Código: | TESPSF009 | Sigla: | IBDMS | |
Área Científica: | Desporto |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TESPSF | 27 | Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 | 1º | 4 | 45 | 105 |
Teórico-Práticas: | 6,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- Definir a Biomecânica e enquadrá-la epistemologicamente. - Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de relação entre os diferentes objetivos da Biomecânica do Desporto - Identificar e descrever os tipos de movimento, as leis do movimento e os princípios biomecânicos subjacentes. - Adquirir conhecimentos e desenvolver competências ao nível da biomecânica dos ossos, músculos e articulações. - Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise cinemática, cinética, equilíbrio e estabilidade no rendimento nas técnicas de surfing. - Descrever os conceitos: maturação, crescimento e aprendizagem, como entidades relacionadas, mas distintas; - Distinguir as diferentes fases de desenvolvimento e identificar os critérios de corte entre fases; - Identificar e descrever as fases de aquisição, retenção e transfer; - Determinar e identificar curvas de aprendizagem; - Identificar e descrever os fatores envolvidos na aprendizagem e respetivas interações.
Biomecânica: conceitos, princípios e terminologia; objeto e áreas de estudo em Biomecânica. - Aspetos biomecânicos da estrutura óssea, articulações e função muscular; Fatores mecânicos que afetam a força muscular. - Fundamentos de cinemática; cinemática do movimento do projétil. Cinética: comportamento mecânico de corpos em contato - Centro de gravidade. - Mecânica dos Fluidos. Eletromiografia. Termografia. - Técnicas de recolha e análise de variáveis biomecânicas Aprendizagem e desenvolvimento motor. - Aprendizagem e desenvolvimento humano. - Desenvolvimento, amadurecimento, crescimento e aprendizado. - Dimensão de análise do desenvolvimento humano. - Principais fases do desenvolvimento humano. - Caracterização geral das fases da infância, adolescência, idade adulta e senescência. - A Pirâmide do Desenvolvimento Motor. - Períodos sensíveis e períodos críticos de desenvolvimento. - O que é aprender.
Os conteúdos foram definidos, tendo em conta os objetivos da unidade curricular, de modo a garantir que no final da unidade curricular alunos são capazes de Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de análise cinética e cinemática, descrever os conceitos de maturação, crescimento e aprendizagem e identificar e descrever os fatores envolvidos na aprendizagem e respetivas interações.
Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos programáticos e realização de fichas práticas. Nas aulas teóricas são expostos os temas relativos aos conteúdos programáticos da unidade curricular com recurso a diapositivos e vídeos. Nas aulas teórico-práticas os alunos realizam fichas práticas sobre temas lecionados nas aulas teóricas. Para fazer avaliação contínua o estudante tem que estar presente em 75% das horas de contacto lecionadas em cada módulo de formação. A avaliação contínua é obtida através de um trabalho de grupo e um teste escrito. Avaliação contínua = (trabalho de grupo x 0,4) + (participação e atitudes x 0,2) + (teste escrito x 0,4). Avaliação final = (teste escrito x 0,5) + (prova oral x 0,5). Avaliação exame = (exame escrito x 0,5) + (exame oral x 0,5). Os alunos em situação especial devem contactar o regente da Unidade Curricular no início do semestre para definirem alternativas ao processo ensino-aprendizagem e avaliação.
As metodologias foram definidas em relação aos recursos existentes, tendo em conta os objetivos da unidade curricular, permitindo aos alunos adquirir conhecimentos e desenvolver competências teóricas e teórico-práticas relativamente aos conteúdos abordados.
Em situações excecionais, quando não for possível realizar aulas presenciais, estas serão substituídas por aulas à distância (online) via Colibri-Zoom, sem alterações no modelo de avaliação.