Código: | TESPJE009 | Sigla: | CME | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TESPJE | 5 | Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digita | 1º | 6 | 60 | 150 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Conhecer as etapas de desenvolvimento motor na perspetiva ao longo da vida e a sua influência na performance do jogador de esports
2. Avaliar e compreender a interação entre as dimensões corporais, a postura e os equipamentos de esports
3. Conhecer os principais termos e instrumentos no estudo do comportamento motor para esports
4. Conhecer os principais mecanismos neuromotores de regulação do movimento
5. Conhecer e saber como as principais variáveis interferem na aprendizagem e no controlo do movimento
6. Conhecer os principais modelos de organização das condições de prática
I. Desenvolvimento, amadurecimento, crescimento
a. Dimensão de análise do desenvolvimento humano.
b. Principais fases do desenvolvimento humano.
c. Caracterização geral das fases da infância, adolescência, idade adulta
d. Dimensões corporais e ergonomia
II. Sistemas de classificação do movimento
a. Constrangimentos do Organismo
b. Constrangimentos da Tarefa
c. Constrangimentos do Envolvimento
III. Mecanismos centrais e não-centrais de regulação do movimento
IV. Erro motor - tipos e análise
V. Sensação e Perceção
VI. Perceção - Ação
VII. Lei de Fitts
VIII. Lei da Prática, fases da aprendizagem e epigénese
IX. Retenção, Transferência e Antecipação
X. Retroação Acrescida, conhecimento do processo e do resultado
¿ Os objetivos 1 e 2 serão atingidos após a lecionação dos conteúdos programáticos I;
¿ Os objetivos 3 e 5 serão atingidos após a lecionação de todos os conteúdos programáticos;
¿ O objetivo 4 será atingido após a lecionação dos conteúdos programáticos II, III e V;
¿ O objetivo 6 será atingido após a lecionação dos conteúdos programáticos VI, VII, VIII, IX e X;
Metodologias: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento III. Realização de aulas práticas IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto de intervenção profissional.
A Avaliação Contínua será composta por um trabalho escrito individual ou em grupos de 2 elementos que desenvolvam um tema abordado na UC. O trabalho deve envolver a recolha de dados, tratamento e apresentação e interpretação dos resultados (75% da nota final; nota mínima de 10 valores) e, ainda, por 5 Fichas TP (25% da nota final).
A Avaliação Final por exame será constituída por uma prova escrita sobre dos conteúdos programáticos (50% da nota final, com nota mínima de 10 valores) e por uma prova oral que consiste numa apresentação de um trabalho individual que desenvolva um tema abordado na UC, ou em alternativa a resposta a questões sobre os conteúdos teóricos (50% da nota final; nota mínima de 10 valores).
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
¿ Cameron, N. l., & Schell, L. M. (2022). Human growth and development (Third edition ed.). Elsevier/AP.
¿ Completo, A., & Fonseca, F. (2019). Fundamentos de Biomecânica Músculo-Esquelética e Ortopédica (second ed.). Publindustria, Edições Técnica.
¿ Haibach, P. (2017). Motor Learning and Development, 2nd Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.
¿ Lukaski, H. C. (2017). Body Composition. CRC Press
¿ Malina, R. M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, Maturation, and Physical Activity (2nd ed.). Human Kinetics Books.
¿ Schmidt, R. A., Lee, T. D. (2019). Motor Learning and Performance, 6th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.
¿ Schmidt, R. A., Lee, T. D., Winstein, C. J., Wulf, G., & Zelaznik, H. N. (2019). Motor control and learning: a behavioral emphasis (Sixth edition. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.