Código: | TESPAD008 | Sigla: | TESP-FB | |
Área Científica: | Física |
Área de Ensino: | Científico-Pedagógico |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TESPAD | 14 | Apoio Domiciliário | 1º | 1,5 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 16,67 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A - Compreender as leis e princípios da mecânica aplicada às cargas internas e externas do corpo humano;
B - Compreender as leis e princípios da hidrostática e hidrodinâmica aplicada aos fluidos internos e externos ao corpo humano;
C - Compreender as leis e princípios do eletromagnetismo no funcionamento dos sistemas e aparelhos do corpo humano;
D - Compreender as leis e princípios da física como base para o desenvolvimento e utilização de sistemas de diagnóstico
1. Mecânica do Movimento I: Conceitos, Cinemática, Centro de Gravidade, Fatores de Estabilidade Corporal.
2. Mecânica do Movimento II: Conceitos, Cinética, Leis de Newton, Tipos de Forças atuantes nos tecidos orgânicos, lesões por carga mecânica, alavancas, momentos de força.
3. Hidrostática e Hidrodinâmica: Aplicação das leis e princípios da hidrostática e hidrodinâmica aos fluidos do corpo humano: Princípio de Pascal, Lei de Boyle, Charles e Dalton, Princípio de Bernoulli, tipos de fluidez.
4. Eletromagnetismo: Relevâncias históricas da eletricidade e do magnetismo, Conceitos, Lei de Colombo, efeitos da eletricidade no corpo humano, sinais, campos eletromagnéticos, processos de medição elétrica.
Para atingir o objetivo A serão abordados os conteúdos 1 e 2.
Para atingir o objetivo B serão abordados os conteúdos 3.
Para atingir o objetivo C e D serão abordados os conteúdos 4.
Sessões expositivas e interativas, com ênfase na aprendizagem, mobilizando conhecimentos; Experimentação ou visualização de técnicas específicas; Estudo e análise da literatura disponível.
A avaliação ocorre mediante a apresentação e discussão de um trabalho de grupo em sala de aula (ponderação 30%) e de uma frequência (individual) que concorre com uma ponderação de 70% para a classificação final da Unidade Curricular.
A componente autónoma da unidade curricular poderá ser realizada pelo estudante através de:
- Leitura, análise e sistematização das ideias fundamentais a partir de bibliografia recomendada e específica para cada tema abordado;
- Resolução de exercícios práticos, que potenciem o desenvolvimento das competências previstas para esta unidade curricular
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
Davidovits, P. (2018). Physics in biology and medicine (5th ed.). Elsevier
Durán, J. E. (2003). Biofísica: fundamentos e aplicações. Prentice-Hall.
Hall, S. J. (2016). Biomecânica Básica (7th ed). Nova Guanabara.
Sharma, S. K. (2011). Biophysics in Nursing. Jaypee Brothers Medical Publishers.