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Novos Media

Código: TDNM12    Sigla: NM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Ensino Prático e Laboratorial: 55,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 4,80
Paulo André Reis Duarte Branco   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo André Reis Duarte Branco Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade de formação o estudante deverá:
1) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão das infraestruturas, ambientes emergentes e ferramentas web based em múltiplos contextos;
2) Saber aplicar os conhecimentos na conceção e produção de infografias e interfaces gráficas;
3) Demonstrar capacidade de resolução de problemas na área dos novos média sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação.
4) Ser capaz de conceber, projetar, adaptar e prototipar sites web e aplicações mobile;
5) Ser capaz de testar e avaliar, junto de utilizadores, os protótipos e aplicações desenvolvidos;
6) Possuir competências comunicativas e discursivas em público e junto dos pares e dos especialistas;
7) Possuir competências de aprendizagem que lhe permita, com autonomia, uma aprendizagem ao longo da vida.

Conteúdos programáticos

Módulo 1 - Sociedade Digital e em rede
1.1 Velhos media e novos media
1.1.1 A nuvem - vantagens e potencialidades
1.1.2 As redes sociais
1.2 Literacia Mediática
1.3 Cidadania Digital & Digital Footprint
Módulo 2 - Introdução ao estudo e desenho de Infografias
2.1 O uso da Infografia na Visualização de dados - conceito e aplicabilidade
2.2 Tipologias
2.3 Design
Módulo 3 - Introdução ao processo de design de sites web e aplicações mobile
3.1 Conceito de UI e UX
3.2 O processo de planeamento de uma aplicação/site
3.2.1 Ideação e Conceito
3.2.2 Arquitetura de informação
3.2.3 Wireframe & Mockup
3.3 Usabilidade para a web
3.3.1 Conceito, importância e aplicabilidade
3.3.2 Heurísticas de Nielsen
3.3.3 Testes de usabilidade
3.4 Design de interfaces
3.4.1 Cor, tipografia, layout e navegação
Módulo 4 - Utilização de softwares web-based (Wordpress.org) para a conceção e desenvolvimento de sites e aplicações móveis
4.1 Wordpress.com vs Wordpress.org
4.2 Plugins, Temas e Utilizadores
4.3 Desenvolvimento de website

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo em conta os objetivos da unidade de formação é proposto um programa que inicia com os conhecimentos teóricos no âmbito da sociedade digital e em rede, incidindo em particular no conceito dos novos media em oposição aos velhos media. Passar-se-á a uma vertente mais prática (complementada com conceitos teóricos) onde os estudantes são desafiados a conceber infografias, desenvolver interfaces gráficas para sites e aplicações, culminando com o desenvolvimento de um site/app funcional com recurso a ferramentas web-based.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Considerando o Processo de Bolonha, a metodologia de ensino privilegiará, um papel mais ativo por parte do estudante, pelo que as atividades assumirão uma natureza teórico-prática e prática. O estudante deverá criar conteúdos originais que serão alvo de uma avaliação continua - progressos demonstrados pelos estudantes no referencial do processo educativo e formativo.
De natureza teórico-prática, esta UC é composta de aulas teóricas expositivas, com explanação de conteúdos através de recursos digitais (e.g. apresentações, páginas web), e ainda com apoio bibliográfico quando necessário.
Na componente prática os formandos irão desenvolver infografias e conceber páginas web e aplicações mobile.

Avaliação:
A avaliação contínua terá em conta
- Participação nas aulas e no Moodle da disciplina (20%);
- a elaboração de trabalho final individual ou em grupo (50%);
- a elaboração de trabalhos ao longo do semestre (30%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo por base a especificidade dos Cursos técnicos superiores profissionais, as metodologias de ensino devem privilegiar um papel mais ativo por parte do formador de modo a que os estudantes consigam atingir os objetivos de aprendizagem propostos, não obstante o estudante será estimulado a uma aprendizagem ativa em que o estudante é o elemento central da sua própria aprendizagem.
Nesse sentido, é esperado que o formando tenha um total de 78h de trabalho além das horas de contacto, estimando-se os seguintes valores por tarefa para esse trabalho:
- Trabalhos de pesquisa: 20h
- Trabalhos de investigação: 18h
- Elaboração de trabalhos práticos: 40h 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Babich, N. (2017). The Guide to Mobile App Design: Best Practices for 2018 and Beyond. Retrieved from: https://www.uxpin.com/studio/blog/guide-mobile-app-design-best-practices-2018-beyond/
Gonçalves, D.; Fonseca, M.; Campos, P. (2017). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA.
Hortin, A. (2020). Easy WP Guide retrieved from https://easywpguide.com/
King, D. (2018). HOW TO PLAN & CREATE A BETTER WEBSITE. Retrieved from: https://guide.ireckon.com/
Nielsen, J. (1994). 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Retrieved from https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/
Ribeiro, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA.
Sketch (2022). Wireframe vs mockup vs prototype: What¿s the difference? Retrieved from: https://www.sketch.com/blog/wireframe-vs-mockup-vs-prototype/

Observações