Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Contextualizar o turismo de ar livre no quadro do subsetor da animação turística.
2.Reconhecer a legislação direta e conexa aplicável aos AAT e OMT
3.Caracterizar os principais produtos de turismo de ar livre.
4.Conhecer o processo de criação da experiência turística
5.Saber pesquisar e desenvolver informação sobre os conteúdos a desenvolver num produto turístico de surfing.
6.Saber adequar atividades de surfing aos contextos práticos da Animação.
7.Reconhecer a importância da aplicação dos princípios de planeamento e de gestão das atividades de Surfing.
8.Planear e gerir atividades de surfing de forma eficiente e com qualidade
9.Ajustar o planeamento e gestão das atividades de surfing, em função das particularidades e do contexto em questão.
10.Reconhecer e aplicar o código de boas práticas, no âmbito das atividades de planeamento e gestão.
11.Utilizar ferramentas de planeamento e gestão de atividades de surfing.
Conteúdos programáticos
I. Enquadramento da Animação Turística e do Turismo de ar livre
1. Caraterização e delimitação
2. Enquadramento jurídico das AAT e OMT e legislação conexa
3. Identificação dos órgãos do poder central, regional e local que tutelam e/ou se relacionam com o turismo de ar livre
4. Aplicação prática da legislação à organização de atividades de Surfing
5. A diversidade de produtos de turismo de ar livre
II. Experiência turística
1. As exigências do novo consumidor
2. A experiência turística
3. Envolvimento do turista na experiência
4.Fatores influenciadores da experiência turística
4.1. Atributos Fisicos
4.2. Atributos sociais
4.3. Atributos psicossociológicos
4.4. Os produtos e serviços de apoio
5.Processo experiencial
III. Planeamento de programas de surfing
Conceito de planeamento e sua aplicação
Fases do planeamento
Orçamentação
Negociação e parcerias
Organização, execução e impacto
Qualidade dos serviços
IV. Planificação e Gestão de um programa de surfing
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Considerando os objetivos de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos com vista à habilitação do aluno para o exercício da atividade profissional, foram definidos os conteúdos, organizados em fases, que visam o desenvolvimento destas competências e autonomia na realização das tarefas específicas da profissão.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Exposição teórica dos conteúdos, através da utilização de diapositivos e suporte informático; Atividades de discussão organizada e com moderação do docente; Realização de trabalhos individuais e em grupo em sala de aula.
Época normal, avaliação contínua: o aluno deve cumprir 75% de presenças nas horas de contacto, salvo alunos em situação especial. Elementos de avaliação:
A - Prova escrita (50%)
B - Apresentação do projeto de produto/Serviço(30%)
C - Avaliação das sessões práticas (20%)
Mínimo de 10 valores para ser considerado aprovado.
Os alunos que não optarem pela avaliação contínua ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial.
Exame final (épocas normal e de recurso): Prova escrita (40%) e oral (60%), presencial e individual (nota mínima de 8 nos 2 elementos), onde deverá ter uma classificação igual/superior a 10.
Alunos em situação especial: De acordo com o regulamento da ESDRM em vigor
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A UC de Produtos e Serviços de Surfing vai desenvolver-se no 1º semestre do ano letivo através da lecionação de e teórico-práticas. Pretende-se que a UC tenha uma forte componente teórico-prática. As aulas teórico-práticas têm a sua base de trabalho nas metodologias de ¿formação-aplicação¿ no que diz respeito ao trabalho de intervenção, nomeadamente no que se refere aos conteúdos de Produtos e Serviços e sua aplicação no nas modalidades de Surfing. Têm ainda como finalidade a transmissão e consolidação de alguns conteúdos de natureza teórica e também a abordagem dos conteúdos através de formas práticas de aprendizagem.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Lança, Rui. (2004). Animação Desportiva e Tempos Livre. Perspetivas de Organização. Desporto e Tempos Livres. Lisboa
Hudson, S. (2003). Sport and Adventure Tourism. The Haworth Hospitality Press.
Human Kinetics. USA; Daly, J. (2000). Recreation and Sport Planning and Desingn. Human Kinetics. USA;
Swarbrooke, J.. (2003). Adventure Tourism: The New Frontier. Butterworth Heinemann. UK.
Turismo de Portugal (2013). Animação Turística- Guia para empresários e empreendedores. Turismo de Portugal
Zatóri,A. (2013). Tourism Experience Creation From a Business Perspective. PhD. Corvinus University of Budapest, Budapeste.