Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir conhecimentos no âmbito das necessidades sociais ao longo da vida. Reconhecer mudanças no padrão individual de satisfação das necessidades sociais ao longo da vida.
Conteúdos programáticos
Necessidades Primárias e Secundárias - uma perspetiva de cidadania Necessidades Sociais - conceito e dimensões Suporte social, saúde e doenças em contexto domiciliário A dimensão cultural e as competências interculturais Hábitos e preferências individuais da pessoa/família em apoio domiciliário Alterações ao padrão individual da satisfação das necessidades sociais da pessoa/família ao longo da vida Encaminhamento das necessidades sociais - da oferta à procura de apoio domiciliário Identificação, monitorização e avaliação de necessidades sociais ao longo da vida em contexto domiciliário.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
No âmbito das competências para o perfil profissional específico na área do apoio domiciliário pretende-se capacitá-los para a identificação, monitorização e avaliação de necessidades sociais da pessoa ao logo da vida, numa perspetiva de apoio domiciliário no contexto social e da saúde.
A sua capacidade de avaliação dos componentes essenciais às necessidades sociais, desenvolve-se a partir da mobilização dos conhecimentos, através das estratégias desenvolvidas de acordo com as fontes documentais e metodologicamente enquadradas à realidade nacional em contexto domiciliário.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A componente presencial desenvolve-se através de sessões expositivas para abordagem teórico-conceptual das necessidades sociais, leitura e análise de documentos normativo-legais. Apela-se à análise de "situações estimulo" para perspetivar respostas adequadas e identificação de alterações nas necessidades sociais da pessoa ao longo da vida e em contexto domiciliário. Privilegia-se as metodologias ativas, para o desenvolvimento de uma relação interativa entre professor e os formandos, promovendo a discussão e o trabalho em equipa no desenvolvimento de competências.
A componente autónoma da unidade curricular deve ser realizada pelo estudante através de: análise da bibliografia científica sobre os temas abordados e outras consideradas complementares ao desenvolvimento de competências. Avaliação: Trabalho individual 50% Trabalho de grupo com apresentação oral 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os objetivos definidos serão atingidos através de estratégias promotoras do desenvolvimento da análise reflexiva, que se pretende integrada nos conhecimentos adquiridos enquadrados à realidade atual das necessidades sociais ao longo da vida. A auto formação e reflexividade nos formandos será promovida a partir da articulação das temáticas estudadas com situações estimulo (re)criadas em contexto de sala de aula ou em laboratório. A mobilização das fontes documentais, permitirá a preparação e discussão dos trabalhos apresentados e discutidos em sala de aula, bem como a mais valia da participação de outros profissionais dos contextos da prática, que venham a estar envolvidos nas atividades com os formandos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cavalcanti, T. M., Gouveia, V. V., Medeiros, E. D., Mariano, T. E., Moura, H. M., Moizéis, H. B. C. (2019). Hierarquia das necessidades de Maslow: Validação de um Instrumento. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, 1-13. https://doi.org/10.1590/1982-3703003183408 Cordeiro, M.(2012). O Livro da Criança: Dos 1 aos 5 Anos. Lisboa: A Esfera dos Livros. Figueiredo, D. (2007). Cuidados Familiares ao Idoso Dependente. Lisboa: Climepsi Editores. Matos, M. G. et al. (2013). RICHE: Trajetórias para a Saúde da Criança e do Adolescente em Portugal. Lisboa:FMH Oliveira, A. I. D.; Mateus, D. A. V. (2013). Manual para assistentes operacionais de saúde - para uma prática competente. Loures: Lusociência. Segurança Social (2014). Proteção social-crianças e jovens. https://www.seg-social.pt/documents/10152/113014/Protecao_social_criancas_e_jovens.pdf/a07b4c95-2902-4282-8ce9-e2127ad0f14f Ribeiro, Ó., & Paúl, C. (2018). Manual de Envelhecimentos Activo. Lidel ¿ Edições Técnicas, Lda.