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Natação, Adaptação ao Meio Aquático e às Ondas

Código: TESPSF004    Sigla: NAMAO
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 27 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 4 45 105

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-1-T1

Teórico-Práticas: 39,00

STAT-1-T1-ERI

Teórico-Práticas: 49,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Alexandre Manuel Tadeia Mesquita - ESD   2,27
Axel da Silva Bellino - ESD   0,27
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Transmitir conhecimentos que aumentem as suas opções de intervenção na orientação multilateral da sua área de especialização.

2. Natação, adaptação ao meio aquático e às ondas são atividades de elevado destaque e que servirão de complemento à especialização na área Surfing no contexto do treino e da animação turística. 

Conteúdos programáticos

1. Jogos didáticos aplicados à vertente recreativa da atividade.

2. Adaptação ao Meio Aquático (AMA) em piscina:

2.1. Noções Básicas de Aprendizagem Motora;

2.2. A Modificação da Estrutura Perceptivo-cinética na AMA;

2.3. A Modificação da Estrutura Morfológica na AMA;

2.4. A Modificação da Estrutura de Suporte na AMA;

2.5. Noções Básicas de Hidrostática e Hidrodinâmica;

2.6. As Diversas Etapas do Processo de AMA.

3. As técnicas de natação pura desportiva:

3.1. Crol; Costas; Bruços; Mariposa.

4. A prática no mar:

4.1 Adaptação às ondas;

4.2. Relação com a prancha;

4.3. Flutuabilidade e hidrodinâmica;

5. Em águas paradas (deslize com diferentes pranchas);

6. Deitado; De pé (Skimboard e SUP).

7. Relação com as ondas:

7.1 Deslize sem prancha;

7.2 Deslize com prancha;

8. Relação com prancha e com as ondas;

8.1. Técnicas/Manobras e suas relações.

9. AMA e às ondas como fator de integração.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos presentes foram divididos por áreas de conhecimento e numa perspetiva de evolução do conhecimento. Inicia-se com aspetos base de adaptação ao meio aquático, posteriormente com o contacto tecnicas de nado e outras modalidade que englobam a natação e espaços aquaticos. Os conteúdos incluem aspetos de natureza teórica e metodologias de trabalho, assim como, sessões práticas que visam a compreensão das metodologias de adaptação ao meio aquático.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição teórica dos conteúdos;

Realização de sessões práticas na praia e na piscina;

Atividades de discussão organizada e com moderação do docente.


Avaliação:

O aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe na forma escrita, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação.


1) Época Normal:

1.1. Avaliação contínua

Conhecimentos - Prova escrita (30%)

Competências - Avaliação Prática (60%)

Atitudes - Avaliação Global do Empenho (10%)


1.2. Exame final

- 1 Teste escrito (35%), 1 trabalho (35%) e 1 prova oral (30%)


Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores para obter aprovação na UC. 


2) Época de Recurso:

- 1 Teste escrito individual (35%), 1 trabalho (35%) e 1 prova oral (30%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino consideram abordagens teóricas numa fase inicial, posteriormente articuladas com sessões práticas que visam a obtenção de competências de ensino e aplicação de técnicas de adaptação ao meio aquático e às ondas. A adaptação ao mar e às ondas, numa perspetiva prática, visam melhorar as competências, no sentido em que facilitarão a sua intervenção no contexto real de trabalho, sobretudo com públicos alvo mais jovens.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Catteau, R., & Garoff, G. (1990). O ensino da Natação. São Paulo: Editora Manole. 

Chollet, D. (2003). Natación Deportiva. Enfoque científico. Barcelona: INDE. 

Hannula, D. (1995). Coaching Swimming Sucessfully. Champaign Illinois: Human Kinetics.

Langendorfer, S., & Bruya, L. (1995). Aquatic Readiness: Developing Water Competence in Young Children. USA: Human Kinetics. 

Moreno, J. A. (2001). Juegos acuáticos educativos. Barcelona: INDE. 

Moreno, J. A., & Gutierres, M. (1998). Actividades aquáticas educativas. Barcelona INDE. 

Reischle, K. (1993). Biomecânica de la natacion: Gymnos editorial. 

Sarmento, P. (2000). A experiência motora no meio aquático: Omniserviços. 

Schmidt, P. (1997). De la decouverte à la performance. Paris: Éditions Vigot. 

Hannula, D. (1995). Coaching Swimming Sucessfully. Champaign Illinois: Human Kinetics.

Maglisho, E. (1994). Swimming Even Faster. USA Mayfield.

Observações