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Fundamentos de Psicologia

Código: TESPAD005    Sigla: TESP-FP
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 15 Apoio Domiciliário 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 37,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 4,00
Inês Maymone Pombeiro   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Maymone Pombeiro Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender e adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento do indivíduo nas diferentes etapas ao longo da vida.

Conteúdos programáticos

1. Abordagem às teorias da personalidade e às diferentes perspetivas do desenvolvimento do indivíduo.
2. O indivíduo enquanto ser individual e relacional.
3. Psicologia do Desenvolvimento: análise das diferentes etapas do desenvolvimento.
4. O indivíduo e a construção do seu projeto de vida (as expetativas, as frustrações e o impacto destas no seu percurso pessoal / relacional).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da Unidade Curricular estão organizados em função da compreensão da personalidade do indivíduo.
A compreensão do desenvolvimento humano ao longo da vida e a compreensão deste são conducentes à construção do perfil do Técnico Superior Profissional em Apoio Domiciliário.

O conhecimento do indivíduo como ser individual e relacional vai permitir a estes profissionais reforçarem a sua capacidade de compreender e satisfazer as necessidades do indivíduo / família, permitindo-lhes ainda um fortalecimento na relação com todos os profissionais envolvidos nos cuidados da Pessoa.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os conteúdos teóricos vão mobilizar os conhecimentos / competências anteriores de cada um em particular, no sentido da promoção da análise crítica e discussão dos assuntos.

Os métodos a utilizar serão sobretudo o expositivo e demonstrativo, com recurso a casos ilustrativos do exposto. Em paralelo, nas atividades desenvolvidas em sala será estimulada a pesquisa orientada para a leitura e análise de textos de referência e posterior partilha em grupo.

A componente de trabalho autónomo da Unidade Curricular poderá ser realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos docentes.

A avaliação curricular será efetuada da seguinte forma: 70% Teste Escrito + 20% Trabalho Individual de Pesquisa + 10% de Avaliação Contínua (participação nas aulas e nas atividades desenvolvidas em sala).



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia utilizada (expositiva / demonstrativa) permite uma interação constante com os alunos, facilitando o seu processo de aprendizagem, proporcionando a aquisição de conhecimentos não apenas na sala de aula, mas também por intermédio de pesquisas e análises críticas de textos propostos. A metodologia utilizada promove igualmente o relacionamento interpessoal no grupo. 

Em geral, a metodologia utilizada promove a capacidade de pensar criticamente, aplicando os conhecimentos e habilidades inerentes à UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bernard, G. (coord.) (2006). O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança. Climepsi Editores.
Berryman, J.C., Hargreaves, D., Herbert, M., & Taylor, A. (2002). A psicologia do desenvolvimento humano. Instituto Piaget.
Gleitman, H., Fridlund, A. J., & Reisberg, D. (2003). Psicologia (6ª ed). Fundação Calouste Gulbenkian.
Marchand, H. (2005). Psicologia do Adulto e do Idoso. Quarteto.
Michel, R. (2001). As Correntes da Psicologia. Ed. Instituto Piaget.
Tavares, J., Pereira, A.S., Allen-Gomes, A., Monteiro, S., & Gomes, A. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto Editora.