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Políticas Sociais Públicas

Código: TESPAD004    Sigla: TESP-PSP
Área Científica: Trabalho Social e Orientação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:gina.marques@essaude.ipsantarem.pt
Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 4

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 50,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 4,00
Gina Maria da Silva Marques   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gina Maria da Silva Marques Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o desenvolvimento social da pessoa ao longo da vida

Conteúdos programáticos

1- Indivíduo ser social e cultural
2- Família, comunidade e sociedade
3- Dimensões da realidade social

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando o objetivo, de natureza cognitiva e em consonância com a fundamentação na relação entre os conhecimentos e as competências propostas para o nível 4 em futura articulação com o nível 6 de qualificação, pretende-se a construção com o estudante no centro da aprendizagem. Perspetiva-se a organização das aulas considerando a aquisição de saberes, privilegiando a análise e a reflexão inerente ao contexto do ensino superior, numa articulação entre os indicadores demográficos de entre outros, nomeadamente índice de envelhecimento e índice de dependência total, perspetivando-se a abordagem e as estratégias a desenvolver.
Considerando os conteúdos em (1), far-se-á uma abordagem a partir de conceitos essenciais da Sociologia e da Etnografia, nas dimensões do homem social e o homem cultural e de como se identificam as políticas sociais públicas.
Privilegia-se uma abordagem centrada no programa da promoção da saúde mental e de como devem ocorrer políticas sociais públicas como resposta às necessidades decorrentes do aumento do índice de envelhecimento e de dependência neste domínio.
Considerando os aspetos no apoio às famílias e pessoas que se encontram no domicílio, importa aprofundar os conceitos em (2).
Na continuidade da abordagem aos aspetos em (1), interessa em (2) dar continuidade à dimensão familiar e da comunidade e de como os instrumentos de operacionalização das políticas sociais públicas se enquadram na dimensão da saúde mental.
A construção da realidade social ocorre no quotidiano das pessoas, das famílias e das comunidades, pelo que importa mobilizar aspetos essenciais, como os que se encontram elencados no ponto (3), no âmbito dos conhecimentos que sustentam o referencial de competências proposto.
Essencial à centralidade do indivíduo e família na sociedade, abordaremos os diferentes instrumentos de operacionalização das políticas públicas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


Abordagem centrada na aprendizagem dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva, enquadrando no tempo e no modo a participação dos estudantes na abordagem dos conteúdos que promovam a capacidade de reflexão e análise: orientação para a pesquisa individual e em grupo que se constituirá na organização primeiramente da elaboração de fichas de leitura sobre um tópico relacionando o interesse do estudante e os objetivos da UC  e apresentação pelos estudantes em plenário (1) e da elaboração de um trabalho de grupo com vista ao desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa (2).
Existirão momentos de orientação permitindo o acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
A avaliação será de processo e resultados, na seguinte correspondência:
(1) 40%
(2) 60%
A componente autónoma da UC deve ser realizada pelo estudante: análise da bibliografia científica sobre os temas abordados e outras consideradas complementares ao desenvolvimento de competências.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Acreditamos que as metodologias de ensino, centradas nos estudantes, promovem a qualificação no âmbito das competências inerentes aos objetivos de aprendizagem, dado que aos estudantes são proporcionados os conhecimentos sob a forma de fontes e formas de utilização dos mesmos, através do processo de orientação e aquisição individual e de grupo, nas áreas essenciais da UC, sempre numa perspetiva do cidadão no centro dos cuidados e respetiva proteção dos dados sensíveis dos cidadãos, famílias e comunidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aron, R. (2000). As etapas do pensamento sociológico. Publicações Dom Quixote.
Berger, P. & Luckmann, T. (2009). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Vozes.
Costa, C. (2007) Sociologia: introdução à ciência da sociedade. (3ªed). Moderna.
Gleitman, H., Fridlund, A. & Reisberg, D. (2003). Psicologia. (6ª ed). Fundação Calouste Gulbenkian.
Guerreiro, M. (2003). Pessoas sós: múltiplas realidades, Sociologia, Problemas e Práticas, 43, 31-49.
Martins, R (2004). Estereótipos Sobre Idosos: Uma representação social gerontofóbica. Millenium: Revista do Instituto Superior Politécnico de Viseu.
Laplantine, F. (2009). Aprender Antropologia. Brasiliense.
Little, W., McGivern, R. & Kerins, N. (2016). Introduction to sociology-2nd Canadian edition. BC Campus.
Viana, N. (2017). Introdução à sociologia. Autêntica.
World Health Organization. (2022). Optimizing brain health across the life course: WHO position paper.