Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver conhecimentos que permitam estabelecer uma relação adequada com as pessoas em diferentes situações;
Adquirir conhecimentos conducentes ao estabelecimento de relação interpessoal eficaz; Reconhecer a utilidade da comunicação na relação interpessoal.
Conteúdos programáticos
Elementos básicos da comunicação
A relevância da observação e da entrevista para a comunicação
A relação interpessoal
A importância da comunicação no estabelecimento de relação interpessoal
A relação interpessoal e o trabalho de equipa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os aspetos mais gerais da comunicação e a sua importância para o estabelecimento de uma relação interpessoal adequada e eficaz são fundamentais para o estabelecimento de uma relação interpessoal em que seja dada resposta às necessidades efetivas de cada pessoa. Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às situações concretas vivenciadas pela pessoa é fundamental o aprofundamento de estratégias que garantam uma observação eficaz, uma capacidade de desenvolver adequadamente a entrevista e que que sejam promotoras do trabalho de equipa
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Metodologias/estratégias: Métodos expositivo e interativo, leitura e análise de textos, Pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos da UC, com elaboração de trabalho de grupo com apresentação oral. . Avaliação com recurso a elaboração de dois trabalhos de grupo (50% apresentação e 50% trabalho escrito) cuja média aritmética contribui com 80% para a avaliação final da UC e os restantes 20% correspondem à participação individual.
A componente autónoma da unidade curricular será realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pela docente.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso ao método expositivo e interativo que irá permitir ao estudante um acesso direto a conhecimentos fundamentais mas também a sua intervenção e interação continuada com o professor. Com o desenvolvimento de pesquisa orientada e de um trabalho de grupo pretende-se não só promover o aprofundamento de conhecimentos como também o desenvolvimento de habilidades comunicacionais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas Princípios da comunicação interpessoal (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença.
Guglielmi, A. (2009). A linguagem secreta do corpo. A comunicação não verbal. Petrópolis: Editora Vozes Ltda.
Monteiro, A. et al (2008). Fundamentos de comunicação. 2ºed. Lisboa: edições Sílabo Lda.
Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. D. (2002). Pragmática da comunicação humana: Um estudo dos padrões patologias e paradoxos de interacção. São Paulo: Cultrix.