Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1. Introdução aos principais fundamentos teóricos da gestão; OA2. Caracterizar as principais atividades do gestor e da gestão; OA3. Adotar uma visão global sobre as organizações no contexto das sociedades atuais; OA4. Compreender a empresa e as suas principais áreas funcionais; OA5. Analisar e apreender os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento, Organização, Direção e Controlo. OA6. Aplicar ferramentas básicas de gestão atendendo aos contextos organizacionais.
Conteúdos programáticos
1. Introdução
Conceitos básicos, Funções, níveis, tarefas e habilidades do gestor
2. O ambiente das organizações
O ambiente contextual e transacional Cultura organizacional e ambiente externo
3. Negócio e criação de valor
Abordagem funcional Criação de negócios e valor
4. O processo de tomada de decisão 5. Planeamento
Fundamentos; Tipos de planeamento; Modelo de gestão estratégica; Estratégia corporativa, de negócio e funcional Implementação e controlo
6. Organização
Fundamentos; Elementos do processo da organização Desenho estrutural de organizações Determinantes da estrutura organizacional
7. Direção
Fundamentos; Motivação; Liderança; Comunicação
8. Controlo
Fundamentos; Tipos de controlo Processo de controlo e ferramentas e sistemas de monitorização de desempenho organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos visam a abordagem de conceitos básicos, no âmbito da gestão, da envolvente das organizações e da empresa em particular. Numa perspetiva integradora, são abordadas as principais funções da gestão (planear, organizar, dirigir e controlar), concorrendo para os objetivos de aprendizagem da seguinte forma: OA1: CP1; OA2: CP1 ; OA3: CP2 e CP3; OA4: CP3; OA5: CP5 a CP8; OA6: CP2 a CP8.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino: M1. Aulas expositivas - Conceitos M2. Participativas - Discussão de casos e exemplos; M3. Ativas - Casos resolvidos pelos estudantes (trabalho em grupo); M4. Autoestudo - Preparação de avaliação individual.
Avaliação: A1. Trabalhos em grupo (casos, relatórios, apresentações) - 30% A2. Teste - 70%. A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores na componente A2.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ALMEIDA, F. (editor). (2016). Introdução à Gestão das Organizações. 4ª edição. Escolar Editora. FREIRE, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora. REIS, F., ROSA, M. J. (2014). Princípios de Gestão, Edições Silabo. ROBBINS, S., COULTER, M. (2018). Management, 14th Ed., Pearson. TEIXEIRA, S. (2013). Gestão das Organizaçöes, 3ª Ed., Escolar Editora. VARELA, M. (2015). Introdução à Gestão, Escolar Editora.
Artigos e casos diversos a disponibilizar no moodle da unidade curricular.