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Comunicação e Relação Interpessoal

Código: TESPAD002    Sigla: TESP-CRI
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 6

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 75,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 6,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 6,00
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos que permitam estabelecer uma relação adequada com as pessoas em diferentes situações; 
Adquirir conhecimentos conducentes ao estabelecimento de relação interpessoal eficaz; Reconhecer a utilidade da comunicação na relação interpessoal.

Conteúdos programáticos

Elementos básicos da comunicação
A relevância da observação e da entrevista para a comunicação
A relação interpessoal
A importância da comunicação no estabelecimento de relação interpessoal
A relação interpessoal e o trabalho de equipa. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os aspetos mais gerais da comunicação e a sua importância para o estabelecimento de uma relação interpessoal adequada e eficaz são fundamentais para o estabelecimento de uma relação interpessoal  em que seja dada resposta às necessidades efetivas de cada pessoa. Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às situações concretas vivenciadas pela pessoa é fundamental o aprofundamento de estratégias  que garantam uma observação eficaz, uma capacidade de desenvolver adequadamente a entrevista e que que sejam  promotoras do trabalho de equipa

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias/estratégias: Métodos expositivo e interativo, leitura e análise de textos, Pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos da UC, com elaboração de trabalho de grupo com apresentação oral. .
Avaliação com recurso a elaboração de dois trabalhos de grupo (50% apresentação e 50% trabalho escrito) cuja média aritmética contribui com 80% para a avaliação final da UC e os restantes 20% correspondem à participação individual.

A componente autónoma da unidade curricular será realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pela docente. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na abordagem desta unidade curricular prevê­-se o recurso ao método expositivo e interativo que irá permitir ao estudante um acesso direto a conhecimentos fundamentais mas também a sua intervenção e interação continuada com o professor. Com o desenvolvimento de pesquisa orientada e de um trabalho de grupo pretende-se não só promover o aprofundamento de conhecimentos como também o desenvolvimento de habilidades comunicacionais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas ­ Princípios da comunicação interpessoal (14ª ed.).      Barcarena: Editorial Presença. 
Fachada, M.O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. 6º edição. Lisboa: Edições Rumo 
Guglielmi, A. (2009). A linguagem secreta do corpo. A comunicação não verbal. Petrópolis: Editora Vozes Ltda.
Monteiro, A. et al (2008). Fundamentos de comunicação. 2ºed. Lisboa: edições Sílabo Lda. 
Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. D. (2002). Pragmática da comunicação humana: Um estudo dos padrões patologias e paradoxos de interacção. São Paulo: Cultrix.

Observações