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Estratégias de Informação e Comunicação

Código: TESPAD015    Sigla: TESP-EIC
Área Científica: Informática na ótica do utilizador

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 16 Apoio Domiciliário 6

Horas Efetivamente Lecionadas

3.ºTESPAD

Ensino Teórico: 75,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 6,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 6,00
Nuno Miguel Mendes Vieira Branco - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Mendes Vieira Branco - ESGT Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar as potencialidades e implicações da utilização das tecnologias;
Capacitar para a utilização de recursos tecnológicos;

Conteúdos programáticos

Tecnologias de informação e comunicação;
Equipamento tecnológico e respetivas aplicações: características e potencialidades;
Conceitos essenciais e sistemas operativos;
Recursos informáticos para o tratamento de dados;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os estudantes nesta área profissional ficam habilitados para gerir intervenções promotoras da satisfação de necessidades fisiológicas, de segurança e sociais da pessoa, ao longo da vida, em contexto domiciliário, visando o seu bem estar e qualidade de vida. Têm como principais atividades a gestão e monitorização de sinais de alteração na satisfação das necessidades supracitadas, a gestão dessas mesmas atividades, o envolvimento da família e o planeamento e implementação de projetos inovadores na sua área autónoma. 
No âmbito do desenvolvimento curricular e na relação e coerência entre o perfil, as atividades e o referencial de competências, emergem os conhecimentos abrangentes de informática, de processo de planeamento, de trabalho de equipa, sobre comunicação, sobre desenvolvimento de projetos, sobre empreendedorismo, conhecimentos fundamentais sobre gestão de recursos humanos e materiais em contexto domiciliário. 
O estudante desenvolve desta forma aptidões centradas na satisfação dos clientes. A centralidade da pessoa no processo da satisfação das suas necessidades, passa por mobilizar e integrar dimensões relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação, onde os recursos tecnológicos serão o meio para atingir os fins, numa perspetiva de utilizador. 
A conceção das estratégias de informação e comunicação promovem no estudante, competências Instrumentais com a integração de habilidades cognitivas, ou seja, capacidade de compreensão, desenvolvimento de ideias, capacidades metodológicas, tomadas de decisão. De habilidades técnicas, ou seja, utilização das novas tecnologias e gestão da informação. E de habilidades linguísticas, ou seja, comunicação oral e escrita. 
As estratégias de informação e comunicação promovem também competências Interpessoais com a  integração dos processos de interação social e de cooperação, desenvolvimento de um pensamento crítico, capacidades de avaliação, de autocrítica e autoavaliação e capacidades de relações sociais, o trabalho em equipa e o compromisso social e ético.
Promovem também competências Sistémicas centradas nas capacidades utilizadas como um todo integrando o conhecimento, a compreensão e a tomada de decisão. Integram ainda  as capacidades de planeamento de mudança, numa perspetiva do utilizador. As competências sistémicas requerem como base a aquisição das competências instrumentais e interpessoais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os estudantes no âmbito da U C desenvolvem uma aprendizagem centrada na abordagem teórica dos conteúdos programáticos. De acordo com o plano de estudos do Curso, esta U C constitui-se numa perspetiva dos estudantes demonstrarem conhecimentos abrangentes de informática. Em termos de metodologias a mobilizar prevê-se uma abordagem teórica dos conteúdos essenciais à consecução dos objetivos da  Unidade Curricular, assim como, o desenvolvimento de trabalhos de grupo, onde os estudantes irão mobilizar os conteúdos teóricos numa perspetiva do utilizador e aprofundar algumas temáticas orientados pelos professores.
No âmbito da avaliação, a Unidade Curricular terá dois momentos. Uma frequência como avaliação individual, cuja ponderação na avaliação global da UC é de 70%. E um trabalho escrito e apresentado em sala de aula, cuja ponderação será de 30% na avaliação global da UC.A componente autónoma da unidade curricular realiza-se através de exercícios práticos que potenciam a tomada de decisão.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo por base os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular, os estudantes desenvolvem conhecimentos abrangentes de informática, integram conteúdos teóricos cruciais para a sua mobilização no âmbito da  prática profissional, numa perspetiva de utilizador. Promove-se também as dimensões das competências Sistémicas, interpessoais e instrumentais que os preparam para poderem ser utilizadores e integradores das Estratégias de informação e comunicação. 
O facto de poderem desenvolver trabalhos centrados nas áreas do conhecimentos das Estratégias de informação e comunicação, permite que os estudantes possam relevar para a sua prática estes conhecimentos e os poderem mobilizar integrar centrados nas necessidades das pessoas que apoiam.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, F. (2002). Organizações, pessoas e novas tecnologias. Coimbra: Quarteto.
Johnson, J. A.; Capron, H. L. (2004). Introdução à informática. São Paulo: Prentice-Hall.
Laudon, K; Laudon, J. (2007). Sistemas de informação gerenciais. Rio de Janeiro: Prentice-Hall.
Maroco, J. (2003). Análise estatística ¿ com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
Pedrosa, A. e Gama, S. (2007). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto: Porto Editora.
Stallings, W. (2005). Arquitetura e organização de computadores. Brasil: Prentice-Hall.