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Princípios de Higiene e Segurança

Código: TESPAD007    Sigla: TESP-PHS
Área Científica: Segurança e Higiene no Trabalho

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 2

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 25,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Gina Maria da Silva Marques   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gina Maria da Silva Marques Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Adquirir conhecimentos sobre medidas de higiene e segurança

Conteúdos programáticos


Noções gerais de higiene e segurança
Equipamentos de proteção individual e coletiva
Abordagem jurídica e legal da higiene e segurança no trabalho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Os conteúdos da unidade curricular, organizados em torno de aspetos relevantes inerentes à segurança, higiene e saúde no trabalho, perspetivam o desenvolvimento de conhecimentos conducentes à valorização da prática do técnico superior profissional em apoio domiciliário em conformidade com as normas de higiene e segurança no trabalho e consequente promoção da segurança e qualidade das suas ações.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


Os conteúdos teóricos são apresentados pela mobilização sobretudo do método expositivo-interativo com recurso a apresentações em powerpoint e vídeos.
Privilegia-se ainda, em grupo, a pesquisa orientada, a leitura e análise de textos de referência.
A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
A avaliação da unidade curricular é efetuada pela realização de um teste escrito.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


O método expositivo-interativo permite aos estudantes assimilar os conteúdos fundamentais e participar na sua própria aprendizagem.
As metodologias inerentes a trabalho de grupo permitem desenvolver no estudante a capacidade de análise e síntese bem como, pelo confronto de ideias, o treino de habilidades interpessoais.
No seu conjunto as metodologias de ensino concorrem para o desenvolvimento da capacidade de aplicar os conhecimentos, aptidões e atitudes inerente à UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Direção Geral de Saúde (Ed) (2018). Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) - Extensão 2018/2020. Ministério da Saúde; DGS.

Freitas L. (2022). Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. (5ª ed.) Edições Sílabo.

Freitas, L. (2019). Manual de Segurança e Saúde do Trabalho (4ª ed). Edições Sílabo.

Freitas, L., & Cordeiro, T. (2013). Segurança e saúde do trabalho: guia para micro, pequenas e médias empresas. Autoridade para as Condições do Trabalho.

Inspeção Geral das Atividades em Saúde. (2018). Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. Inspeção Geral das Atividades em Saúde.

Lei n.º 102/2009 da Assembleia da República. (2009). Diário da República, I Série, nº 176/09. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/102-2009-490009

Miguel, A. (2014). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho (13º ed). Porto Editora.