Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Enriquecer a componente profissional da formação;
2.Desenvolver trabalho, em contexto real, sob supervisão, visando a consolidação de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho adquirido na parte curricular do curso;
3.Criação de hábitos de reflexão crítica sobre as situações reais vividas com os praticantes desportivos, utilizando esta sua prática como meio e oportunidade de formação;
4.Proporcionar uma experiência prática de relacionamento profissional com pessoas mais experientes;
5.Participar na vida de um clube desportivo (CD), empresa de animação turística (EAT), operador marítimo-turístico (OMT) ou de outra organização em que o Estágio decorra, envolvendo o relacionamento com os diferentes membros de uma comunidade;
6.Integrar o aluno no sistema desportivo e turístico, ao nível local, regional e nacional;
7.Desenvolver a necessidade de uma constante atualização nos domínios do conhecimento científico e pedagógico.
Conteúdos programáticos
1.Condução de sessões de treino ou experiências de surfing.
2.Orientação dos praticantes em sessões de treino ou experiências de surfing.
3.
3.1.Preparação das sessões;
3.2.Avaliação e reflexão pedagógica sobre a forma como as unidades de treino ou trabalho decorreram, sobre o grau de sucesso das medidas e propostas de trabalho aplicadas e sobre os efeitos provocados nos praticantes;
3.3.Preparação e atualização diária do Dossiê de estágio, elemento essencial de apreciação do trabalho desenvolvido pelo aluno;
3.4.Realização e preparação das tarefas necessárias à avaliação do Estágio
4.Formas de relacionamento com o Tutor;
5.Outras tarefas relacionadas com o exercício da sua função, entre as quais se consideram as reuniões com orientadores, pais, praticantes, estrutura técnica e com a estrutura administrativa da entidade acolhedora.
6.Planear, organizar, executar, avaliar e promover ações relativas a cada uma das áreas de Intervenção do estágio
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O estágio decorrerá na entidade de estágio, onde o estagiário desenvolverá a sua intervenção. Durante o estágio o aluno deverá demonstrar empenho na consecução dos objetivos do estágio, aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, ter capacidade de iniciativa, colocar dúvidas de ordem técnica, aceitar e explorar críticas, ter bom relacionamento de trabalho, ter capacidade de resolução de problemas e participar de forma assídua nas atividades.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O estágio desenvolve-se em três fases: Integração, Desenvolvimento e Conclusão
A nota final do estagiário é obtida em 50% pela avaliação do orientador da entidade de estágio e 50% pela avaliação do orientador académico.
A avaliação da entidade de estágio é realizada numa escala de 0 a 20 valores, a qual resulta na média aritmética dos seguintes pontos: Empenho na consecução dos objetivos do estágio; Aplicação conhecimentos adquiridos durante o curso; Capacidade de iniciativa; Coloca dúvidas de ordem técnica; Aceita e explora críticas; Relacionamento de trabalho; Capacidade de resolução de problemas e; Participação assídua nas atividades.
A avaliação do orientador académico é obtida pela média aritmética dos seguintes pontos: Demonstração da utilização dos conhecimentos adquiridos durante o curso; Qualidade das evidências demonstradas; Capacidade de planeamento e; Capacidade de reflexão.
50% nota do orientador da entidade de estágio + 50% nota do orientador académico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na fase de INTEGRAÇÃO, o estagiário realiza o plano de integração e o plano Individual de formação (PIF), os quais devem incluir as principais atividades a desenvolver. Sempre que necessário o estagiário deverá atualizar este plano.
Durante a fase de DESENVOLVIMENTO, o estagiário deverá planear e implementar as iniciativas, de acordo com o PIF, realizando a avaliação de cada atividade sugerindo formas de melhoria.
Na fase de CONCLUSÃO, o estagiário entrega e apresenta o seu relatório final de estágio o qual inclui todo o trabalho realizado na entidade, desde os planeamentos, à intervenção e respetivas ações de controlo das intervenções.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Toda a bibliografia das Unidades Curriculares do curso.