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Satisfação das Necessidades de Proteção Social ao Longo da Vida

Código: TESPAD013    Sigla: TESP-SNP
Área Científica: Trabalho Social e Orientação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 14 Apoio Domiciliário 8

Horas Efetivamente Lecionadas

4.ºTESPAD

Ensino Teórico: 82,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 8,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 8,00
Cláudia Marisa Martins Coelho Frazão   2,26
Maria Alice Ferreira Rodrigues   2,26
Rui José Azevedo Ferreira Pedro   3,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui José Azevedo Ferreira Pedro Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos no âmbito das necessidades de segurança e proteção social ao longo da vida
Reconhecer mudanças no padrão individual de satisfação das necessidades de segurança e proteção social ao longo da vida

Conteúdos programáticos

Necessidades de segurança - conceito
Necessidade de proteção social - conceito
Necessidades de segurança
Necessidades de proteção social
Hábitos e preferências individuais
Alterações ao padrão individual

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da unidade curricular, organizados em torno das diversas dimensões inerentes à satisfação das necessidades de segurança e proteção social das pessoas ao longo da vida, perspetivam o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e atitudes promotores da capacitação dos estudantes para gestão de atividades promotoras da satisfação dessas necessidades da pessoa em contexto domiciliário bem como para a gestão e monitorização de sinais de alteração nas mesmas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas sessões letivas será mobilizado sobretudo o método expositivo-interativo com recurso a apresentações em powerpoint e vídeos.
Privilegiar-se-ão ainda, sobretudo em grupo, a pesquisa bibliográfica orientada, a leitura e análise de documentos de referência e a análise de "situações estímulo".

  A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
  A avaliação da unidade curricular será efetuada com recurso à elaboração e inerente apresentação de um trabalho de grupo (70 % - 55% documento escrito + 45 % apresentação) e de um trabalho individual (30 %).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método expositivo-interativo permite aos estudantes assimilar os conteúdos fundamentais subjacentes à UC e participar na sua própria aprendizagem.
O trabalho em grupo promove o desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e síntese visando a melhor tomada de decisão no assegurar e/ou encaminhar as respostas adequadas às necessidades das pessoas, bem como o treino de habilidades relacionadas com a preparação, apresentação e discussão de trabalhos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, Pereira e Goes (2008). Educar com sucesso-manual para técnicos e pais. (2ª ed.).Texto.
Comité Português para a UNICEF (2019). Convenção sobre os Direitos da Criança e Protocolos Facultativos . .https://www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf.
Instituto Nacional para a Reabilitação (2009). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. https://www.inr.pt/documents/11309/44742/Conven%C3%A7%C3%A3o+sobre+os+Direitos+da+Pessoas+com+Defici%C3%AAncia/7601dc72-a4a6-4631-b9a2-b37b11fe571e
Guerra, P. (2016). Lei de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo anotada. Almedina.
Ministério Público (1991). Princípios das Nações Unidas para as pessoas idosas. https://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/princ-pessoasidosas.pdf.
Proteção Social - Pessoas Idosas (2020). Direção-Geral da Segurança Social.
Conselharia de Protecção Social (2006). Promoção e proteção dos direitos das crianças. Generalitat Valenciana. ISBN: 84-482-4361-7.