Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Assimilar a importância da Psicologia no desenvolvimento e compreensão do desporto, das atividades físicas e da animação;
2.Conhecer a história da psicologia do desporto e exercício, a sua natureza e organização, bem como as principais metodologias de intervenção;
3.Identificar e descrever aspetos psicológicos e psicossociais que influenciam o desempenho;
4.Identificar e descrever os fatores motivacionais da prática desportiva;
5.A relação treinador-atleta;
6.Descrever e interpretar os princípios da psicologia e de que forma se aplicam à preparação, execução e adaptação de programas outdoor centrados no cliente;
7.Dinamizar grupos e aplicar as melhores práticas de liderança em atividades outdoor no que respeita à gestão de grupos e à interação humana.
Conteúdos programáticos
I. Psicologia do Desporto 1. Psicologia do Desporto; Fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva;A motivação e o processo de treino; Relação treinador- atleta. 2. Psicologia aplicada às atividades de outdoor; Princípios da Psicologia e conceitos de zona de conforto, saúde física e mental; Princípios da psicologia aplicada e Zona de conforto, perceção do risco às atividades de surfing; Psicofisiologia aplicada; Educação social e impacto ambiental. II. 3. Liderança e gestão de grupos; Interação humana; Conceito de tomada de decisão 4. Gestão de grupos; Dinâmica de grupos; Boas práticas na liderança de atividades de surfing; Questões éticas: valores e ética na liderança em atividades de surfing
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Colocar os alunos em contacto com a prática. O programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teóricas-práticas se privilegia experienciar, resolução de fichas e apresentações orais, criar atividades, jogos, estudos de situações reiais que permitam a participação dos alunos a partir da sua situação. Avaliação Continua (nenhum dos elementos pode ser inferior a 7,5): 4x15% Fichas de trabalho + 25% PTB (Desenvolvimento de projeto de Act.Team Building) + 15% Apresentação do Projeto(APTB). Nota Final = 60% Fichas de trabalho+ 25%DPTB+15%ATB.Obrigatório 2/3 presenças. Final: Teste (50%) + Projeto (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos apresentam-se
numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à
Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em
diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem
para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão
sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no
sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações
profissionais inseridas num determinado grupo
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bausmeisteir, R.&Leary, M.(1995).The Need to Belong. Desire for Interpersona Attachments s a Fundamental Human Motivation, Psychological Bulletin, 117, 497-529
Borrego, C., Palmi, J.&Silva, C.(2012).Programa de Intervención psicológica para la optimización del concepto de equipo (team building) en jóvenes deportista. Revista de Psicología del Deporte, 21(1)49-58; Carron, A.& Hausenblas, H.(1998). Group Dynamics in Sport. Morgantown: Fitness Information Technology; Carron, A., Hausenblas, H.&Eys M.(2005). Group Dynamics in Sport. 3rd Eds. Morgantown Fachada, M.(2003). Psicologia das Relações Interpessoais, Eds Rumo, 1º2ºVol Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds Midura, D. W. & Glover D. R. (2005). Essentials of Team Building. Principles and Practices. Human Kinetics. O'Connell, T. & Cuthbertson, B. (2009). Group Dynamics in Recreation and Leisure. Creating Conscious Groups Through an Experiential Approach. Human Kinetics.