Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Reconhecer os princípios éticos fundamentais para o acompanhamento da pessoa
Conteúdos programáticos
Conceitos de ética e moral A pessoa humana Princípios orientadores no acompanhamento da pessoa Respeito, Confidencialidade, Privacidade e Responsabilidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A abordagem de conteúdos gerais relacionados com os conceitos de ética, moral, dimensões da pessoa humana e o desenvolvimento de princípios éticos básicos possibilitam ao estudante, reconhecer os princípios éticos fundamentais que suportam o acompanhamento da pessoa ao longo do seu ciclo de vida.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Utiliza-se o método expositivo-interativo, a visualização e discussão de documentários, a leitura e análise de textos e a pesquisa orientada no âmbito de temas relacionados com as questões éticas associadas ao acompanhamento da pessoa em contexto domiciliário. No que respeita ao trabalho autónomo o estudante deve focar-se na leitura e análise de documentos facultados pelo docente, sobre a matéria lecionada e pela realização de pesquisa sobre a matéria. A partir desta pesquisa será realizado um trabalho de grupo, escrito e apresentado em sala de aula. O trabalho escrito contribui com 60% para a avaliação final da unidade curricular, sendo os restantes 40% obtidos através da sua apresentação e discussão.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A informação estruturada fornecida pelo professor através das sessões expositivas, segundo o método interativo, a visualização de documentários e a leitura e discussão de textos permite que o estudante se aproprie de conhecimentos fundamentais e em simultâneo desenvolva capacidade de interação e analise. Com o trabalho de grupo, para além do aprofundamento de conhecimentos pretende-se desenvolver a capacidade de confrontar e fundamentar opiniões promovendo, designadamente o respeito, a autonomia e a responsabilidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Abiven, M. (2001). Para uma morte mais humana: experiência de uma unidade hospitalar de cuidados paliativos. (2ªed.). Lusociência. Archer, L.; Biscaia, J.; Osswald W. (2001). Novos desafios à bioética. Porto editora. Melo, H. P. (2008). Manual de Biodireito. Almedina. Neves, M. C. P. (Coord.). (2017). Ética: Dos fundamentos às práticas. Edições 70. Nunes, L. (2009). Ética: Raízes e florescências em todos os caminhos. Lusociência. Rede Europeia «Medicina e direitos do homem» (2001). A saúde face aos direitos do homem à ética e às morais. Instituto Piaget Savater, F. (2005). Ética para um jovem. Dom Quixote.