• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDED15
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Empreendedorismo Aplicado ao Design 

Código: TDED15    Sigla: ED
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2614
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 19 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD2

Ensino Prático e Laboratorial: 45,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,20
João Carlos da Fonseca Cabral   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos da Fonseca Cabral Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular visa identificar os princípios básicos do empreendedorismo, explorando um conjunto de aspetos essenciais no processo de desenvolvimento de empresas que permita conceber uma proposta de ideia de negócio em Design Digital.

São, assim, objetivos de aprendizagem:
1. Conhecimento geral do processo empreendedor e as diferentes componentes de um plano de negócios aplicáveis ao design Digital;
2. Identificação de contextos e estratégias de empreendedorismo;
3. Reconhecimento das tendências de gestão e da inovação em empreendedorismo digital;
4. Avaliação e investigação de uma ideia empreendedora.

Conteúdos programáticos

1. Empreendedorismo; 
2. O empreendedor;
3. O processo empreendedor;
4. Plano estratégico e operacional de marketing;
5. Gestão da inovação;
6. Casos práticos de tendências e a sua aplicação inovadora.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O conteúdo do programa tem como objetivo abordar conceitos de empreendedorismo, considerando a envolvente das organizações e dos negócios em particular (em linha com o primeiro objetivo de aprendizagem). As principais funções de gestão (planeamento processamento, implementação, organização e controlo) serão abordados numa perspetiva integradora (em conformidade com o segundo objetivo de aprendizagem).

Assim, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre a evolução do empreendedorismo e do processo empreendedor para com a sociedade, que leva à criação de competências essenciais e cruciais na criação e desenvolvimento de uma ideia de negócio. Este tópico irá convergir com o 3º objetivo de aprendizagem (ser capaz de analisar e compreender os principais conceitos e questões práticas no âmbito das funções do processo empreendedor), bem como com o objetivo de desenvolver um plano estratégico e aprofundado de marketing, proporcionando ao estudante um leque de competências-chave que lhe permita desenvolver os processos necessários para atingir os objetivos de uma organização ou empresa (Objetivo de Aprendizagem 4 e 5). Em termos práticos, é incluído a coordenação através do uso de recursos materiais, humanos, tecnológicos, financeiros e recursos informativos, bem como a sua relação com a envolvente organizacional e empresarial de forma a explorar as diversas implicações inovadoras desta unidade curricular.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular insere-se numa ênfase mais dinâmica, atribuindo-se uma metodologia de "aprendizagem prática ", ou seja, ficando ao cargo dos estudantes, a tarefa de efetuar a gestão, estudo, analise e avaliação de uma proposta, empresa ou ideia empreendedora. 

Outra das metodologias utilizadas será a demonstração dos conceitos principais subjacentes à temática do empreendedorismo e dos seus diversos processos, através de uma abordagem ampla e multidisciplinar (expositiva). 

Aulas teórico-práticas.

Os elementos de avaliação assentam em:
  • O trabalho de grupo (apresentação e discussão do projeto): proposta (ideia de negócio) empreendedora (70%);
  • A avaliação individual será feita através da realização de tarefas semanais e dos conhecimentos adquiridos da unidade curricular. Sendo expressos através da participação, discussão, demonstração dos casos, exemplos de estudo e partilhas nas plataformas utilizadas em aula (30%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Enquanto unidade curricular de empreendedorismo, esta visa a introdução de conceitos fundamentais e de uma linguagem objetiva na gestão empreendedora e empresarial, em linha com a criação de ideias e projetos em design digital. Sendo coerente com o OA1 (Conhecimento geral do processo empreendedor e as diferentes componentes de um plano de negócios aplicados ao design Digital).
 
Sempre que possível, serão mencionados exemplos de organizações, ideias, empresas e/ou plataformas que demonstram a sua predisposição empreendedora e de que forma criaram o seu impacto no mercado. Assim, permitindo ilustrar os tópicos lecionados, correspondendo ao OA2 (Identificação de contextos e estratégias de empreendedorismo). A análise de uma organização, empresa ou instituição empreendedora real, enquanto tarefa a desenvolver em grupo, permite adquirir uma visão global sobre os processos a adotar e como adquirir um profundo enquadramento contextual e transacional, assim como a identificação de uma estrutura formal concreta. Sendo esta parte, uma das tarefas que permitirá concretizar o OA3 (reconhecimento das tendências de gestão e da inovação em empreendedorismo digital).

Por último, a interação final entre o desenvolvimento das ideias para a transição real da empresa ou negócio empreendedor, permite uma exposição do trabalho em equipa dos estudantes na resolução/aplicação de problemas concretos (estudo de caso). Assim, permitirá também uma maior consolidação da sua aprendizagem, resultando num processo avaliativo de maior qualidade e compreensão, em especifico de candidaturas em design digital. Este último tópico permite a concretização do OA4.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)