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Nutrição nos Esports

Código: TESPJE008    Sigla: NE
Área Científica: Terapia e Reabilitação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPJE 5 Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digita 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TESP_JECDD

Teórico-Práticas: 33,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Isabel Piedade Santana   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Isabel Piedade Santana Responsável
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Estudar princípios básicos de alimentação e nutrição equilibrada e a sua importância nos esports, fornecendo conhecimento científico de uma dieta equilibrada para a saúde e bem-estar físico e psíquico do individuo. O estudo da bioquímica dos nutrientes e os seus processos metabólicos fornecem informações sobre as necessidades moleculares, bioquímicas e fisiológicas do organismo e de como a alimentação e a nutrição podem dar resposta a essas necessidades. Fornecer informação prática para comunicar estratégias e métodos de mudanças de comportamento alimentar e nutricional, estimulando a introdução de novos alimentos nas dietas. Conhecer as diretrizes nacionais e internacionais sobre alimentação e nutrição e as consequências para a saúde de desequilíbrios causados por comportamentos inadequados.

Conteúdos programáticos

I. Introdução à Nutrição nos Esports
1. Nutrição e Esports
1.2. Definição e importância da nutrição nos esports
1.3. Influência dos nutrientes na performance dos jogadores
II. Nutrientes, Digestão e Metabolismo
1.Nutrientes
1.1.Macronutrientes
1.2.Micronutrientes
2.Digestão de nutrientes
3.Metabolismo energético
III. Necessidades Nutricionais Específicas para Esports
1. Especificidade da Nutrição nos Esports
1.1. Necessidades energéticas e nutricionais dos jogadores de esports
1.2. Hidratação e suplementação
1.3. Estratégias nutricionais antes, durante e após os treinos e as competições
IV. Planeamento e implementação Nutricional Personalizado e Individualizado
1. Planeamento individual
1.1. Avaliação do estado nutricional dos jogadores
1.2. Planeamento de refeições nutricionalmente equilibradas para diferentes períodos do dia
1.4. Acompanhamento da implementação do plano nutricional
1.5. Avaliação dos resultados e adaptação do plano nutricional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos dividem-se em duas componentes, teórica e teórico-prática permitindo a coerência dos objetivos na aquisição de conhecimentos sobre alimentação e nutrição e a sua aplicação prática nos esports. Os conteúdos programáticos levam os discentes a refletirem e consolidarem as diversas temáticas da nutrição, a serem capazes de distinguir entre melhores e piores práticas alimentares e a exercitarem os princípios da boa alimentação, a elaborarem e desenvolverem trabalhos e apresentarem os resultados obtidos, enquanto adquirem competências que respondem aos objetivos da unidade curricular. Estabelecem-se elos comparativos entre as matérias lecionadas nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas, bem como nos trabalhos práticos, consolidando-se conhecimentos e competências que foram alinhados com vista a responder aos objetivos da unidade curricular.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Componente de lecionação semestral, de 20 horas teóricas e 20 horas teórico-práticas.
A avaliação contínua possui prova escrita e a participação do aluno na concretização de trabalho nas aulas teórico-práticas, nomeadamente trabalhos individuais e em grupo e a presença em 2/3 das aulas. São obrigatórios todos os momentos de avaliação. A aprovação depende da classificação média igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Contínua: composta por uma prova escrita, trabalho individual e trabalho de grupo.
Equação para o cálculo da classificação final: 0,20PE+0,40TI+0,40TG em que PE é prova escrita, TI é trabalho individual e TG é trabalho de grupo.
Avaliação Final: composta apernas por prova escrita.
Os estudantes em situações especiais estão abrangidos pelo definido no artigo 19.º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos teóricos expositivos, com recurso a problemas e a estudos concretos, fornecem aos discentes o conhecimento dos princípios e conceitos básicos da alimentação e nutrição saudável e equilibrada, bem como da sua importância nos esports. Aborda os conhecimentos da bioquímica dos nutrientes e dos processos metabólicos e sua contribuição molecular, bioquímica e fisiológica na resposta às necessidades do organismo. Fornece conhecimento científico atualizado sobre a contribuição de uma dieta equilibrada na saúde e bem-estar físico e psíquico do indivíduo, através do estudo das recomendações nacionais e internacionais, da resposta a problemas e sua aplicação a estudos de caso concretos. Conduz ao conhecimento sobre os princípios das dietas antes, durante e após os treinos e/ou competições de esports. O conhecimento sobre compostos ergogénicos e suplementos alimentares é baseado no estudo de documentos sobre recomendações internacionais de artigos científicos.
As aulas teórico-práticas permitem a aplicação dos conhecimentos teóricos e fornece outro conhecimento de cariz prático sobre a distribuição dos alimentos pelas refeições visando a adequação energética e nutricional, bem como a proposta de refeições económicas, práticas e saudáveis, através da escolha de alimentos adequados e confeções que preservem os seus nutrientes. Os discentes manipulam documentos e instrumentos concebidos para esta unidade curricular, que permitem a avaliação de dietas alimentares, a avaliação da ingestão alimentar e a estimativa da ingestão energética e nutricional. Conhecem e utilizam métodos e instrumentos, adaptados a esta unidade curricular, para estimar as necessidades energéticas e nutricionais e para planear dietas adaptadas ao nível e de atividade física e exercício diário. Através da proposta de trabalhos baseados na investigação de artigos científicos conhecem alimentos novos, o seu valor nutricional e funcional e as vantagens, da sua introdução na dieta, para a saúde e performance dos jogadores.
A componente teórica é avaliada no modelo contínuo pela prova escrita e a componente teórico-prática é avaliada pela execução de trabalhos individuais e/ou fichas e trabalho de grupo que permitem a aplicação prática e concreta das competências teóricas. No modelo de avaliação final a componente teórico-prática é avaliada pela proposta de resolução de problemas práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bernardot, D. 2000. Nutrition for Serious Athletes. IL. Human Kinetics.Eberle, S. G. 2000. Endurance Sports Nutrition. IL. Human Kinetics. Burke, L. M. (2015). Nutritional needs for esports. Journal of the International Society of Sports
Nutrition, 12(1), 1-9. Houston, M. 2001. Biochemistry Primer for Exercise Science (2nd Edition). IL. Human Kinetics.
Manore, M.; Thompson, J. 2000. Sport Nutrition for Health and Performance. IL. Human Kinetics. Ranchordas, M. K.,
Burke, L. M., & Drust, B. (2017). Nutritional strategies to enhance training and performance in esports. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 27(3), 175-187.
Shirley, M., & Collins, D. (2019). The role of nutrition in esports performance: A narrative review. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 29(5), 542-548.