• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDADM04
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Analise do Discurso dos Media

Código: TDADM04    Sigla: ADM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Rosa Maria Leandro Oliveira   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Maria Leandro Oliveira Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender mensagens e discursos que utilizam de forma integrada sistemas de comunicação verbal e não verbal;

2. Refletir sobre as mudanças que os media provocam nos indivíduos e na sociedade;

3. Identificar as marcas discursivas, relacioná-las com os diferentes suportes e compreender a sua inter-relação;

4. Produzir um discurso analítico sobre os media. 

Conteúdos programáticos

O que é a Literacia mediática. Os Media e a construção social da realidade. A Análise do Discurso dos Media.

Notícias falsas. Informação vs Desinformação, como distinguir.

Manipulação e Controlo da informação.

A Imprensa. Análise e comparação de jornais. O discurso gráfico nos Media. Estudos de caso e exercícios de análise.

A Rádio. O discurso radiofónico: programas informativos e lúdicos.

Análise do discurso televisivo. Espaços de Cultura na TV.

Os media digitais e a «mediacultura» artística. Blogues e redes sociais. A emergência do cidadão-construtor de conteúdos nos «media participativos» e «inteligência colectiva» 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos em diferentes media. Permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de raciocínio crítico e de discernimento e as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida. 


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Pretende-se que os aprendentes de Análise do Discurso dos Media descrevam e analisem vários discursos dos meios de comunicação e compreendam as suas formas de inscrição na sociedade contemporânea.
Procurar-se-á levar os alunos a refletirem sobre as suas próprias estratégias de utilização dos media, a partir de situações reais de observação (leitura de jornais, de jornais em linha, televisão e outros meios de informação em linha...), através da construção de instrumentos de descrição e análise de discursos mediáticos, a partir de documentos recolhidos em vários (multi)media.
Recorrer-se-á, assim, a:
1. Apresentação em formato expositivo de conteúdos;
2. Análise de discursos em diferentes suportes
3. Observação e análise de vídeos sobre os media;
4. Pesquisa em diferentes fontes.

Avaliação Contínua

- Trabalho Final - 50%
- Trabalhos ao longo do semestre - 30%
- Participação nas aulas e nos fóruns do Moodle - 20%