• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TGN02
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Métodos Quantitativos

Código: TGN02    Sigla: MQT
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 31 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 4,5 67,5 112,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de equações, funções, probabilidade e estatística. Com o presente programa, pretende-se habilitar os alunos com:
i) Competências de utilização de algumas equações e funções matemáticas na resolução de problemas concretos;
ii) Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas;
iii) Bases essenciais para compreender matérias lecionadas em outras unidades curriculares.

Conteúdos programáticos


EQUAÇÕES E FUNÇÕES:Equações e propriedades;Resolução de sistemas de equações lineares utilizando matrizes; Definição de função; Domínio de uma função real de variável real; Funções lineares, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; Limites e derivadas de funções polinomiais e racionais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA:Termos e conceitos estatísticos fundamentais;Tabelas de frequências; Medidas de localização central (média aritmética, mediana e moda); Medidas de localização não central (quantis, percentis, decis e quartis); Medidas de dispersão ( desvio absoluto médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação).

PROBABILIDADES: Conceito de probabilidade; Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos; Princípio fundamental da contagem; Álgebra dos acontecimentos; Axiomática da probabilidade; Probabilidade condicional e independência; Teorema da probabilidade total; Teorema de Bayes.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata inerente ao exercício de uma atividade profissional.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


Recorre-se à avaliação contínua (2 testes de 20 valores, com igual ponderação, sendo exigida a nota mínima de 8 valores em cada e uma assiduidade de pelo menos 2/3 das aulas) ou exame final. A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
a) Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos no domínio da Gestão e/ou áreas afins;
b) Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
c) Disponibilização, de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas;
d) Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.





Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


A aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar, realizada através de métodos expositivos em aula, assim como de exemplos práticos. O principal método de aprendizagem utilizado consiste na resolução de exercícios presentes em cada uma das fichas temáticas. Os métodos de ensino utilizados, principalmente para atingirem os objetivos de competências ao mais alto nível, requerem uma participação interativa e intensa, porque utilizam técnicas de aprendizagem ativa que conjugam, de uma forma equilibrada, a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Haeussler, E., Paul, R. and Wood, R. (2010). Introductory Mathematical Analysis for Business, Economics, and the Life and Social Sciences. Pearson International Edition ,13th Edition;
Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística: Volume I. 3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian;
Pedrosa, A .C. E Gama, S.M. (2007) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora;
Ross, S.M. (2005) Introductory Statistics. Academic Press;
Budnick, F.S. (1993) Applied mathematics for business, economics and the social sciences. McGraw-Hill.