• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDEG14
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Edição Gráfica

Código: TDEG14    Sigla: EG
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 19 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD2

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Jose Manuel Basto Soares   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1 - Transformar ideias em informação acessível e útil num suporte físico ou digital.
O2 - Ser capaz de produzir graficamente produtos editoriais.
O3 - Dominar todas as etapas da edição gráfica desde a ideia à produção/publicação.
O4 - Explorar a linguagem digital e as suas possibilidades de comunicação visual.
O5 - Desenvolver projetos criativos de edição gráfica adaptados a qualquer suporte de publicação.


Conteúdos programáticos

C1 - O planeamento gráfico e o processo de composição.
C2 - A planificação gráfica adaptada a diversos suportes e dimensões.
C3 - A técnica, a cor e a funcionalidade.
C4 - Criação de layouts para impressão, web e publicações digitais.
C5 - Tratamento de imagens para edição gráfica.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos se relacionam com todos os objetivos. Contudo, há conteúdos que contribuem para cumprir de forma mais evidente um ou mais objetivos:

C1 e C2 cumprem os O1, O2 e O3;
C3 cumpre O4 e O5;
  C4 cumpre O3, O4 e O5;
C5 cumpre O2, O4 e O5.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos, orientada pelo docente, para uma apropriação vivencial dos conteúdos.

Avaliação contínua:

Serão avaliados todos os exercícios práticos realizados nas aulas, bem como a apresentação e defesa oral dos mesmos. A nota final será calculada com base nos resultados obtidos em todos os exercícios, segundo a seguinte ponderação:
Assiduidade e participação nas aulas (10%);
Qualidade estética e técnica (60%);
Criatividade e coerência ideia - edição  (30%).
Avaliação por exame:
A prova consistirá na realização de um conjunto de exercícios sobre edição gráfica para impressão, para formatos on line e para vídeo e deverá ser combinada com o/a docente com antecedência mínima de uma semana.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A forte incidência na realização de exercícios práticos possibilita o cumprimento de todos os objetivos da UC, centrados na criação e desenvolvimento de projetos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Klanten, Robert; Ehmann Sven, (2010). Turning Pages: Editorial Design for Print Media, Gestalten

Heller, Steven. (2014). Design Literacy - Understanding Graphic Design. New York:  Allworth. ISBN13: 9781621534044

Levenson, Harvey; Parsons, John. (2021). Introduction to Graphic Communication, Second Edition. SL: IntuIdeas. ISBN: 0692081178

Barbosa, Conceição (2004). Manual Prático de Produção Gráfica. Cascais: Principia, Publicações Universitárias e Cientificas.

Bringhurst, Robert, (2002). The Elements of Typographic Style.  Hartley & Marks Publishers; 2 edition. ISBN10: ¿ 0881791326