Código: | TDPA07 | Sigla: | PA | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 22 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 6 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 65,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
Objetivos Gerais de Aprendizagem:
»Obter conhecimentos essenciais sobre as tecnologias, as linguagens e os diferentes modos de expressão, no campo do audiovisual.
»Conseguir desenvolver competências técnicas, criticas e criativas nos domínios da captação, registo, tratamento e difusão das produções audiovisuais.
»Adquirir aptidões suficientes para o exercício de funções no âmbito da escrita de argumento, da realização, da produção e pós-produção na área do vídeo.
»Conceber e desenvolver técnica e criativamente um projeto audiovisual aplicando os principais métodos e ferramentas tecnológicas.
»Distinguir as especificidades particulares no que respeita à tecnologia digital.
»Reconhecer as funções profissionais e a importância do trabalho de equipa na realização de projetos audiovisuais.
Objetivos Específicos de Aprendizagem, aptidões e competências:
»Adquirir uma base informativa, formativa e analítica na área do vídeo.
»Identificar técnicas de narração audiovisuais.
»Analisar vários tipos de documentos audiovisuais.
»Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam da produção e realização de obras audiovisuais.
»Desenvolver a capacidade de comunicar conhecimentos e raciocínios sobre realização de documentos audiovisuais, quer a especialistas quer a não especialistas de uma forma clara.
1. Planificação de documentos audiovisuais
1.1. Argumento, guião, e storyboard
2. Fases da realização audiovisual
2.1. Composição de planos
2.2. Movimentos de câmara
2.3. Noções de equilíbrio formal de imagens em movimento
2.4. Iluminação
3. Banda sonora: tipos e características
4. Realização audiovisual
4.1 Estúdio digital
4.2 Tratamento e edição digital
Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão desenvolver as competências descritas, munindo os estudantes com os conhecimentos necessários à criação, edição e manipulação de produtos audiovisuais para os diferentes suportes de forma autónoma.
A metodologia de ensino a adotar nesta unidade curricular é de cariz teórico-prática. É uma metodologia de trabalho de projeto baseada na pedagogia ativa de descoberta, caracterizando-se por ser informativa, formativa e analítica na área da realização audiovisual e pelo recurso à plataforma de ensino/aprendizagem a distância Moodle.
A articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada pelo docente para uma apropriação vivencial dos conteúdos e exploração dos mesmos visa contribuir para a coerência entre metodologias de ensino e objectivos de aprendizagem.
É feita uma utilização da plataforma Moodle para divulgação de documentos de apoio à unidade curricular; para publicação de trabalhos dos alunos; para comunicação a distância entre todos os intervenientes na unidade curricular, através da participação em fóruns, por exemplo.
ADOBE (2023). Guia do utilizador do Adobe Premiere Pro. Disponível em https://helpx.adobe.com/pt/premiere-pro/user-guide.html