Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira
Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila
Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa
Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila
Coordenação Científica
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Diferenciar as fases do trabalho de projeto; reconhecer situações-problema passíveis da utilização do trabalho de projeto; Mobilizar saberes na operacionalização das fases do trabalho de projeto.
Conteúdos programáticos
Método de resolução de problemas Fases da elaboração de projetos Instrumentos para a elaboração de projetos Avaliação global de projetos Relações interinstucionais e parcerias
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos a abordar relacionados com a metodologia de projeto, centrada em problemas e ou ideias devidamente contextualizadas pressupõem responder aos objetivos da UC, uma vez que se preconiza elaborarem um projeto dentro da sua área de competência. Considerando que os formandos do Curso Superior Profissional (TESP), têm uma formação articulada com o contexto de trabalho e se pretende desenvolver competências na área especifica da formação, a abordagem de metodologias participativas do tipo Aprendizagem Baseada em Problema ou Projeto (Project or Problem-Based Learning - PBL) consideram-se relevantes.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
O método expositivo e interativo será utilizado numa fase inicial. O recurso a vídeos e webinars possibilitará um contacto de proximidade aos contextos da prática, essencial para o desenho do projeto. Os projetos serão desenvolvidos utilizando a estratégia de trabalho em grupo, que pressupõe uma avaliação ponderada: apresentação em seminário (40%) e trabalho escrito (60%) A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os estudantes terão que pesquisar, discutir, elaborar e, especialmente, discernir entre o que é ou não relevante para construir conhecimento durante o processo, transformando-o num projeto assumido pelo grupo. Para a concretização das fases definidas, contribuem a pesquisa nas bases de dados existentes A Plataforma Moodle será utilizada para articulação entre estudantes e professores com recurso a fóruns. A avaliação de processo efetuada ao longo do percurso, será promotora de equidade na avaliação final, culminando na elaboração do projeto e sua divulgação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ausubel, D. (2003) - Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspetiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Behrens, M., Age, J. & Eliane, M. (2001). Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, (2)3, 1-19. Leite, E., Malpique, M. & Santos, M. (1991) Trabalho de projeto. Aprender por projetos centrados em problemas. Porto: Edições Afrontamento. Novak, J. & Gowin, D. (1996). Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Rodrigues, M., Pereira, A. & Ferreira, C. (2006) Da aprendizagem construída ao desenvolvimento pessoal e profissional. Coimbra: Formassau