Código: | TDE19 | Sigla: | E | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3349 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TDD | 19 | Aviso n.º 2378/2016 | 2º | 30 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
O Estágio tem como objetivo geral o aprofundamento dos conhecimentos previamente adquiridos, preparando e desenvolvendo a capacidade da/o formanda/o para o desenvolvimento de competências e tarefas próprias da sua especialização tecnológica, com vista à sua habilitação para o exercício da atividade profissional.
Para tal, os objetivos específicos do estágio são:
Proporcionar a experiência da prática profissional em contexto organizacional; Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade profissional;
Possibilitar a aplicação dos conhecimentos de formação em situação real;
Desenvolver no estagiário a necessidade de uma constante atualização nos domínios das técnicas da área;
Possibilitar, em contexto de trabalho orientado, a reflexão crítica;
Desenvolver no estagiário a necessidade do domínio da utilização das tecnologias de informação e comunicação;
Facilitar a inserção no mercado de trabalho.
A unidade de formação Estágio tem 3 fases de desenvolvimento: [1] Fase de Integração; [2] Fase de Observação e Planeamento; [3] Fase de Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação.
1.ª Fase - Integração: Esta fase corresponde a um período de adaptação à organização da empresa/instituição e de integração na equipa de trabalho.
2.ª Fase - Observação e Planeamento: Nesta fase pretende-se que o estagiário observe as práticas e dinâmicas institucionais e que planifique, sob orientação, a sua intervenção no âmbito do desenvolvimento do Estágio.
3.ª Fase - Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação: Corresponde à realização e concretização da maioria do plano de estágio. Nesta fase pretende-se que o estagiário cumpra o seu plano de desenvolvimento, executando as tarefas com autonomia e demonstre capacidade de implementar diferentes procedimentos no seu contexto de estágio.
O desenvolvimento do processo será regulado por um instrumento próprio, identificativo dos objetivos e competências a atingir pelo estudante em todas as fases do processo, articulado com o orientador na entidade de acolhimento e o orientador académico.
Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão aos estudantes colocarem-se em situações profissionais que irão desenvolver as suas competências de comunicação e colaboração, transferir conhecimentos e técnicas para cenários reais de atuação, construir e fundamentar a sua argumentação, conceber, produzir e realizar projetos.
Durante a realização do Estágio os estudantes serão acompanhados a distância através de plataformas adequadas para o efeito, se não for possível realizar visitas presenciais aos locais de estágio.
Ao longo do Estágio o estudante construirá um relatório que ateste as experiências desenvolvidas e as reflexões sobre essa ação. Esse relatório será alvo de uma avaliação contínua, organizada em 3 momentos: avaliação inicial, avaliação intermédia e avaliação final, correspondentes às três fases do processo de Estágio.
A avaliação do Estágio abrange ainda a apresentação oral do trabalho, sendo o júri constituído pelo presidente do júri, professor supervisor e um especialista na área técnica/científica em que se desenvolveu o trabalho.
Os professores supervisores da ESES irão dinamizar sessões presenciais ou online de orientação pessoal de tipo tutorial para acompanhar o estudante ao longo do estágio e apoiar a elaboração do relatório de estágio.