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Princípios de Ética

Código: TESPAD018    Sigla: TESP-PE
Área Científica: Filosofia e Ética

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 16 Apoio Domiciliário 2

Horas Efetivamente Lecionadas

3.ºTESPAD

Ensino Teórico: 28,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

    Reconhecer os princípios éticos fundamentais para o acompanhamento da pessoa  

Conteúdos programáticos

Conceitos de ética e moral A pessoa humana Princípios orientadores no acompanhamento da pessoa Respeito, Confidencialidade, Privacidade e Responsabilidade


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A abordagem de conteúdos gerais relacionados com os conceitos de ética, moral, dimensões da pessoa humana e o desenvolvimento de princípios éticos básicos possibilitam ao estudante, reconhecer os princípios éticos fundamentais que suportam o acompanhamento da pessoa ao longo do seu ciclo de vida.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Utiliza-se o método expositivo-interativo, a visualização e discussão de documentários, a leitura e análise de textos e a pesquisa orientada no âmbito de temas relacionados com as questões éticas associadas ao acompanhamento da pessoa em contexto domiciliário. No que respeita ao trabalho autónomo o estudante deve focar-se na leitura e análise de documentos facultados pelo docente, sobre a matéria lecionada e pela realização de pesquisa sobre a matéria. A partir desta pesquisa será realizado um trabalho de grupo, escrito e apresentado em sala de aula. O trabalho escrito contribui com 60% para a avaliação final da unidade curricular, sendo os restantes 40% obtidos através da sua apresentação e discussão.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A informação estruturada fornecida pelo professor através das sessões expositivas, segundo o método interativo, a visualização de documentários e a leitura e discussão de textos permite que o estudante se aproprie de conhecimentos fundamentais e em simultâneo desenvolva capacidade de interação e analise. Com o trabalho de grupo, para além do aprofundamento de conhecimentos pretende-se desenvolver a capacidade de confrontar e fundamentar opiniões promovendo, designadamente o respeito, a autonomia e a responsabilidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abiven, M. (2001). Para uma morte mais humana: experiência de uma unidade hospitalar de cuidados paliativos. (2ªed.). Lusociência.
Archer, L.; Biscaia, J.; Osswald W. (2001). Novos desafios à bioética. Porto editora.
Melo, H. P. (2008). Manual de Biodireito. Almedina.
Neves, M. C. P. (Coord.). (2017). Ética: Dos fundamentos às práticas. Edições 70.
Nunes, L. (2009). Ética: Raízes e florescências em todos os caminhos. Lusociência.
Rede Europeia «Medicina e direitos do homem» (2001). A saúde face aos direitos do homem à ética e às morais. Instituto Piaget
Savater, F. (2005). Ética para um jovem. Dom Quixote.