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Organização dos Serviços de Saúde e Sociais em Portugal

Código: TESPAD006    Sigla: TESP-OSP
Área Científica: Trabalho Social e Orientação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 4

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 50,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 4,00
Sofia Isabel Fernandes Ferreirinha   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Isabel Fernandes Ferreirinha Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Identificar os direitos e deveres do cidadão numa perspetiva de cidadania ativa
Reconhecer os princípios organizacionais dos serviços sociais e de saúde em Portugal
Identificar os recursos comunitários de âmbito regional e nacional

Conteúdos programáticos


Cidadania ativa 
Direitos e deveres do cidadão 
Mecanismos legislativos de proteção da pessoa na sociedade 
Perspetiva organizacional dos contextos de saúde e social 
Recursos comunitários 
Relações interinstitucionais e parcerias

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A saúde como um direito universal e o exercício de uma cidadania ativa constituem-se nos pontos de partida para a compreensão dos princípios subjacentes aos serviços de saúde e sociais, a forma como se organizam e a identificação dos diversos níveis de prestação de cuidados de saúde e sociais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Estratégia de abordagem centrada na aprendizagem dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva-interativa promotora da capacidade de reflexão e análise, com recurso a apresentações em powerpoint e visita a sites de referência. Privilegiar-se-á ainda a pesquisa orientada, bem como a leitura e análise de documentos.
 A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
A avaliação da unidade curricular, de processo e resultados, operacionalizada pelo desenvolvimento de um trabalho de grupo com momentos de orientação tutória e com apresentação em seminário, terá a correspondência:
- 45 % - documento produzido;
- 40 % - apresentação em seminário;
- 15 % - participação individual.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com o método expositivo-interativo pretende-se que os estudantes assimilem os conteúdos estruturantes da unidade curricular, os quais, a par com os resultados das pesquisas, leitura e análise de documentos referência, se constituirão como fundamentos para o desenvolvimento do trabalho de grupo.
Participando ativamente e responsabilizando-se pelo seu processo de aprendizagem, os estudantes desenvolverão capacidades de análise e síntese bem como, pelo confronto de ideias no âmbito do trabalho de grupo, o desenvolvimento de habilidades interpessoais. 
Os momentos de orientação tutória permitirão a monitorização das aprendizagens dos estudantes. 
A apresentação dos trabalhos em seminário promoverá o desenvolvimento de competências de comunicação de resultados a grupos. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Legislação relativa à organização dos serviços de saúde e sociais em Portugal.
  • Serapioni, M. (2014). Os desafios da participação e da cidadania nos sistemas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 19(12). pp.4829-4839. https://doi.org/10.1590/1413-812320141912.02292013
  • Faleiros, V. (2007). Estratégias em serviço social. Livros Horizonte..
  • Ordem dos Médicos. (2022, setembro 30). Carta dos direitos e deveres dos doentes.https://ordemdosmedicos.pt/wp-content/uploads/2017/09/Carta_dos_Direitos_e_Deveres_dos_Utentes.pdf
  • OCDE/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde (2021). Portugal: Perfil de Saúde do País 2021. Estado da Saúde na UE, OCDE, Paris/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde
  • Gomes, C. (2013). A educação para os direitos humanos e a declaração das nações unidas sobre educação e formação para os direitos humanos: a sua aplicação em zonas de reconstrução pós-conflito. Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.