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Surfing e Meio Ambiente

Código: TESPSF019    Sigla: SMA
Área Científica: Turismo e Lazer

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 19 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

STAT-2-T1

Teórico-Práticas: 42,00

STAT-2-T1-ERI

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Paulo Filipe da Rosa - ESD   0,13
Ricardo Manuel Nogueira Mendes - ESD   2,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Filipe da Rosa - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.Conhecer a importância da natureza no desenvolvimento das sociedades
2.Identificar os fatores condicionantes da paisagem.
3.Interpretar a paisagem sob os pontos de vista da geomorfologia, da fauna, da flora e da intervenção humana.
4.Conhecer os princípios de desenvolvimento sustentável das zonas costeiras e estratégias para a sua operacionalização
5.Conhecer a dinâmica do território protegido em Portugal
6.Conhecer as áreas protegidas que abrangem territórios marinhos e respetivos aspetos de gestão e ordenamento
7.Tomar conhecimento dos objetivos e características do turismo de natureza.
8.Conhecer os impactos das atividades de surfing e estratégias para a sua minimização
9.Conceber e preparar atividades de surfing na perspetiva da divulgação do património ambiental.
10.Conceber e preparar atividades de surfing de forma ambientalmente responsável, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável

Conteúdos programáticos

I. Relação Homem-meio ambiente
II. Paisagem, geomorfologia, biodiversidade e sustentabilidade das zonas costeiras
III. Áreas protegidas 
IV. Impactos ambientais das atividades de surfing e sua gestão
V. O Meio ambiente como recurso turístico e meio de trabalho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Bloco I de conteúdos, corresponde ao objetivo 1. O Bloco II de conteúdos, responde aos objetivos 2,3 e 4. Ao Bloco III, correspondem os objetivos 5,6 e 7. Ao Bloco IV, corresponde o objetivo 8. Ao Bloco V, correspondem os objetivos 9 e 10.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição teórica dos conteúdos, através da utilização de diapositivos e suporte informático; Atividades de discussão organizada e com moderação do docente; Realização de trabalhos individuais e em grupo em sala de aula.
Época normal, avaliação contínua: o aluno deve cumprir 75% de presenças nas horas de contacto, salvo alunos em situação especial. 1) Teste escrito: 35% 2) Trabalho de grupo: 65% (45% Trabalho escrito e 20% para a apresentação oral).
Mínimo de 10 valores para ser considerado aprovado.
Os alunos que não optarem pela avaliação contínua ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame final (épocas normal e de recurso): Prova escrita (40%) e oral (60%), presencial e individual (nota mínima de 8 nos 2 elementos), onde deverá ter uma classificação igual/superior a 10.
Alunos em situação especial: De acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia utilizada permitirá uma aquisição processual dos conhecimentos, na medida em a exposição teórica (1º momento de contato com determinado conteúdo) será posteriormente complementada com exercícios de aplicação, discussão e reflexão, individualmente ou em grupo, o que permite um aprofundamento e consolidação do conhecimento obtido e perspetivas da sua aplicação prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalhinho, L. (coord.) (2014) Desporto de Natureza e Turismo Ativo. Contextos e Desenvolvimento. Edições ESDRM, Rio Maior.

Eagles, P. Mcool, S. & Haynes, C. (2002) Sustainable Tourism in Protected Areas: Guidelines for Planning and Management World Tourism Organization.

Font, J. & Tribe, J. (2002) Forest Tourism and Recreation: Case studies in environmental management CABI Publishing.

Harris, R.; Griffin, T. & Williams, P. (2003) Sustainable Tourism: A Global Perspective. Burlington.

Hudson, Simon (2003). Sport and Adventure Tourism: Ed. Haworth Hospitality Press, 89 ¿ 111

Rosa,P. (2014) Desporto, Recreação e Turismo em Áreas Protegidas. Modelo de Gestão Participada para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Tese de Doutoramento não publicada. Universidade da Madeira, Madeira.