• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TESPAD017
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Habilidades Técnicas na Satisfação das Necessidades

Código: TESPAD017    Sigla: TESP-HTS
Área Científica: Trabalho Social e Orientação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 16 Apoio Domiciliário 10

Horas Efetivamente Lecionadas

3.ºTESPAD

Ensino Teórico: 115,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 10,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 10,00
Helena Isabel Marques Caseiro   6,00
Júlia da Conceição Marques dos Santos   1,00
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE   0,66
Marco José Barbas Pinto   2,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos sobre técnicas que promovam a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social.
Demonstrar habilidades no desenvolvimento dos procedimentos técnicos.

Conteúdos programáticos

Procedimentos técnicos associados à satisfação das necessidades identificadas.
Produtos e recursos disponíveis para promover a funcionalidade e o bem estar.
Utilização de dispositivos facilitadores na satisfação das necessidades.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos desenvolvidos suportam a aquisição de conhecimentos sobre os procedimentos técnicos e os recursos disponíveis que contribuem para a satisfação das necessidades identificadas, por forma a demonstrar habilidades na utilização dos dispositivos promovendo a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Na unidade curricular prevê-se o recurso ao método interativo com sessões expositivas na sistematização de conhecimentos sobre os procedimentos técnicos associados à satisfação das necessidades e dos produtos e recursos disponíveis para promover a funcionalidade e o bem estar.
Nas aulas de aplicação prevê-se recorrer ao desempenho de papéis mobilizando cenários de aprendizagem.

A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.

Avaliação: Um momento de avaliação individual (frequência) 50% e um trabalho de grupo (apresentação) 50%. O trabalho de grupo terá dois momentos de apresentação: seminário (50%) e role play (50%) tendo por base as técnicas propostas para promover a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O recurso ao desempenho de papéis tendo por base cenários de aprendizagem considera-se que facilita a aquisição de habilidades para o desenvolvimento de procedimentos técnicos na satisfação das necessidades.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bee, H (1997)O ciclo vital. Artes Médicas.
Berger, L. (1995). Pessoas idosas - uma abordagem global. Lusodidacta.
Brazelton, B. Greenspan, S. (2002). A Criança e o seu Mundo. Editorial Presença.
Cordeiro, M. (2011).
O Grande Livro do Bebé: O Primeiro Ano de Vida.  A Esfera dos Livros.
Figueiredo, D. (2007). Cuidados Familiares ao Idoso Dependente. Climepsi Editores.
Lima, M.; Motta, M. Alves, G. (2007). Saúde da Criança: para entender o normal. Editora Universitária da UFPE.
Matos, M.. et al. (2013). RICHE: Trajetórias para a Saúde da Criança e do Adolescente em Portugal.  FMH.
Mehoudar, A. (2012). Da gravidez aos cuidados com o Bebé. Summus editorial.
Oliveira, A. ; Mateus, D.  (2013). Manual para assistentes operacionais de saúde - para uma prática competente. Lusociência.
West, Z. (2006). Cuidar do Bebé Antes do Nascimento. Civilização Editora.