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Anatomofisiologia e Nutrição no Surfing

Código: TESPSF002    Sigla: ANS
Área Científica: Medicina

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 32 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-1-T1

Teórico-Práticas: 54,00

STAT-1-T1-ERI

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Filomena da Conceição Sousa Soares Calixto - ESD   1,33
Mário André Rodrigues Ferreira - ESD   2,00
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar e descrever conceitos básicos sobre anatomia humana e fisiologia relacionados com o movimento, o esforço, a recuperação funcional e a prevenção de lesões; 
2. Desenvolver o conhecimento da estrutura e fisiologia do sistema músculo-esquelético em articulação com os sistemas de coordenação e controlo e reguladores da vida orgânica interna; 
3. Transmitir e desenvolver o conhecimento dos aparelhos e sistemas fundamentais na manutenção de funções vitais em homeostasia, em associação com a atividade física. 
4. Descrever e interpretar os princípios básicos da fisiologia, anatomia aplicados à preparação, execução e adaptação de uma atividade de surfing
5. Conhecer as necessidades alimentares do organismo, nomeadamente no fornecimento energético antes, durante e após a atividade física; 
6. Conhecer a importância da nutrição no bem-estar do indivíduo e do atleta e a sua influência do atleta quer em treino quer em competição; 
7. A dieta de um atleta no treino e na competição.

Conteúdos programáticos

1. O corpo humano em movimento; 

2. Sistemas de Integração, Coordenação e Controlo do Movimento; 
3. Coordenação e controlo da atividade músculo-esquelética; 
4. Sistemas de Regulação e Manutenção do Meio; 
5. Aparelho Cardiovascular; 
6. Aparelho Respiratório. 
7. Aparelho Digestivo. 
8. Aparelho Urinário; 
9. Introdução ao Estudo da Nutrição. 
9.1. Bioquímica da Nutrição. 
9.2. Principais classes de nutrientes - Estrutura e função no equilíbrio do organismo. 
9.3. Glícidos. Prótidos. Lípidos. Vitaminas e sais minerais. 
9.4. A dieta de um atleta no treino e na competição. 9.5. Metabolismo dos nutrientes energéticos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos com vista à habilitação do aluno para o exercício da atividade profissional, foram definidos os conteúdos, organizados em fases, que visam o desenvolvimento destas competências e autonomia na realização das tarefas específicas da profissão.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Modelo de Avaliação: 

1) Época Normal: 
1.1. Avaliação contínua: 3 fichas escritas numa escala de avaliação de 20 valores: Classificação Final = [(1ª Ficha escrita x 1) + (2ª Ficha escrita x 1) + (3ª Ficha escrita x 2)  / 4] . 
1.2. Exame final: Exame escrito (50%) + Exame Oral (50%)
2) Época de Recurso: A avaliação em Época de Recurso incide sobre toda a matéria lecionada na UC e é constituída por 2 partes:- Uma prova escrita (exame escrito);- Uma prova oral (exame oral) para os alunos com avaliação final na prova escrita igual ou superior a 7,5 valores. Caso o aluno tenha acima de 7,5 valores na Prova Escrita a nota final do aluno resultará da seguinte fórmula: Classificação Final = [(Prova escrita) + (Prova Oral) / 2] 
3). Alunos em situação especial: de acordo com o RACC da ESDRM em vigor. Os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de Anatomofisiologia e Nutrição no Surfing vai desenvolver-se no 1º semestre do ano letivo através da lecionação de e teórico-práticas (2 aulas de 120`por semana). Pretende-se que a UC tenha uma forte componente teórico-prática. As aulas teórico-práticas têm a sua base de trabalho nas metodologias de formação-aplicação no que diz respeito ao trabalho de intervenção, nomeadamente no que se refere aos conteúdos de anatomia e fisiologia e sua aplicação no nas modalidades de Surfing. Têm ainda como finalidade a transmissão e consolidação de alguns conteúdos de natureza teórica e também a abordagem dos conteúdos através de formas práticas de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Casa, Armstrong , Hillman, Montain, Reiff, Rich, Roberts, Stone. Position Statement: Fluid Replacement for Athletes Journal of Athletic Training. 2000;n35(2):212¿224. 

- Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor ¿ Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa FMH. 
- Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor ¿ Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à atividade física. Lisboa FMH. 
- Correia, P.; Espanha, M.; Oliveira, R; Pascoal, A.; Freitas, S. (2011). Aparelho Locomotor. Exercícios e Estudos Práticos. Lisboa FMH. 
- Espanha, M.; Correia, P.; Pascoal, A. Silva, P.; Oliveira, R.. Anatomofisiologia ¿ Tomo III ¿ Funções da vida orgânica interna. Edições FMH. Lisboa. 
- Rosenbloom CA, Coleman EJ (editors) (2012).Sports Nutrition a Practice Manual for Professionals 5th Edition. Academy of Nutrition and Dietetics.  
- Seely, R. (2005). Anatomia e fisiologia, Lisboa: Lusodidacta.