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Segurança e Gestão do Risco I

Código: TESPSF006    Sigla: SGR I
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 26 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 4 45 105

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-1-T1

Teórico-Práticas: 42,00

STAT-1-T1-ERI

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
António José Ferreira Albano - ESD   1,87
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   1,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Aquisição de múltiplos saberes e competências, na área do conhecimento, saber fazer e saber ser, relacionados com a segurança dos diferentes atores;
2. Desenvolver capacidades de prevenção e gestão de risco, tendo como referência o planeamento, a legislação específica, as características dos materiais, os contextos de prática, as condições meteorológicas, a qualificação dos técnicos e a utilização de matrizes de risco para guarda contra os riscos. incidentes e acidentes;
3. Promover boas práticas profissionais em matéria de segurança;
4. Desenvolver recursos de avaliação crítica e de segurança em DN;
5. Produzir e disseminar conhecimentos específicos;
6. Aplicar metodologias de gestão de risco adequadas nas atividades; Dominar os conceitos básicos e aplicar a terminologia; Aplicar metodologias e técnicas de avaliação de risco, tanto do ponto de vista da organização, como para técnicos e clientes; Selecione e avalie alternativas para minimizar o risco.

Conteúdos programáticos

1. Introdução à gestão de riscos e sua relevância;
2. Visão geral do turismo em Portugal;
3. Atividades de aumento de risco;
4. Gerenciamento de risco versus gerenciamento de segurança;
5. Responsabilidade e legislação específica;
6. Conceitos básicos e terminologia;
7. Processo e fases de gerenciamento de riscos;
8. Abordagem geral da ISO 31000 2009;
9. Processo de gerenciamento de riscos;
10. Fases do processo de gestão de riscos nas atividades de turismo outdoor;
11. Abordagens metodológicas específicas;
12. Critérios e técnicas;
13. Percepção de risco, comunicação e motivações para aceitação de risco;
14. Identificação e compreensão das causas dos acidentes;
15. Relações causais e modelos acidentais;
16. Noções básicas de investigação de acidentes;
17. planejamento de contingência e resposta a emergências;
18. Análise de casos de boas (e menos boas) práticas profissionais;
19. Metodologias aplicadas à segurança e gestão de riscos;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Atendendo aos objetivos de aprofundar os conhecimentos adquiridos de forma a permitir ao aluno o exercício da atividade profissional, foram definidos os conteúdos, organizados em fases, que visam o desenvolvimento dessas competências e autonomia no desempenho das tarefas específicas da profissão.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Época normal o aluno deve cumprir 75% de atendimento. Deverá, até à 4ª aula, informar por escrito a avaliação a incluir. Se não informar, o aluno é considerado em Avaliação Contínua.
1) Época normal
Avaliação contínua
1 trabalho de grupo (40%): 1 trabalho de grupo sobre tópicos a serem designados pelo professor
1 teste escrito individual (35%)
Participação e disponibilidade (25%): Avaliação da qualidade da participação e intervenção do
aluno em sala de aula, aspectos de disponibilidade e relacionamento com o professor e colegas.
Obrigatório 9,5 em cada parâmetro
1.2. Exame final
1 teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 teste oral (30%)
Obrigatório 9,5 em cada parâmetro
2) Época de Recurso
1 teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 teste oral (30%)
3) Alunos em situação especial devem entrar em contato com o professor


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Foram definidas metodologias de ensino que constituem essencialmente situações de aplicação e natureza prática, visando sempre a autonomia do aluno e que permitem assimilar os conteúdos programáticos definidos e atingir os objetivos da unidade curricular. Assim, de forma a atingir todos os objetivos pretendidos, todas as metodologias de ensino acima descritas serão utilizadas em cada um.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, M.C.T., Silva, F.A.S. (2009). Gestão do risco em animação turística. Riscos industriais e emergentes, C. Guedes Soares, C. Jacinto, A.P. Teixeira, P. Antão (Eds), Edições Salamandra, Lisboa, ISBN 978-972-689- 233-5, 309-322.
Appenzeller, H. (2005). Risk management in sport. Issues and strategies. Carolina Academic Press, EUA.
AS/NZS (2004). Risk Management. AS/NZS 4360:2004. Australian/New Zealand Standards.
Beedie, P. & Hudson, S. (2003). Emergence of mountain-based adventure tourism. Annals of Tourism Research, 30, 3, pp 625-643. doi:10.1016/S0160-7383(03)00043-4
CCTT, BCATPAC (2003). Risk management for outdoor programs: a handbook for administrators and instructors. Centre for Curriculum, Transfer and Technology and British Columbia Tourism Programs Articulation Committee, British Columbia, Canada.

Observações

O modelo de avaliação pode ser alterado de acordo com os procedimentos inererntes ao COVID