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Desenvolvimento e Avaliação de Projetos em D D

Código: TDDPDD17    Sigla: DAPDD
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2281
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 18 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD2

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas   0,80
Pedro Jorge Quinta de Matos   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O aluno deve ser capaz de:

OA1. Problematizar as mudanças nas relações de aprendizagem (desde a sala de aula até ao ciberespaço);
OA2. Identificar as regras de escrita dos documentos digitais;
OA3. Identificar estratégias de leitura de documentos digitais;
OA4. Conceber, produzir e realizar projetos multimodais através da (des)construção de projetos design digital;
OA5. Planificar as diferentes fases de realização de um projeto em design digital;
OA6. Criar sinergias com empresas, entidades (locais, regionais, nacionais e internacionais) e centros de I&D;
OA7. Encenar conteúdos relevantes no âmbito do design digital em articulação com outras unidades curriculares do Curso;
OA8. Conhecer programas nacionais e internacionais de financiamento onde possam submeter os seus projetos;
OA9. Avaliar com sucesso os seus projetos reformulando-os em conformidade com as necessidades das comunidades;
OA10. Perspetivar cenários de futuro.

Conteúdos programáticos

Parte 1
Prolongamentos temporais: da sala de aula ao ciberespaço
1.1 Contexto tecnológico
1.2 Contexto social
1.3 Contexto económico
1.4 Contexto cultural

Parte 2
Teoria sobre o conceito de projeto
2.1 Principais Características
2.2 As diferentes tipologias

Parte 3
Desenvolvimento de projetos
3.1 Planificação de projetos
3.2 Inteligência emocional e gestão de equipas
3.3 Ligação ao tecido envolvente (empresas, entidades, centros de I&D)
3.4 Desenvolvimento de estratégias aplicadas às especificidades do projeto e do público-alvo
3.5 Programas de financiamento nacionais e internacionais
3.6 Boas práticas em projetos

Parte 4
(Re)avaliação de projetos
4.1 Análise e reformulação de projetos atuais
4.2 (Des)construção de projetos em design digital
4.3 Avaliação
4.4 Cenários de futuro
4.5. Temáticas emergentes

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na primeira parte do programa é esperado que os alunos sejam capazes de compreender os diferentes contextos sobre o desenvolvimento de projeto sendo este ponto relacionado com o OA1.


Os pontos 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5 e 3.6 (Parte 3) do programa podem ser articulados com os OA2, OA3, OA4 e OA5 uma vez que esta parte aborda o processo de escolha de um work package ideal, que metodologias melhor se adequam aos projetos selecionados, quais são os melhores outputs intelectuais e para onde os encaminhar e, finalmente, os melhores processos de avaliação que garantem que o processo é praticável. 

Os OA6, OA7, OA8, AO9 e OA10 têm o propósito de reforçar a articulação entre todos os tópicos do programa. No entanto, as partes 3.1 e 3.2 do programa são os pontos que mais se articulam com os OA6 e OA7. Neste caso, a apresentação do projeto dentro das calls europeias e internacionais disponíveis e mais confiáveis.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os alunos serão colocados em situações nas quais vão desempenhar não só o papel de utilizadores, mas também o de produtores e avaliadores de projetos em design digital sobre conteúdos, formatos e dispositivos comunicativos. Para tal, recorrer-se-á, assim, a:


Avaliação Contínua
A avaliação terá em conta a relevância e a qualidade da participação nas aulas, a elaboração de:
um trabalho individual que implica a construção de:

um trabalho colaborativo;

a concretização desta atividade tem um valor de (50%) da nota final da disciplina.

um cumprimento de tarefas semanais ao longo da disciplina. A concretização desta atividade tem um valor de (20%) da nota final da disciplina.

a exportação de todos os conteúdos abordados em aula para uma plataforma online. A concretização desta atividade tem um valor de (30%) da nota final da disciplina.

Avaliação por Exame

A avaliação por exame terá em conta o desempenho realizado pelo estudante num exame que inclui uma parte teórica e outra prática.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A adoção de metodologias ativas de ensino em grupos, promove a formação de futuros projetos no domínio das tecnologias de informação e comunicação num ambiente profissional consciente, crítico e participativo na tomada de decisões e resolução de problemas para conciliar a dimensão ambiental e do desenvolvimento desafios Societais (OA1, OA2, OA3). A análise reflexiva e discussão de bibliografia e casos práticos são essenciais para desenvolver e aprofundar conhecimentos. Durante as aulas haverá tempo disponível para explorar, desenhar e avaliar diferentes realidades com e para a sociedade (OA4, OA5, OA6). Neste sentido, este curso permitirá que os alunos em contato com programas chave de consolidação, permitirá a construção do conhecimento necessário para projetar e (re) utilizar projetos e propostas de atividades, adequados para diferentes grupos inclusivos (educacionais, económicos, geográficos) (OA7, OA8, OA9, OA10).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adolpho, C. (2012). Os 8 P's do Marketing digital ¿ O guia estratégico do Marketing Digital. Texto Editores. Lisboa 
Barbas, M. (2003). Intercompreensão: do espaço aula ao Ciberespaço. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação ¿ Especialização em Comunicação Educacional. Universidade Aberta.
Castells, M. (2004). A Galáxia Internet ¿ Reflexões sobre Internet, negócios e Sociedade. Serviço de Educação e Bolsas. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 972-31-1065-2.
Cole, R., & Barker, S. (2014). Gestão de projetos. Actual Editora. Lisboa
Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Temas e Debates. Lisboa 
Lindon, D. (2011). Mercator XXI ¿ Teoria e prática do Marketing. Dom Quixote. Lisboa
Miguel, A., Rocha, A. & Rohrich, O. (2008). Gestão Emocional de Equipas ¿ Em ambiente de projeto. FCA. Lisboa 
Miguel, A. (2013). Gestão Moderna de Projetos ¿ Melhores técnicas e práticas. FCA. Lisboa
Pereira, L. (2011). Gestão de conhecimento em projetos. FCA. Lisboa
Walker, R. (2002). Produzindo Impacto Social ¿ Elaborando e avaliando projetos de desenvolvimento. E.P.U. Brasil

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.