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Sistema de Informação

Código: TDSI02    Sigla: SI
Área Científica: Informática na Óptica do Utilizador

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2979
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em articulação com os objetivos do Curso Técnico Superior Profissional em Design Digital, a UC de Sistemas de Informação (SI) visa fornecer aos estudantes a capacidade de compreender a importância dos sistemas de informação (SI) para o seu futuro contexto profissional, e em adquirir conhecimentos e técnicas para analisar, desenhar, manipular e criar uma base de dados relacional em contexto de Design Digital. Assim, o estudante no final desta UC deverá:
OA1 - Compreender os conceitos, as componentes, os tipos, e a importância dos SI nas organizações e na sociedade, em particular, no contexto de Design Digital;
OA2 ¿ Definir um Planeamento Estratégico de um SI;
OA3 - Compreender os conceitos, estruturação, modelos e normalização de Bases de Dados (BD);
OA4 ¿ Analisar e conceber um Sistema de Gestão de BD (SGBD);
OA5 - Desenhar (modelo UML), manipular e criar uma base de dados relacionais.

Conteúdos programáticos

M1. Sistemas de Informação (SI)
1.1. Importância dos SI nas organizações, sociedade, e em contexto de Design Digital
1.2. Conceitos, componentes, funções e tipos de SI
1.3. Planeamento Estratégico de um SI


M2. Bases de dados (BD)
2.1. Definição e estruturação de BD
2.2. Esquema e instância de BD
2.3. Elementos de BD: Ficheiros de dados, registos e campos
2.4. Definição e níveis de SGBD, características, e perfis de utilizador
2.5. Tipos de operações
2.6. Modelos de BD: Hierárquico, em Rede, Relacional e Orientados a Objetos
2.7. Normalização

M3. Design de BD
3.1. Modelação Unificada - Linguagem UML
3.2. Diagramas E-R (Entidade-Relacionamento), símbolos e notação
3.3. Importância dos diagramas E-R para a criação de uma BD

M4. Projeto de Bases de Dados
4.1 Fases e estratégia de criação de uma BD relacional
4.2. Desenho, criação e manipulação de uma BD relacional
4.3. Criação, consulta, gestão de informação em tabelas, definição de relacionamentos entre tabelas
4.4. Importação e exportação de dados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC de SI, sendo de caracter teórico-prática, iniciar-se-á a introdução de conceitos teóricos (Módulos 1 e 2) que permitam aos estudantes compreender os conceitos fundamentais, as componentes, os tipos, planeamento estratégico de SI, de forma a compreenderam o seu papel e importância em contexto de Design Digital (OA1 e OA2); bem como compreender os conceitos, estruturação, modelos e normalização de Bases de Dados (OA3).
Ao longo do semestre, desenvolver-se-á a articulação com a componente prática (Módulos 3 e 4), que permitam aos estudantes analisarem e conceberem um SGBD (OA4), e por fim, os estudantes estão aptos para desenhar (modelo UML), manipular e criar uma base de dados relacionais (OA5) aplicado a sua realidade profissional futura.
A UC visa desenvolver as competências de resolução de problemas, de comunicação e de colaboração, e de reflexão crítica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Tendo em consideração e especificidade desta UC, privilegiar-se-á o contacto direto do estudante com os conteúdos e o computador. As aulas terão um caráter teórico-prático (sendo na sua maioria práticas), cabendo à docente a função de apresentação dos conteúdos programáticos, e de orientação dos estudantes na sua exploração crítica e aplicação prática dos mesmos.
O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação:
- Participação interativa nas aulas e cumprimento das tarefas semanais: 20%
- Prova individual teórico/prática: 30%
- Projeto Final em equipa proposto pelos estudantes e acordado com a docente ¿ Projeto de Bases de Dados: 50%
Os trabalhos realizados devem ser disponibilizados na plataforma Moodle.

A avaliação por exame (100%) é composta por: (i) parte teórica, incidindo sobre os vários conceitos abordados; e (ii) parte prática, incidindo no conteúdo prático.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino e de aprendizagem desta UC centram-se em metodologias ativas e centradas no estudante, articulando-se com o modelo pedagógico do curso em que estimula a abordagem teórico-prática, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizagem prática e de experimentação através do desenvolvimento de um sistema de informação, e na compreensão dos conceitos de bases de dados e de modelação da informação.
Privilegia-se o paradigma da aprendizagem baseada na autonomia e experimentação dos estudantes, através de trabalho continuo, regular e reflexivo do estudante sobre o seu processo de aprendizagem. Incute-se a participação interativa nas aulas através do cumprimento das tarefas semanais, assim como o trabalho colaborativo através do desenvolvimento de um projeto de base de dados, ao longo do semestre. Esta abordagem contínua permite verificar a evolução da aprendizagem dos estudantes ao longo da UC.
As aulas estão orientadas para promover a participação interativa dos estudantes, envolvendo-os diretamente com os conceitos teóricos e na exploração prática dos mesmos, levando-os a reconhecer a importância e aplicabilidade dos SI e de BD no contexto de Design Digital.
A metodologia de avaliação compreende uma média ponderada dos elementos como a participação interativa, prova teórico-prática individual e um projeto final em equipa, em que equilibra o conhecimento teórico e a aplicação prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Coronel, C., & Morris, S. (2019). Database systems: design, implementation and management. Cengage learning.
Damas, L. (2017). SQL - Structured Query Language. 14.ªedição. FCA Editora.
Gouveia, F. (2014). Fundamentos de Bases de Dados, 1ª edição, FCA ¿ Editora de Informática.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2017). Essentials of management information systems. Pearson.
Silberschatz, A., Korth, H., & Sudarshan, S. (2019). Database System Concepts, McGraw-Hill, ISBN 9780078022159
Silva, A., & Videira, C. (2008). UML, Metodologias e Ferramentas CASE, vol. 2. Centro Atlântico.