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Publicidade e Marketing

Código: TDPM06    Sigla: PM
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:http://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1322
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Ensino Prático e Laboratorial: 45,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,20
Elsa Clara Morgado Casimiro   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Clara Morgado Casimiro Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Dotar os alunos de um quadro conceptual de conhecimentos, instrumentos e metodologias que lhes permita compreender os fundamentos do marketing e da publicidade, encaradas como disciplinas essenciais da comunicação como ferramenta de gestão.
OA2. Estruturar metodologias de desenvolvimento de um projeto/negócio/marca partindo da apropriação da linguagem, instrumentos e técnicas do marketing e da publicidade, aplicando-as de forma pertinente em contextos diferenciados da comunicação digital.
OA3. Desenvolver atitudes de criatividade e inovação, focando os problemas numa perspetiva estratégica contemporânea capaz de se adaptar à mudança eficazmente.

Conteúdos programáticos

1. O Marketing
1.1 Conceitos-chave em Marketing. Valor, satisfação e qualidade. Troca, transação e relacionamento. Mercados.
1.2 Filosofias na Gestão de Marketing. Os conceitos de produção, venda e marketing
1.3 O marketing-mix. Os 4P's e os 7P's.
1.4 Da estratégia de marketing à estratégia de comunicação.

1.5 Marketing Social e Marketing Verde
1.6 Marketing Digital

2. A Publicidade
2.1 História da publicidade. Origem e evolução.
2.2 Propaganda, relações públicas e publicidade. Economia e sociedade. O papel da publicidade na comunicação de causas sociais
2.3 Tipificação dos diversos estilos publicitários. Leis da comunicação em publicidade.
2.4 A criação publicitária. A estrutura de uma agência publicitária. Análise do mercado. Comportamentos e atitudes de consumidores e influenciadores. A concorrência. Alvos, objetivos e limitações. Tipologias e elementos de copy strategy.

3. As linguagens da publicidade.
3.1 Criatividade e escrita criativa.
3.2 Novos Media.
3.3 A força da mensagem.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com capacidades de compreensão de mercados, desenvolvimento de estratégias de marketing e criação de matérias publicitárias. Permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de raciocínio crítico e de discernimento e as capacidades de compreensão e resolução de problemas. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia utilizada
- Sessões teórico-práticas, com exposição-participação
- Utilização do método de análise de estudo de casos reais (case study)
- Exercício e construção de estratégias de marketing e publicidade enquadradas no contexto das saídas profissionais do Curso

Avaliação Contínua
- Trabalhos e desafios temáticos - 30%

- Projeto Final - 60%
- Participação nas aulas - 10%

Todos os trabalhos serão avaliados em função dos seguintes critérios:
a. Domínio dos conteúdos lecionados;
b. Domínio da linguagem oral, nomeadamente, objetividade da exposição e o domínio do léxico;
c. Domínio da linguagem escrita que envolve a construção lógica e literária dos textos;
d. Domínio na aplicação de estratégias criativas na apresentação dos conteúdos e respetivos trabalhos;

Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (84h) é distribuído da seguinte forma: resolução de exercícios práticos (40h); realização de trabalho de grupo (35h); participação nos fóruns de discussão (9h).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que permite aos aprendentes compreender os fundamentos do marketing e da publicidade, encarados como disciplinas essenciais da comunicação como ferramenta de gestão. Saber como é, porque é assim e como funciona atualmente o mercado da comunicação, de forma a dotá-los de competências concretas para a sua aplicação na resolução de problemas reais, relacionados com os objetivos e saídas profissionais do Curso. Nomeadamente através de metodologias que envolvam diferentes fases, como o desenvolvimento, gestão e avaliação, resultando em atividades e projetos eficazes no âmbito das Artes, design digital e comunicação digital, bem como na sua difusão, incorporando as implicações derivadas de inovações tecnológicas.

Além de que, é importante ter em conta que o Curso tem como objetivos desenvolver competências profissionais que permitam aos seus diplomados o exercício de uma atividade profissional e acentua a aplicação de métodos e técnicas que permitam desenvolver competências relacionadas com o saber-fazer. Nesse sentido, esta disciplina pretende contribuir com estratégias e casos práticos passiveis de incorporar esta atitude, munindo-os de um conjunto de estratégias e saberes passíveis de aplicação prática, constantemente exercitada ao longo das aulas através de exercícios de análise e conceção.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

KOTLER, Philip, Marketing Management, 3th edition, Prentice Hall Int. Editions
KOTLER, HAYES E BLOOM (2002), Marketing de Serviços Profissionais, 2ªedição, Brasil, Editora Manole
KOTLER, WONG, SAUNDERS, ARMSTRONG, Principles of Marketing, 5ª edição europeia, Pearson Education Limited
LAMPREIA, J. Martins (1993), A Publicidade Moderna, Lisboa, Presença
MARTIN, Hans-Peter e SCHUMANN,Harald (1998), A Armadilha da Globalização, Lisboa, Terramar
VV. AA (1993), Mercator ¿ Teoria e Prática do Marketing, 3ª edição, Lisboa, D. Quixote
VV. AA (1999) Publicitor, Lisboa, D. Quixote

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.