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Satisfação das Necessidades Fisiológicas ao Longo da Vida

Código: TESPAD009    Sigla: TESP-SNF
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 11

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 76,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 11,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 11,00
Corina Alves Salvado Gonçalves Viana Zúniga Freire   4,00
Helena Isabel Marques Caseiro   2,67
João António Ferreira de Carvalho   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Isabel Marques Caseiro Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos no âmbito das necessidades fisiológicas ao longo da vida.
Reconhecer mudanças no padrão individual de satisfação das necessidades fisiológicas ao longo da vida.

Conteúdos programáticos

Necessidades fisiológicas: conceito.
Necessidades fisiológicas: respiração, alimentação, eliminação, mobilização, sono e repouso, higiene e vestuário, termorregulação
Hábitos e preferências individuais.
Alterações ao padrão individual.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos desenvolvidos suportam a aquisição de conhecimentos abrangentes inerentes à satisfação das necessidades fisiológicas da pessoa ao longo da vida, facilitadores da capacidade de identificação de mudanças no padrão individual de cada pessoa em contexto domiciliário.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As sessões letivas  serão expositivas para sistematização de conhecimentos abrangentes sobre necessidades fisiológicas e complementadas por estratégias de discussão de situações estímulo para perspetivar respostas adequadas bem como a identificação de alterações nas necessidades fisiológicas da pessoa em contexto domiciliário ao longo do ciclo vital.
Prevê-se o desenvolvimento de metodologias ativas, permitindo uma relação interativa entre o professor e os estudantes, favorecendo a discussão e o trabalho em equipa no desenvolvimento de competências.
Será proposta como modalidade de avaliação: dois trabalhos de grupo (50%) e um momento de avaliação individual (frequência) (50%)A componente autónoma da Unidade Curricular poderá ser realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos docentes.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As estratégias utilizadas são promotoras da aquisição de conhecimentos abrangentes inerentes à satisfação das necessidades fisiológicas da pessoa ao longo da vida, perspectivando a capacidade de identificação de mudanças no padrão individual de cada pessoa em contexto domiciliário.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berger, L. (1995). Pessoas idosas - uma abordagem global. Lusodidacta.
Brazelton, B.; Greenspan, S. (2002). A Criança e o seu Mundo. Editorial Presença.
Brazelton, T., B. (2005). A maternidade e a Vida profissional.  Editorial Presença.
Cordeiro, M. (2011). O Grande Livro do Bebé: O Primeiro Ano de Vida. A Esfera dos Livros.
Cordeiro, M.(2012). O Livro da Criança: Dos 1 aos 5 Anos. A Esfera dos Livros.
Figueiredo, D. (2007). Cuidados Familiares ao Idoso Dependente. Climepsi Editores.

Matos, M. G. et al. (2012). KID SCREEN -Qualidade de vida e saúde em crianças e adolescentes. Relatório do estudo KIDSCREEN 2010 e 2006. Faculdade de Motricidade Humana.
Matos, M. G. et al. (2013). RICHE: Trajetórias para a Saúde da Criança e do Adolescente em Portugal. Faculdade de Motricidade Humana.
Simões, A. (2019). A promoção e preservação da dignidade no contexto de cuidados em lares de idosos. Lusodidacta.