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Teoria e Metodologia do Treino no Surfing

Código: TESPSF010    Sigla: TMTF
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 27 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 4 45 105

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

STAT-1-T1-ERI

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Axel da Silva Bellino - ESD   1,20
Catarina Vilarinho de Carvalho Lemos Miranda Machado de Sousa - ESD   0,80
João António Dias Curado   1,00
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da Fisiologia do Esforço às atividades físicas; 2. Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da avaliação da aptidão física; 3. Conhecer protocolos de avaliação da aptidão física; 4. Desenvolver conhecimentos de prescrição das atividades físicas; 5. Conhecer metodologias de investigação em avaliação e prescrição das atividades físicas; 6. Conhecer especificidades de resposta à atividade física em grupos especiais.

Conteúdos programáticos

1. Benefícios e riscos associados à atividade física; 2. Estratificação do Risco e despiste de problemas de saúde; 3. Avaliação da Aptidão Física (AF); 4. Testes de avaliação da AF e interpretação de resultados; 5. Interpretação dos resultados dos testes; 6. Prescrição da Atividade Física; 7. Estudo de caso; 8. O corpo humano em contexto outdoor: Efeitos do ambiente nos participantes: envolvimento psicológico dos clientes; medos; vertigem; motivação. 9. Conceitos-chave sobre o metabolismo e regulação térmica: Desidratação; hipotermia; exaustão; lesões e stress 10. Teoria e Metodologia do Treino Desportivo (Modalidades Individuais) 11. Carga de treino e processos adaptativos 11.1. Modelo simplificado da supercompensação 11.2. Noções básicas da organização do treino desportivo 11.3. O exercício de treino 12. O treino desportivo como um sistema integrado 12.1. A competição desportiva 12.2. Os fatores do treino desportivo e sua integração 12.3. Treino técnico 13. Treino físico 13.1. As qualidades físicas: definição e inter-relação 13.2. Treino tático 13.3. Periodização - noções básicas 14. O treino das qualidades físicas 14.1. Resistência 14.2. Força 14.3. Velocidade 14.4. Flexibilidade 14.5. Equilíbrio 14.6. Agilidade 14.7. Coordenação 15. A sessão de treino 15.1. Plano da sessão de treino 15.2. Estrutura da sessão de treino 15.3. Tipos de sessão de treino 15.4. Gestão do esforço e da fadiga 16. Teoria e Metodologia do Treino Desportivo (Modalidades Coletivas) 16.1. Rendimento desportivo 16.2. Conceitos e modelos estruturais 16.3. Unidade do processo treino/competição (diagnóstico, planificação, aplicação e controlo) 16.4. Exercício de treino como elemento integrador dos diferentes componentes do treino 16.5. O treino e a melhoria do rendimento desportivo 16.6. Princípios do treino 17. Planeamento da formação desportiva 18. Sessão de treino 18.1. Estrutura da sessão de treino 18.2. Planeamento da sessão de treino 18.3. Tipos de sessão de treino 19. Fundamentos da luta contra a dopagem 19.1. Objetivos da luta contra a dopagem 19.2. Controlos de dopagem: em competição e fora de competição 19.3. Educação e informação 20. Treino complementar 20.1. Fundamentos 20.2. Caracterização dos equipamentos 20.3. Plataformas (step, caixas saltos, plintos) 20.4. Superfícies instáveis (bolas, pranchas, rolos) 20.5. Sistemas de suspensão 20.6. Resistências (pesos, bandas, elásticos) 21. Treino técnico 21.1. Posição base (planos inclinados e superfícies instáveis) 21.2. Take¿off (com resistências e superfícies instáveis) 21.3. Rotações (com resistências e superfícies instáveis)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os vários conteúdos abordados, no seu conjunto, constituem a base do conhecimento teórico e técnico necessários para a avaliação e prescrição da atividade física e  planeamento do treino previstos nos objetivos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição teórica dos conteúdos, através de diapositivos e suporte informático; -Atividades de discussão organizada e com moderação do docente em sala de aula; -Aulas práticas em contexto real de prática; 


Modelo de avaliação:Época Normal: o aluno deve cumprir 75% de presenças às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar (contínua ou exame final). Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir uma tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua.

1) Época Normal: Avaliação contínua:

Conhecimentos - Prova escrita (30%)

Competências - Avaliação Prática (60%)

Atitudes - Avaliação do Empenho (10%)


2) Exame final (Época Normal e Recurso) - 1 Teste escrito (35%), 1 Av. Prática (35%) 1 prova oral (30%) 

Para aprovação deverão obter nota mín. de 10 valores em cada parâmetro, em ambas as épocas.
3) Alunos em situação especial De acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A articulação entre a componente teórica e a sua aplicação em contexto prática (e.g. ginásio) fornecem a aquisição das competências necessárias para atingir os objetivos propostos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine (2013). ACSM¿s Guidelines for exercise testing and prescription (9th ed). Philadelphia: Lippincott Williams e Wilkins. McArdle, W. D., Katch, F. I., Katch, V. I. (2001). Exercise Physiology ¿ energy, nutrition, and human performance (5ª Ed.). Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia. Wilmore, J. H. & Costill, D. L. (1999). Physiology of Sport and Exercise (Human Kinetics Publishers, Champaign) Córdova, A., Martínez, G. (2001). Fisiología Especial. Gymnos Editorial Deportiva, Madrid.American College of Sports Medicine. (2005). Guidelines for Exercise testing and Prescription. 7 Ed. Baltimore, Wiiliams & Williams. American College of Sports Medicine (ACSM) (2005). ACSM¿s Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 5 Ed. Williams and Wilkins, Baltimore. Sharkey, B., Gaskill S. (2006). Sport Physiology for Coaches. Ed. Human Kinetics, Champagne Chicharro, J. L. et al (2006). Actualizaciones en Fisologia del Ejercicio 2006. AFS, Madrid. 199 p. Foss, F., Keteyian, S. (2000). Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Whipp, B. J., Rossiter,H. B. (2005). The kinetics of oxygen uptake. In: Jones, A., Poole, D. (Eds.), Oxygen Uptake Kinetics. Routledge. Oxon. Ruivo, R. (2015). Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício. Self ¿ Desenvolvimento Pessoal, 2ª edição.