• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDDMI13
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Design Multimédia e Interatividade

Código: TDDMI13    Sigla: DMI
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3344
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 19 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD2

Ensino Prático e Laboratorial: 42,25

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,20
Paulo André Reis Duarte Branco   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo André Reis Duarte Branco Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar os conceitos básicos em que está assente a estrutura comunicativa em rede;
Caracterizar os discursos de diferentes suportes: do texto escrito à publicação de textos na Internet;
Distinguir formas discursivas em rede e seus contextos de utilização;
Propor utilizações de suportes digitais adequados a situações profissionais;
Aplicar os documentos mediatizados em suporte hipermédia nas áreas de intervenção específicas;
Construir aplicações para a Web.

Conteúdos programáticos

1.Multimédia e Hipermédia

1.1. Contextualização dos conceitos

1.2.Definição dos conceitos

1.3.Tipos de informação multimédia

1.4.Características dos sistemas multimédia

1.5.Classificação das aplicações multimédia interativas

2. Autoria multimédia

2.1.Autoria e ferramentas de autoria

2.2.Modelos e paradigmas para autoria multimédia

2.3.Projeto de autoria multimédia

2.4.Análise e Planeamento

3.Design

4.Produção

5.Escrever para a Web

6.Tecnologias e Aplicações Web

6.1.Estrutura e navegação hipermédia

6.2.Linguagens

6.3.HTML

6.4.CSS

7.Desenvolvimento de aplicações

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão desenvolver as competências descritas, munindo os estudantes com os conhecimentos necessários à criação, edição e manipulação de conteúdos para suportes digitais adequados a situações profissionais, de forma autónoma e com espírito crítico.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Tratando-se de uma Unidade Curricular com uma forte componente prática as orientações metodológicas e avaliação sintetizam-se da seguinte forma:

Participação nas aulas (5%)

Teste de HTML+CSS (45%)

Projeto final em HTML+CSS (50%)

As tarefas propostas devem ser entendidas, numa evolução continuada e encontram-se inseridas no percurso do estudante, na sua auto-descoberta e nas necessidades do mercado real de trabalho.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta Unidade Curricular tem como objetivo ir ao encontro dos desafios técnicos e criativos que cada vez mais se colocam na área do Design multimédia e interatividade. Assim, vamos procurar fazer uma abordagem dinâmica e fundamentalmente prática dos seus conteúdos programáticos.

Explorando algumas das ferramentas existentes iremos aplicá-las na prática, estimulando sempre a partilha e o trabalho de projeto.

A metodologia a adotar passa pela aquisição de conceitos e desenvolvimento de práticas que permitam a criação de conteúdos multimédia originais que tenham aplicabilidade e privilegiem o trabalho de equipa.

Conceitos-chaves de multimédia e interatividade irão sendo desenvolvidos ao longo do programa da nossa Unidade Curricular, estimulando uma aprendizagem teórico-prática conjunta e contínua.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abreu, L. (2015). HTML 5 - 4ª Edição Atualizada e Aumentada. Lisboa: FCA.
Castro, E. (2006).HTML, XHTML, and CSS - Sixth Edition. Peachpit Press.
Chapman, N .e Chapman ,J. (2004). Digital Multimedia. John Wiley & Sons.
Chapman, N. e Chapman, J. (2006). Web Design. John Wiley & Sons.
Coelho, P. (2015). Desenvolvimento Móvel com HTML5 - Integração com Javascript, CSS3 e jQuery Mobile. Lisboa: FCA.
Ducket, J. (2011). HTML & CSS: Design and Build Web Sites. New Jersey: Wiley & Sons
Larsen, R. (2013). Beginning HTML and CSS. New Jersey: Wiley & Sons.
Macdonald, Nico (2003), What is Web Design, Mies: Rotovision
Nielsen, J. & Loranger H. (2018). Usabilidade na Web - Projetando websites com qualidade. Editora Campus.
Pilgrim, Mark (2010). HTML 5: Up and Running: Dive into the Future of Web Development. O¿Reilly.
Remoaldo, P. (2011). CSS 3. Lisboa: FCA.