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Objetos Multimédia

Código: TDOM20    Sigla: OM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 19 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD2

Ensino Prático e Laboratorial: 70,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 4,80
João Carlos da Fonseca Cabral   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos da Fonseca Cabral Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer as potencialidades do software de autor Animate para o desenvolvimento de aplicações multimédia.
- Desenvolver competências técnicas na utilização do software de autor Animate.
- Desenhar soluções multimédia mediante um «Caderno de Encargos».
- Conceber e desenvolver aplicações multimédia em Animate.

Conteúdos programáticos

1  Introdução ao Software de Autor Animate
- Potencialidades do software
- Modos de publicação de um projeto em Animate.
- Conceitos básicos relacionados com as diferentes formas de publicação de conteúdos na web, nomeadamente, os conceitos relacionados com a publicação em html5 e a publicação de conteúdos através de aplicações nativas (Apps) para os dispositivos móveis (Android e IOs).
- Ficheiros associados
- As linguagens de programação ActionScript 3.0 e Javascript
2 Conceitos básicos
- A interface do Animate: principais elementos (stage, timeline e painéis)
- Personalização e organização do espaço de trabalho
- Propriedades de um filme
- Conceitos de Movie Clip, Graphic e Button
- Navegação entre Frames. Utilização do Painel Code Snippets
- Publicação de um filme para os diferentes ambientes (Html5, Android e IOS)
3  Desenho vetorial
- Ferramentas de desenho
- Seleção de objetos
- Contorno e preenchimento dos objetos
- Agrupamento, alinhamento e ordenação dos objetos na layer
- Transformação de objetos
- Importação de ficheiros vetoriais
4  Bitmaps
- Importação de bitmaps
- Transformação de bitmaps em vetoriais
- Preenchimento de objetos com bitmaps
- Máscaras
5 - Texto
- Tipos e funções dos campos de texto
- Formatação de campos de texto
- Transformação de campos de texto
6  Manipulação da timeline e das layers
- Noção de frame
- Noção de keyframe
- Inserção e remoção de keyframes
- Nomeação de frames
- Modos de visualização da timeline
- Noção de layer
- Criação e movimentação de layers
- Pastas de layers
- Modos de visualização de layers
7 ¿ Filtros e efeitos de cor
- Propriedades dos filtros
- Gravação filtros (presets)
- Diferentes tipos de efeitos de cor
- Propriedades dos efeitos de cor
- Aplicação de filtros e de efeitos de cor a instâncias
8  Animação
- Aplicação de Motion Presets
- Animação Motion Tween
- Animação Shape Tween
- Animação Classic Tween
- Utilização do Motion Editor
9  Vídeo e som
- Biblioteca de sons
- Importação de vídeo
- Importação de som
- Noção de Cuepoint
- Legendagem de vídeos
- Botões de navegação de um vídeo
10  Ligação a ficheiros externos (texto, XML, imagem, som e vídeo)
11  Conceção e desenvolvimento de aplicações em Animate

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo uma unidade curricular de caracter prático, privilegia-se a experimentação para a concretização dos objetivos. 
São disponibilizados um conjunto de ferramentas para a aquisição de saberes para aplicação futura.
O conteúdo do programa tem como objetivo abordar conceitos de animação, considerando as novas tendências no mercado de design digital.
Assim, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre o processo de animação digital utilizados no mercado, que leva à criação de competências essenciais e cruciais na criação e desenvolvimento de um produto final de animação. Este tópico irá convergir com o 4º objetivo de aprendizagem (Conceber e desenvolver aplicações multimédia em Animate), bem como com o objetivo de desenhar soluções multimédia mediante um caderno de encargos, proporcionando ao estudante um leque de competências-chave que lhe permita desenvolver as potencialidades do software de autor Animate para o desenvolvimento de aplicações multimédia   (Objetivo de Aprendizagem 2 e 3). 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A maioria das aulas terá um caráter de ordem prática, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadrar as técnicas informáticas alvo de estudo na futura prática profissional do discente, orientando-o na sua exploração crítica.

Avaliação Contínua:
- Prova Individual Teórico/Prático - 50% - (nota mínima de 8 valores);
- Trabalhos definidos em sala de aula/plataforma - 20%;
- Apresentação e defesa do trabalho de projeto - 30%

Avaliação por exame:
- Prova Individual Teórico/Prático - 50% - (nota mínima de 8 valores);
- Apresentação e defesa do trabalho de projeto - 50%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo uma unidade curricular de caracter prático, privilegia-se a experimentação para a concretização dos objetivos. São disponibilizados um conjunto de ferramentas para a aquisição de saberes para aplicação futura.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Tutorias on-line em https://helpx.adobe.com/animate.html Beginning Html5 Games with CreateJs em http://pdf.th7.cn/down/files/1508/Beginning%20HTML5%20Games%20with%20CreateJS.pdf Dive in Htm5, Mark Pilgrim em http://diveintohtml5.info/ Html5 for Web Designers, Jeremy Keith & Rachel Andrew. Second Edition Eloquent Javascrip: A Modern Introduction to Programming, Marijn Haverbeke em: http://www.amazon.com/gp/product/1593272820/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&tag=nett02- 20&linkCode=as2&camp=217145&creative=399369&creativeASIN=1593272820