• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDTD10
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Teorias do Design

Código: TDTD10    Sigla: TD
Área Científica: Design

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Ensino Prático e Laboratorial: 65,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 4,80
Paulo André Reis Duarte Branco   2,60
Rui Manuel Pereira Lopes   2,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo André Reis Duarte Branco Responsável
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1 - Abordar a teoria e a histórica do design.
O2 - Relacionar os contextos históricos, sociais, culturais com os objetos de design.
O3 - Refletir sobre a importância, a evolução e os paradigmas do design na contemporaneidade.
O4 - Desenvolver as capacidades de investigação, o espírito crítico com argumentação fundamentada.
O5 - Criar objetos de design relacionados com os períodos históricos estudados.

O1 - Address the theory and history of design.
O2 - Relate historical, social and cultural contexts to design objects.
O3 - Reflect on the importance, evolution and paradigms of contemporary design.
O4 - Develop research skills, critical thinking and reasoned argumentation.
O5 - Create design objects related to the historical periods studied.

Conteúdos programáticos

C1 - Noção de Design e os seus domínios.
C2 - Distinção entre objeto artístico e objeto de design.
C3 - História do Design (da pré história á industrialização; 
C4 - Design e Globalização.
C5 - Práticas e desafios do Design no século XXI.
C6 - Projetos e metodologia projetual


C1 - Concept of Design and its domains.
C2 - Distinguishing between artistic objects and design objects.
C3 - History of Design (from prehistory to industrialisation; 
C4 - Design and Globalisation.
C5 - Design practices and challenges in the 21st century.
C6 - Projects and design methodology

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Embora todos os conteúdos se relacionam com todos os objetivos, O1, O2 e O3 cumprem-se mais evidentemente com os conteúdos programáticos C1, C2 e C3; Sendo que os objetivos O3 e O4 se cumprem mais concretamente com os conteúdos programáticos C3 e C4; O5 com C5 e C6.



Although all of the contents are related to all of the objectives, O1, O2 and O3 are more obviously fulfilled with programme contents C1, C2 and C3; while objectives O3 and O4 are more specifically fulfilled with programme contents C3 and C4; O5 with C5 and C6.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Articulação entre o método expositivo e a realização de pesquisas teóricas e exercícios práticos orientados pelos docentes em sala de aula, com resultados disponibilizados no Moodle.

Avaliação contínua:
Serão avaliados todas as pesquisas e exercícios práticos realizados, bem como as apresentações orais feitas em aula. A nota final será calculada com base nos resultados obtidos e disponibilizados no Moodle, segundo a seguinte ponderação:
- Participação nas aulas e nas plataformas de ensino/aprendizagem (20%);
- Exercícios práticos e pesquisas teóricas (80%).
O exame consistirá numa proposta de projeto de design a realizar e disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir no dia do exame.


Continuous assessment:
- Participation in class and on the teaching/learning platforms (20%);
- Practical exercises and theoretical research (80%).

The exam will consist of a design project proposal to be presented and discussed on the day of the exam.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tratando-se de uma unidade curricular em que a prática e a teoria se complementam com grande evidência, a reflexão sobre essa prática, alicerçada sobretudo nas apresentações comentadas pelo docente e pelos colegas, facilita o cumprimento dos objetivos O1, O2, O3 e O4.
A realização de exercícios práticos e projetos de design cumpre O5. 


As this is a course in which practice and theory complement each other very clearly, reflection on this practice, based above all on presentations commented on by the teacher and colleagues, facilitates the fulfilment of objectives O1, O2, O3 and O4.
Practical exercises and design projects fulfil O5.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Livingston, Alan & Isabella (2012). Dictionary of Graphic Design and Designers. Londres: The Thames and Hudson, ISBN: 0500204136
Munari, Bruno (2006). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724412801
MUNARI, Bruno (2015). Artista e Designer. Lisboa: Edições 70, ISBN: 9789724416809
MUNARI, Bruno (2017). Das Coisas Nascem Coisas. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724413631
Berger, John (2006). Modos de Ver, Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724404899
Lupton, Ellen; Phillips, Jennifer Cole (2008). Novos Fundamentos do Design.  São Paulo: Cosac Naify. ISBN: 9788575032398
Margarida Fragoso (2012). Design Gráfico em Portugal, Formas e Expressões da Cultura Visual do séc. XX. Lisboa: Livros Horizonte. ISBN: 9789722417167
Hollis, Richard (2010). Design Gráfico, História Concisa. São Paulo: Martins Fontes. ISBN: 9788578273453
Hollis, Richard (2001) Graphic Design: a concise history. The Thames and Hudson, Londres: Thames and Hudson. ISBN: 9780500203477