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Surfing I (skate, bodysurf, surf, longboard, bodyboard, shaping e reparação de equipamentos)

Código: TESPSF003    Sigla: SURF I
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 28 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 8 100 200

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-1-T1

Teórico-Práticas: 91,00

STAT-1-T1-ERI

Teórico-Práticas: 98,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 6,67

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 13,34
Axel da Silva Bellino - ESD   1,67
Catarina Vilarinho de Carvalho Lemos Miranda Machado de Sousa - ESD   0,93
Filipe Miguel Valadão Pereira - ESD   1,40
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,80
João António Dias Curado   2,33
Nelson Ricardo Patriarca Nobre   2,00
Rodrigo Neves   2,00
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Planear e organizar, sob o ponto de vista do treino e da animação turística, atividades de Skate, Body Surf, Surf, Longboard e Bodyboard tendo em conta o tipo de grupos, os objetivos, dificuldade técnica e a exigência física. 2. Enquadrar grupos de clientes, garantindo a comunicação, a segurança, as boas práticas e a liderança do grupo durante a atividade; Realizar atividades de Skate, Body Surf, Surf e Bodyboard, aplicando os conhecimentos requeridos de hidrologia, meteorologia; 3. Interpretar os locais de prática, utilizando informação turística relevante sobre a paisagem, o património, a cultura e os produtos locais; 4. Aplicar e comunicar as metodologias e técnicas específicas da atividade. 5. Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica às diferentes populações, durante o acompanhamento e enquadramento das atividades; 6. Promover a aquisição de conhecimentos de organização em diferentes atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança. 7. Providenciar técnicas de Shaping, manutenção e reparação de equipamentos de surfing.

Conteúdos programáticos

1. Enquadramento histórico; 2. Arbitragem; 3. Material técnico; 4. Segurança ; 5. Didática específic; 6. Prática especifica; 7. Oficinas de surfing; 8. Especificidade dos materiais e equipamentos; 9. Tipologia dos shapes; 10. Shapear a prancha, Rails. 11. Acabamento.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão divididos por temas que se articulam com os diferentes objetivos. Foram considerados conteúdos de natureza teórica e prática, que deverão incluir numa primeira fase a experimentação e adaptação às diferentes modalidades (na perspetiva do praticante), e posteriormente numa perspetiva de intervenção profissional, quer seja a nível técnico, de equipamentos e de ensino da modalidade

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição teórica dos conteúdos; Atividades de discussão organizada; Aulas práticas em contexto real ; Prática simulada de atividades.

Em Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir uma tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua. Acesso exclusivo a Exame Final dos alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo.

1) Época Normal:

1. Avaliação Contínua - Conhecimentos (30%): Teste Escrito; Competências (60%): Avaliação Prática; Atitudes (10%)

2. Exame Final (nas épocas normal e recurso) -Teste escrito (35%), prova prática (35%) e prova oral (30%).

Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, mínimo de 10 valores para obter aprovação na UC.  

Alunos em situação especial De acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição teórica de conteúdos, articulada com momentos de discussão e reflexão, posteriormente articulados com prática em contexto real, deverão contribuir para o cumprimento dos objetivos de uma forma evolutiva. A prática simulada de intervenção profissional, deverá concorrer para a obtenção de competências de ensino e enquadramento destas modalidades.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Surfing. Salamander Books Ltd.Lima, P. (2008) Carcavelos e os dez mandamentos do surfista. FreeSurf Magazine, 3, 6Manual do Curso de Treinadores de Surf e Bodyboard ¿ Federação Portuguesa de Surf.Marcus, B. (2008). Extreme Surf. PavilionMoreira, M. (2007). Matriz de análise das tarefas desportivas - Sistematização de classificação estrutural - Modelo taxinómico do Surf. Lisboa, UTLFMH. Doutoramento.Moreira, M. (2009). Surf: Da Ciência à Prática. Edições da Faculdade de Motricidade Humana ¿ Universidade Técnica de Lisboa.Nathanson, A., Haynes, P., & Galanis, D. (2002). Surfing injuries. [doi: DOI: 10.1053/ajem.2002.32650]. The American Journal of Emergency Medicine, 20(3), 155-160.Rocha, J. (2008). História do Surf em Portugal. Quimera Editores.Warshaw, M. (2003) The encyclopedia of surfing. Orlando: Hartcourt, Inc.Warshaw, M. (2010) The history of surfing. Califórnia: Chronicle Bocks LLC. http://www.lulu.com/shop/steven-miller/surfboard-shaping-and-glassing/paperback/product-3368202.html http://www.foamez.com/surfboard-construction-made-easy-p-666.html http://www.foamez.com/surfboard-ding-repair-book-p-75.html http://www.foamez.com/surfboard-shaping-glassing-book-by-steven-miller-p-540.html http://www.foamez.com/surfboard-shaping-glassing-and-airbrushing-book-p-643.html http://www.foamez.com/the-ding-shop-surfboard-repair-dvd-p-820.html http://www.foamez.com/shaped-by-dick-brewer-dvd-p-774.html