• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDDRG05
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Design e Representação Gráfica

Código: TDDRG05    Sigla: DRG
Área Científica: Design

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Rui Manuel Pereira Lopes   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Pereira Lopes Responsável
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1 - Práticas e métodos do design com enfâse nos meios digitais.
O2 - Resolução de problemas de design apoiada no conhecimento dos diferentes meios e plataformas de produção e de publicação.
O3 - Produção de imagens e conteúdos gráficos vetoriais, formatos de representação, modelos e operações.
O4 - Desenvolvimento de projetos na área do design gráfico, através do domínio do raciocínio analítico, dos instrumentos concetuais de suporte ao desenvolvimento de projetos, quer analógicos quer digitais.

Conteúdos programáticos

C1 - Os elementos base do design gráfico
C2 - O design gráfico segundo a sua qualidade estética, funcional e aproximação a um contexto sociocultural
C3 - Processos e meios de representação gráfica: conceitos como forma, função, perceção, composição, cor, imagem e texto, associados à sua organização;
C4 - Dimensão e harmonia num formato ou estrutura visual;
C5 - A construção tipográfica, da cor e da imagem na cultura visual
C6 - Construção de projetos na área do design gráfico: etapas e recursos envolvidos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

C6 relaciona-se com O1, O2 e O4.
C1, C2, C3, C4 e C5 relacionam-se com O2, O3 e sobretudo com O4.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos, orientada pelo docente, para uma apropriação vivencial dos conteúdos.


Avaliação contínua:
Serão avaliados todos os exercícios práticos realizados nas aulas, bem como a apresentação e defesa oral dos mesmos. A nota final será calculada com base nos resultados obtidos em todos os exercícios, segundo a seguinte ponderação:
Assiduidade e participação nas aulas (10%);
Qualidade formal / estética (30%);
Qualidade técnica (30%);
Coerência textos - imagens  (20%);
Criatividade e inovação (10%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A forte incidência na realização de exercícios práticos, possibilita o cumprimento de todos os objetivos da UC, centrados na prática e no desenvolvimento de projetos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BONNICI, Peter (2000). Linguagem Visual: o misterioso meio de comunicação. Edição portuguesa, Destarte.
FUESTES, Rodolfo (2009). A prática do Design Gráfico: uma metodologia criativa. Edição brasileira, Edições Rosari.
Gordon B. e Gordon M. (2003). O Guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e Livros.
NEWARK, Quentin (2002). Qué es el Diseño Gráfico?. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.
SOUSA ROCHA, Carlos de, e MARCELO NOGUEIRA, Mário (1995). Design Gráfico: panorâmica das artes gráficas II. Plátano edições técnicas.
TWEMLOW. (2006). Alice, Para que serve o Design Gráfico?. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.