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Bases de Estatística

Código: TESPAD012    Sigla: TESP-BE
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://siessaude.ipsantarem.pt/essaude/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TESPAD012&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2019
Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 2,5

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,33
Nuno Miguel Mendes Vieira Branco - ESGT   2,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Mendes Vieira Branco - ESGT Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a aplicação dos fundamentos de estatística

Conteúdos programáticos

Estatística descritiva:
Processos de amostragem,
Classificação de variáveis,
Tabelas de frequência;
Representação gráfica;
Medidas de localização, dispersão, assimetria e achatamento;
Leitura e interpretação.
Estatística indutiva:
Testes paramétricos e não paramétricos;
Intervalos de confiança;
Leitura e interpretação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão em linha com os objetivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar os conceitos base de estatística. As metodologias e técnicas implementadas apresentam uma relação estreita com os objetivos. As referidas técnicas são aplicadas com recurso a software estatístico, o que permite a análise e tratamento de um grande volume de informação, sendo dada primazia à leitura e interpretação dos dados. Desta forma, os dados são evidenciados e sistematizados facilitando tomada de decisões fundamentadas

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver competências necessárias para mobilizarem em situações concretas os recursos teóricos e técnicos da UC, participando de forma ativa no seu processo formativo.
A metodologia de ensino terá como base os seguintes aspetos:
Exposição da matéria teórico/prática sempre com o recurso a casos práticos e implementação computacional quando possível;
Resolução de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
Interação permanente com os estudantes, com recurso a metodologias ativas e participativas.
Disponibilização de material de apoio na plataforma Moodle.

Para além das horas de contacto o estudante no âmbito do trabalho autónomo recorre a pesquisa, realização de exercícios, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas.

Recorre-se à avaliação contínua com a realização de dois testes escritos individuais com ponderação de 50% para cada um


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências relacionadas com a descrição e análise de dados no âmbito da saúde. Para o efeito os estudantes recorrem a realização de exercícios e resolução de problemas elementares sobre as diversas técnicas de analise e interpretação de dados/problemas também presentes nas fichas práticas que integram a unidade curricular. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, L. S. & Freire, T. (2017). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação. 5ª Ed. Revista, Psiquilíbrio Edições.
Barroso, M.; Ramos, M. Sampaio, E. (2010). Exercícios de estatística para as ciências sociais. Edições Sílabo.
Hill, M.M. & Hill, A. (2012) Investigação por Questionário. 2ª Edição. Edições Sílabo.
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics (7th ed.). Pêro Pinheiro: ReportNumber. Retrieved from www.reportnumber.pt/ae.
Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A. & Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Escolar Editora.
Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada. (7ª ed.). Edições Sílabo.