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Surfing II (SUP, skimboard, kayaksurf e batismo de mergulho)

Código: TESPSF012    Sigla: SURF II
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 30 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

STAT-1-T1-ERI

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Axel da Silva Bellino - ESD   1,20
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,13
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,67
João António Dias Curado   1,73
Ricardo Jorge Oliveira Ribeiro - ESD   0,13
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,27
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Planear e organizar, do ponto de vista da formação e animação turística, as actividades de SUP, Skimboard e Kayaksurf tendo em conta o tipo de grupos, objectivos, dificuldade técnica e exigências físicas.
2. Adequação de grupos de clientes, garantindo comunicação, segurança, boas práticas e liderança do grupo durante a atividade;
3. Realizar atividades de SUP, Skimboard e Kayaksurf, aplicando os conhecimentos necessários de hidrologia, meteorologia;
4. Interpretar os locais de prática, utilizando informação turística relevante sobre a paisagem, património, cultura e produtos locais;
5. Aplicar e comunicar metodologias e técnicas específicas.
6. Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica às diferentes populações, durante o acompanhamento e enquadramento das atividades;
7. Promover a aquisição de conhecimento organizacional nas diferentes atividades, considerando a especificidade de localizações, materiais e normas de segurança.

Conteúdos programáticos

1. Antecedentes históricos:
2. Arbitragem
3. Material técnico:
4. Segurança:
5. Didática específica:
6. Prática específica:
6.1. SUP: A escolha do material; Condições do mar; A entrada e saída da água; As técnicas em águas paradas; A fila; Remo do tipo taitiano; Escolha de remo: Tipos de remos; Materiais; Designs; Tamanhos; viragem com pés paralelos; Vira com o pé dominante atrás.
6.2. Skimboard: A escolha do material; Condições do mar segurança, Técnicas de lançamento e execução; Técnica de um passo; Técnica de corrida e lançamento simples; Técnica de queda do macaco; técnicas de deslizamento; Descrição das técnicas e suas progressões, com a sua execução; Técnica de colisão; Técnica Hydro
6.3. Kayaksurf: Tipologia de embarcações, Escolha dos equipamentos, Noções de organização de uma sessão de kayaksurf, Noções de segurança, Leitura de mar, seleção do spot, entradas, remada, apoios, deslizes, saída 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão divididos por temas que se articulam com os diferentes objetivos. Foram considerados conteúdos de natureza teórica e prática, os quais deverão contemplar numa primeira fase a experimentação e adaptação às diferentes modalidades (na perspetiva do praticante), e posteriormente numa perspetiva de intervenção profissional, seja ela técnica, equipamento e nível de ensino da modalidade.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

-Exposição teórica dos conteúdos;
-Organizou atividades de discussão;
- Prática específica em piscina e sala de aula.
Avaliação:
- Temporada normal o aluno deve cumprir 75% de assiduidade. Deverá, até à 4ª aula, informar por escrito a avaliação a incluir. Se não informar, o aluno é considerado em Regime de Avaliação Contínua.
1) Temporada normal:
1.1. Avaliação contínua

Avaliação (prática: 35%; Atitudes 35%: Disponibilidade, responsabilidade, comportamento, liderança; teórica 30%: Teste/trabalho ou relatório)


1.2. Exame final
- 1 teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 teste oral (30%)
9,5 valores obrigatórios em cada
2) Época de Recurso
- 1 teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 teste oral (30%)

3) Alunos em situação especial
deve contatar o regente


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição dos conteúdos teóricos, articulada com momentos de discussão e reflexão, posteriormente articulada com a prática em contexto real, deve contribuir para o cumprimento dos objetivos de forma evolutiva. A prática simulada de intervenção profissional deve concorrer para a obtenção de competências de ensino e acompanhamento dessas modalidades.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Brubakk, Alf O; Neuman, Tom S (2003).Bennett and Elliott's physiology and medicine of diving, 5th Rev ed. United States: Saunders Ltd. p.304. ISBN0-7020-2571-2. Butler FK (2004)."Closed-circuit oxygen diving in the U.S. Navy". Undersea Hyperb Med 31 (1): 3¿20. PMID 15233156. Retrieved 25 April 2008. Elert, Glenn (2002)."Density of Seawater". The Physics Factbook. Retrieved 16 April 2010. González, T. (s/d)
Hegde, M (30 September 2009)."The Blue, the Bluer, and the Bluest Ocean". NASA Goddard Earth Sciences Data and Information Services. Retrieved 27 May 2011. Lippmann, John; Mitchell, Simon (2005). "Oxygen". Deeper into Diving (2nd ed.). Victoria, Australia: 

Observações

O modelo de avaliação pode ser ajustado com referência às medidas relacionadas ao COVID