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Surfing III (Surfing Adaptado e Arte de Marinharia)

Código: TESPSF015    Sigla: SF III
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 17 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 5 35 125

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-2-T1

Teórico-Práticas: 35,00

STAT-2-T1-ERI

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,66
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,33
César Pedro Vitorino Neves de Oliveira - ESD   0,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,13
João António Dias Curado   0,93
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.Transmitir conhecimentos que aumentem as opções de intervenção no surfing adaptado e na arte de marinharia e navegação;
2.Planear e organizar, sob o ponto de vista do treino e animação turística, atividades de surfing adaptado;
3.Enquadrar grupos, garantindo a comunicação, segurança, boas práticas e liderança do grupo durante a atividade;
4.Aplicar e comunicar as metodologias e técnicas específicas da atividade;
5.Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica nesta população específica, durante o acompanhamento e enquadramento das atividades;
6.Promover a aquisição de conhecimentos de organização em diferentes atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança;
7.Apresentar um contexto mais vasto da importância da respiração no surfing;
8.Conhecer as recomendações na administração do potencial da respiração na saúde e no desenvolvimento de competências físicas com distintos objetivos, com especial destaque no surfing.

Conteúdos programáticos

1. Desporto para Todos:
1.1 Contexto histórico e caracterização do desporto para pessoas c/ deficiência (CD);
2. Surfing Adaptado:
2.1 Tipos de deficiência/funcionalidade, necessidades específicas e modalidades desportivas;
2.2 Técnicas de respiração: conceito de respiração e sua importância; respiração na saúde e no desenvolvimento de competências físicas no surfing;
2.3 Surfing nas 4 vertentes;
2.4 Noções de elegibilidade e classificação;
2.5 Relação treinador-atleta CD e atleta CD-grupo/classe;
2.6 Guia de boas práticas de acessibilidade;
3. Ajudas técnicas e tecnologias de apoio ao desenvolvimento da autonomia;
4. Adaptação do modelo de treino e organização da sessão;
5. Sessão prática c/ pessoas CD;
6. Arte de Marinharia: conceptualização e aplicabilidade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: os pontos 1 a 6 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º ao 8.º objetivos definidos.
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula e no exterior, ambos asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas interativas.
Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 75% de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: 2 
provas escritas (10%+30%) e 2 provas práticas (30%+30%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores nos 3 elementos); Classificação final: média ponderada; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará.
Alunos que não optarem pela avaliação em época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (40%) e oral (60%), presencial e individual (nota mínima de 10 nos 2 elementos), onde deverá ter uma classificação igual/superior a 10; Classificação final: média ponderada.
Alunos em situação especial: De acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma exploração mais aprofundada e detalhada no âmbito das sessões junto da população com necessidades especiais (NE), assim como na arte de marinharia, com a realização de exercícios práticos, individualmente e/ou em grupo, e através de reflexões sobre as sessões realizadas em contexto real.
Privilegia-se a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Os alunos terão contacto com a realidade através da experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada, individualmente e/ou em grupo, por via de simulações, estudos de caso, dramatizações ou jogos de papéis. Possibilita-se a observação, análise e discussão de situações, ou cenários relevantes, em contexto real ou simulado, de forma direta ou através de registo audiovisual, individualmente ou em grupo, com ou sem preparação prévia dos alunos, em regime presencial ou à distância. O material pedagógico de apoio a todas as aulas, assim como o programa e sumários serão disponibilizados na plataforma moodle da unidade curricular, visando a preparação dos alunos para as aulas, de modo que o seu papel seja mais ativo e simultaneamente proporcione a interiorização de conhecimentos e a manifestação adequada de aptidões e atitudes.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- APCAS (2017). Desporto com sentido. Manual de desporto adaptado (2 ed). APCAS;
- Brulé, D. (2017). Just breathe: mastering breathwork. Simon and Schuster.- D. D. e Inovação do Turismo de Portugal, IP (2014). Guia de Boas Práticas de Acessibilidade - Turismo Ativo. Turismo de Portugal, IP e FPDD;
- FPDD (2016). Desporto para Pessoas com Deficiência - Manual de Curso de Treinadores de Desporto - Grau I e Grau II. IPDJ, IP;
- F.P.S. (2015). Referenciais de Formação em Surfing - Grau I. IPDJ;
- Moreira, M., Lopes, J., & Santos, L. (2016). Desporto com sentido - Surf. APCAS;
- Nestor, J. (2020). Breath: The new science of a lost art. Penguin.
- Vitorino, A., Monteiro, D., Moutão, J., Morgado, S., Bento, T., & Cid, L. (2015). Atividade física adaptada na população com necessidades especiais. Revista Científica da FPDD - Desporto e Atividade Física para Todos, 1(1), 46-50;
- Winnick, J.P. & Porretta, D.L. (2017) (Ed.). Adapted physical education and sport (6 ed). Human Kinetics.

Observações

Tento em conta a pandemia da COVID-19, o ponto 5 dos conteúdos programáticos, nomeadamente "Sessão prática com pessoas com deficiência", com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, bem como das instituições e organizações que fornecem apoio a populações especiais, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à sua realização.
Neste contexto excecional, as aulas teórico-práticas podem ser lecionadas por videoconferência, a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos) de sessões práticas realizadas junto de populações especiais, bem como com recurso à plataforma moodle. De igual modo, a avaliação (contínua, época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência e com recurso à plataforma moodle, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.