Código: | TDSI02 | Sigla: | SI | |
Área Científica: | Informática na Óptica do Utilizador |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2979 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TDD | 22 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Em articulação com os objetivos do Curso Técnico Superior Profissional em Design Digital, a UC de Sistemas de Informação (SI) visa fornecer aos estudantes a capacidade de compreender a importância dos sistemas de informação (SI) para o seu futuro contexto profissional, e em adquirir conhecimentos e técnicas para analisar, desenhar, manipular e criar uma base de dados relacional em contexto de Design Digital. Assim, o estudante no final desta UC deverá:
OA1 - Compreender os conceitos, as componentes, os tipos, e a importância dos SI nas organizações e na sociedade, em particular, no contexto de Design Digital;
OA2 ¿ Definir um Planeamento Estratégico de um SI;
OA3 - Compreender os conceitos, estruturação, modelos e normalização de Bases de Dados (BD);
OA4 ¿ Analisar e conceber um Sistema de Gestão de BD (SGBD);
OA5 - Desenhar (modelo UML), manipular e criar uma base de dados relacionais.
M1. Sistemas de Informação (SI)
1.1. Importância dos SI nas organizações, sociedade, e em contexto de Design Digital
1.2. Conceitos, componentes, funções e tipos de SI
1.3. Planeamento Estratégico de um SI
A UC de SI, sendo de caracter teórico-prática, iniciar-se-á a introdução de conceitos teóricos (Módulos 1 e 2) que permitam aos estudantes compreender os conceitos fundamentais, as componentes, os tipos, planeamento estratégico de SI, de forma a compreenderam o seu papel e importância em contexto de Design Digital (OA1 e OA2); bem como compreender os conceitos, estruturação, modelos e normalização de Bases de Dados (OA3).
Ao longo do semestre, desenvolver-se-á a articulação com a componente prática (Módulos 3 e 4), que permitam aos estudantes analisarem e conceberem um SGBD (OA4), e por fim, os estudantes estão aptos para desenhar (modelo UML), manipular e criar uma base de dados relacionais (OA5) aplicado a sua realidade profissional futura.
A UC visa desenvolver as competências de resolução de problemas, de comunicação e de colaboração, e de reflexão crítica.
Tendo em consideração e especificidade desta UC, privilegiar-se-á o contacto direto do estudante com os conteúdos e o computador. As aulas terão um caráter teórico-prático (sendo na sua maioria práticas), cabendo à docente a função de apresentação dos conteúdos programáticos, e de orientação dos estudantes na sua exploração crítica e aplicação prática dos mesmos.
O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação:
- Participação interativa nas aulas e cumprimento das tarefas semanais: 20%
- Prova individual teórico/prática: 30%
- Projeto Final em equipa proposto pelos estudantes e acordado com a docente ¿ Projeto de Bases de Dados: 50%
Os trabalhos realizados devem ser disponibilizados na plataforma Moodle.
A avaliação por exame (100%) é composta por: (i) parte teórica, incidindo sobre os vários conceitos abordados; e (ii) parte prática, incidindo no conteúdo prático.
As metodologias de ensino e de aprendizagem desta UC centram-se em metodologias ativas e centradas no estudante, articulando-se com o modelo pedagógico do curso em que estimula a abordagem teórico-prática, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizagem prática e de experimentação através do desenvolvimento de um sistema de informação, e na compreensão dos conceitos de bases de dados e de modelação da informação.
Privilegia-se o paradigma da aprendizagem baseada na autonomia e experimentação dos estudantes, através de trabalho continuo, regular e reflexivo do estudante sobre o seu processo de aprendizagem. Incute-se a participação interativa nas aulas através do cumprimento das tarefas semanais, assim como o trabalho colaborativo através do desenvolvimento de um projeto de base de dados, ao longo do semestre. Esta abordagem contínua permite verificar a evolução da aprendizagem dos estudantes ao longo da UC.
As aulas estão orientadas para promover a participação interativa dos estudantes, envolvendo-os diretamente com os conceitos teóricos e na exploração prática dos mesmos, levando-os a reconhecer a importância e aplicabilidade dos SI e de BD no contexto de Design Digital.
A metodologia de avaliação compreende uma média ponderada dos elementos como a participação interativa, prova teórico-prática individual e um projeto final em equipa, em que equilibra o conhecimento teórico e a aplicação prática.
Coronel, C., & Morris, S. (2019). Database systems: design, implementation and management. Cengage learning.
Damas, L. (2017). SQL - Structured Query Language. 14.ªedição. FCA Editora.
Gouveia, F. (2014). Fundamentos de Bases de Dados, 1ª edição, FCA ¿ Editora de Informática.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2017). Essentials of management information systems. Pearson.
Silberschatz, A., Korth, H., & Sudarshan, S. (2019). Database System Concepts, McGraw-Hill, ISBN 9780078022159
Silva, A., & Videira, C. (2008). UML, Metodologias e Ferramentas CASE, vol. 2. Centro Atlântico.