• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TESPAD008
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fundamentos da Biofísica

Código: TESPAD008    Sigla: TESP-FB
Área Científica: Física

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 1,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 16,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Maria de Fátima Caixeiro da Cunha Tavares   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Caixeiro da Cunha Tavares Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A - Compreender as leis e princípios da mecânica aplicada às cargas internas e externas do corpo humano;
B - Compreender as leis e princípios da hidrostática e hidrodinâmica aplicada aos fluidos internos e externos ao corpo humano;
C - Compreender as leis e princípios do eletromagnetismo no funcionamento dos sistemas e aparelhos do corpo humano;
D - Compreender as leis e princípios da física como base para o desenvolvimento e utilização de sistemas de diagnóstico

Conteúdos programáticos

1. Mecânica do Movimento I: Conceitos, Cinemática, Centro de Gravidade, Fatores de Estabilidade Corporal.
2. Mecânica do Movimento II: Conceitos, Cinética, Leis de Newton, Tipos de Forças atuantes nos tecidos orgânicos, lesões por carga mecânica, alavancas, momentos de força.
3. Hidrostática e Hidrodinâmica: Aplicação das leis e princípios da hidrostática e hidrodinâmica aos fluidos do corpo humano: Princípio de Pascal, Lei de Boyle, Charles e Dalton, Princípio de Bernoulli, tipos de fluidez.
4. Eletromagnetismo: Relevâncias históricas da eletricidade e do magnetismo, Conceitos, Lei de Colombo, efeitos da eletricidade no corpo humano, sinais, campos eletromagnéticos, processos de medição elétrica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Para atingir o objetivo A serão abordados os conteúdos 1 e 2.
Para atingir o objetivo B serão abordados os conteúdos 3.
Para atingir o objetivo C e D serão abordados os conteúdos 4.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões expositivas e interativas, com ênfase na aprendizagem, mobilizando conhecimentos; Experimentação ou visualização de técnicas específicas; Estudo e análise da literatura disponível.
A avaliação ocorre mediante a apresentação e discussão de um trabalho de grupo em sala de aula (ponderação 30%) e de uma frequência (individual) que concorre com uma ponderação de 70% para a classificação final da Unidade Curricular.
A componente autónoma da unidade curricular poderá ser realizada pelo estudante através de:
- Leitura, análise e sistematização das ideias fundamentais a partir de bibliografia recomendada e específica para cada tema abordado;
- Resolução de exercícios práticos, que potenciem o desenvolvimento das competências previstas para esta unidade curricular


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Davidovits, P. (2018). Physics in biology and medicine (5th ed.). Elsevier
Durán, J. E. (2003). Biofísica: fundamentos e aplicações. Prentice-Hall.
Hall, S. J. (2016). Biomecânica Básica (7th ed). Nova Guanabara.
Sharma, S. K. (2011). Biophysics in Nursing. Jaypee Brothers Medical Publishers.