preço, o mix de comunicação e a política de distribuição.
7.- Estratégia, planeamento e controlo de marketing, integração na gestão da organização.
8.- O marketing interno.
9.- O marketing serviços.
11.- Novas tendências em marketing.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A formulação dos objectivos gerais da unidade curricular tiveram em consideração os dados e informações a transmitir pelos conteúdos programáticos, assim como o seu grau de importância e a sua relevância, perante contextos cada vez mais exigentes para quem tem de proceder à planificação e execução das demais tarefas num contexto organizacional exigente, onde estes futuros profissionais irão desempenhar as suas funções, em articulação com outras da área da gestão e das ciências veterinárias.
Assim sendo, privilegiou-se um conteúdo que respeita a construção do processo, desde a sensibilização aos mercados e consumidores, até à demonstração da aplicabilidade das variáveis do marketing e simulação em contexto de simulação de mercado.
E porque a ferramenta e área do marketing não se esgota nos variáveis estratégicas e operacionais, também se faz referência a outras aplicações, como as actuais na vertente dos eventos e serviços, mesmo para não gestores.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia utilizada segue o regime presencial onde se procura interligar o método expositivo, com foco no diálogo e na participação dos estudantes, incentivando a discussão crítica de exemplos de estratégias e ações de marketing. Na plataforma de ensino a distância é disponibilizada informação relevante para o desenvolvimento dos trabalhos.
Dispensa de exame final:
- 1 prova escrita (com um peso de 60% na avaliação final) + 1 trabalho* (com um peso de 40% na avaliação final) - A dispensa carece de obtenção de classificação positiva no trabalho e um mínimo de oito valores na prova escrita.
Exame final: 1 prova escrita
Classificação de exame final:
- exame final (com um peso de 60% na avaliação final) + classificação do trabalho* realizado no semestre (com um peso de 40% na avaliação final); ou
- exame final (100%).


*O trabalho é realizado em equipa de dois/três elementos e obrigatoriamente objeto de relatório escrito e apresentação oral, com classificação final positiva.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As questões relacionadas com a aplicação do marketing impõe hoje, uma abordagem muito equilibrada entre os diferentes saberes que julgamos ser preciso dominar ou ter algum conhecimento para se poder, por um lado, instruir com ciência, mas por outro, deixar aberta a porta, de se saber executar com eficiência e rigor. Para a primeira abordagem descrita, o método afirmativo expositivo torna-se base, pois permite a apresentação de determinados temas, como os conceitos e a sua evolução, de forma lógica, coerente e estruturada, exigindo uma selecção dos conteúdos a leccionar, coadjuvados com uma análise sintética de temas, deixando espaço para discussão, com capacidade de síntese final. Quanto ao método afirmativo demonstrativo promove a demonstração e explicação de acções e/ou aplicações muito relevantes para a percepção e incentivo para os problemas que urgem resolver, extremamente válidos em contexto organizacional e empresarial das clínicas veterinárias e serviços afins. Facto muito importante para intervir com eficiência.
Usa-se, também, o método interrogativo, proeminente para a descoberta de resultados, desejados ou a esperar, enquadrando os conhecimentos que entretanto já foram adquiridos, facilitando a assimilação de conhecimentos e simulações. Este permite a construção de quadros conceptuais e de cenários de forma incremental, muito próximos da realidade.
Esta experiência é coadjuvada com o método activo, uma vez que está assente num consciente interesse para se vivenciarem, sempre que possível, situações o mais próximo possível da realidade e prever os distintos comportamentos de todos os agentes envolvidos num processo, nomeadamente clientes e empresa. Este método impõe grande capacidade de criatividade e iniciativa, de motivação e de autonomia, de todos, em contexto de ensino, aumentando o grau de socialização e de domínio dos conhecimentos. Eleva o espírito crítico e facilita a análise às situações de referência e apresentação das respectivas propostas e intervenção a desenvolver. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. e Rodrigues, J. (2013): Mercator XXI. Teoria e Prática do Marketing, 15ª ed., Publicações Dom Quixote, Lisboa.
Baker, G.; Grumewald, O.; Gorman, W. (2002): Introduction to food and agribusiness management, Prentice-Hall, New Jersey.
Freire, A. (2005): Estratégia, sucesso em Portugal, 10ª ed., Verbo, Lisboa.
Kotler, P.; Armstrong, G.; Saundres, J. and Wong, V. (2008): Principles of Marketing. The European Edition, 5th Ed., Pearson Education Limited, Essex.
Lambin, J. (2000) Marketing Estratégico. 4ª ed., Lisboa, McGraw-Hill.