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Organização de Eventos de Surfing

Código: TESPSF017    Sigla: OES
Área Científica: Turismo e Lazer

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 17 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-2-T1

Teórico-Práticas: 15,00

STAT-2-T1-ERI

Teórico-Práticas: 17,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   1,00
António Pedro de Sá Leal - ESD   2,00
Daniela Carina Ramos Amorim [IPLeiria]   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro de Sá Leal - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.Conhecer o conceito, os objetivos e a diversidade dos eventos desportivos e turisticos;
2.Possuir uma visa¿o global do processo de planeamento e gesta¿o de um evento desportivo na área do surfing e das suas implicações sociais, econoomicas e politicas;
3.Conhecer e saber gerir as diferentes fases de organizacao de um evento;
4. Aprender a organizar e a gerir eventos de surfing com recurso as necessarias competencias profissionais. 

Conteúdos programáticos

1.Definicao e objetivos dos eventos desportivos
1.1. Eventos de Surfing em Portugal e no Mundo
1.2 A evolucao dos eventos desportivos ao longo do tempo
1.3 Definicao e objetivos dos eventos em turismo
1.4 As principais tipologias de eventos
1.5 Impactos dos eventos desportivos
2. Planeamento e organizacao de eventos
2.1 Fases gerais de um evento desportivo
2.2. Projeto do evento
2.3 Definicao, natureza e constituicao de comites, comissoes e grupos gerais
2.4 Comunicação e marketing do evento
2.5 Gestao de equipas de trabalho
2.6 Liderança e motivação
2.7 Orcamento
2.8 Identificacao e analise de custos e receitas
3. Realização/Participação em evento de surfing

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteudos programaticos sao a operacionalizacao dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Bloco I de conteudos, corresponde aos objetivos 1, 2 e 3. O Bloco II de conteudos, responde aos objetivos 2, 3 e 4. Ao Blocos III de conteudos, correspondem os objetivos 3 e 4 indicados, articulando-se aqui a abordagem teorica, com o trabalhos de aplicacao (teorico-pratico e pratico). 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A unidade curricular tera aulas teorico-praticas, com utilização do método do caso e de idealização, promovendo a participacao dos estudantes atraves da (1) exploracao de temas aplicados (Case Studies), (2) exposicao e avaliacao das parcelas (briefings) dos conteúdos discutidos em cada parte do conteúdo programático.

Avaliação contínua
A - Prova escrita (50%)
B - Apresentação do projeto de evento (30%)
C - Avaliação das sessões práticas (20%)

Os alunos devem estar presentes em pelo menos 75% das horas de contacto.
Se em algum dos elementos de avaliação abaixo indicados o aluno obtiver uma classificação inferior a 10 valores sairá do processo de avaliação contínua.

Exame final (e¿pocas norma e de recurso): Prova escrita (40%) e oral (60%), presencial e individual (nota minima de 8 nos 2 elementos), onde devera¿ ter uma classificacao igual/superior a 10.
Alunos em situacao especial: De acordo com o Regulamento de Avaliacao da ESDRM em vigor. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com o uso de metodologias ativas de ensino, envonve-se o estudante no processo de ensino-aprendizagem. Por meio do uso de apresentacao de problemas, estudos de caso e na apresentacao de trabalhos individuais sao desenvolvidas as capacidades de exposicao das ideias, opinioes, capacidades de argumentacao e associação da teoria com a prática.

A abordagem dos conteudos e feita atraves da exposicao teorica associada à discussão, problematização e aplicação prática. Na exposicao dos conteudos, é privilegiada a apresentacao de casos praticos, permitindo criar uma base de trabalho e o desenvolvimento novas competências, incluindo-se o contexto desportivo.

A realizacao dos trabalhos e avaliações permitem aos estudantes desenvolverem as capacidades necessarias à aquisição dos conhecimentos e competências inerentes à organização de eventos desportivos. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Isidoro, Ana., et al. (2013). Manual de Organizacao e Gesta¿o de Eventos. Lisboa: Edicoes Silabo.
Turismo de Portugal (2013). Animacao Turistica- Guia para empresarios e empreendedores. Turismo de Portugal.
Mallen, C., & Adams, L. J. (2008). Sport, recreation and tourism event management: theoretical and practical dimensions. Oxford: Elsevier Inc.
Madeira, B., Caetano, J., Raquilha, L., & Santos, R. (2007). Gestao de Marketing de Eventos Desportivos. Lisboa: Platano Editora.
Lanca, Rui. (2004). Animacao Desportiva e Tempos Livre. Perspetivas de Organizacao. Desporto e Tempos Livres. Lisboa
Kinetics. USA; Swarbrooke, J.. (2003). Adventure Tourism: The New Frontier. Butterworth Heinemann. UK.
Hudson, S. (2003). Sport and Adventure Tourism. The Haworth Hospitality Press. Human Kinetics. USA.
Daly, J. (2000). Recreation and Sport Planning and Desingn. Human Kinetics. USA.