• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TESPAD019
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Empreendedorismo Social em Apoio Domiciliário

Código: TESPAD019    Sigla: TESP-ESA
Área Científica: Trabalho Social e Orientação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 16 Apoio Domiciliário 4

Horas Efetivamente Lecionadas

3.ºTESPAD

Ensino Teórico: 52,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 4,00
Maria Alice Ferreira Rodrigues   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Alice Ferreira Rodrigues Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Desenvolver uma atitude empreendedora baseada numa visão de inovação e globalização em contexto de apoio domiciliário.
  • Incentivar o processo de análise das oportunidades de negócio, transformando ideias inovadoras em oportunidades de sucesso, no âmbito do serviço de apoio domiciliário, através de ferramentas e instrumentos disponíveis aos empreendedores.


Conteúdos programáticos

  • O processo do empreendedorismo no mundo;
  • Características do empreendedor;
  • O contexto social, empreendedorismo e inovação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

 
As formulações dos objetivos gerais da unidade curricular tiveram em consideração os dados e informações a transmitir pelos conteúdos programáticos, assim como o seu grau de importância e a sua relevância, perante contextos cada vez mais exigentes para quem tem de proceder à planificação e execução das demais tarefas para a gestão de projetos e empreendedorismo, em apoio domiciliário.
Assim sendo, privilegiou-se um conteúdo que o respeite, designadamente:
1. O Empreendedorismo
2. O Empreendedorismo Social e a Inovação Social
3. A Ideia - Da Criatividade à Inovação
4. Modelo e Plano de Negócio
5. O Marketing e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
6. Criar uma Empresa ou Organização
7. Financiamento e Estruturas de Apoio e Promoção do Empreendedorismo

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino congrega um conjunto de métodos, de forma integrada, com capacidade de ser compatível com o local e equipamentos disponíveis, timings de atuação, numa eficiência de recursos.
Durante as sessões serão utilizadas metodologias ativas e expositivas, mobilizando, sempre que possível, as experiências individuais dos estudantes, com recurso a vídeos, apresentações em powerpoint, webinar, leitura de textos e a realização de trabalho de grupo, assim como  eventuais observações com contexto real. Em cada sessão serão fornecidas propostas de trabalho que devem ser realizadas e apresentadas em fórum próprio, permitindo a cada estudante, de forma individual, desenvolver trabalho autónomo, através de leituras e pesquisas. No que respeita à avaliação esta pressupõe a realização de trabalho escrito (50%) e a respetiva apresentação oral  (50%) - trabalho de grupo de contextualização, caracterização e aplicação de uma ideia aplicada ao apoio domiciliário.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As questões relacionadas com o apoio domiciliário impõe hoje uma abordagem muito equilibrada entre os diferentes saberes, que julgamos ser preciso dominar ou ter algum conhecimento para se poder, por um lado, instruir com ciência, mas por outro, deixar aberta a porta, de se saber executar com eficiência e rigor as atividades neste contexto.

Assim, explorar o conceito de empreendedorismo, caracterizar o perfil do empreendedor, distinguir os conceitos de empreendedorismo social e de inovação social, criar e testar ideias de negócio, especificar o modelo de negócios e o plano de negócios para o SAD, definir uma estratégia de marketing eficaz para a criação de uma empresa ou uma organização da economia social para o SAD, não descurando os diversos tipos de financiamento e as estruturas de apoio e promoção do empreendedorismo, implica a utilização de aplicações teóricas, visuais, práticas, entre outros, coerentes e direcionadas com os objetivos da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Dolabela, F. (2009). Oficina do empreendedor. São Paulo: Pearon Prentice Hall.
Ferreira, M.; Santos, J. e Serra, F. (2010). Ser Empreendedor, Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa.(2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.
IAPMEI (s.d.): Guia Prático Financiamento, Como Elaborar um Plano de Negócios + Modelo Excel para Plano de Negócios.
Lindon, D. et al. (2004). Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing. (10ª ed). Lisboa: Dom Quixote.
Moutinho, S. (2012): Guia Técnico de Apoio ao Empreendedorismo em Turismo Rural; Ed. Privetur. Lisboa.
Osterwalder, A; Pigneur, Y; Bernarda, G; Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor. Publicações D. Quixote. Alfragide.
Santos, A. Robalo (2008).Gestão Estratégica - Conceitos, modelos e instrumentos, Lisboa: Escolar Editora.
Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação. (2ª ed). Lisboa: Escolar Editora.
Teixeira, S. (2010). Gestão das organizações. (2ª ed). Lisboa.

Webgrafia: www.anje.pt; www.gemconsortium.org; www.iapmei.pt; http://empreendedorismo.pt/;