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Marketing

Código: TGN09    Sigla: MKT
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 23 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-1-STR

Teórico-Práticas: 26,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo da unidade curricular é a aprendizagem dos principais conceito de Marketing e da sua utilização.

Conteúdos programáticos


Parte I - Marketing e o processo de marketing.
1. O que é o Marketing?
1.1. O conceito de marketing.
1.2. Marketing estratégico e marketing operacional.
1.3. Filosofias de marketing.
1.4. O processo de marketing.
2. Marketing estratégico.
2.1. Funções do Marketing estratégico: análise, desenvolvimento de produto e planeamento.
II Parte - O contexto de marketing.
1. O ambiente de marketing..
1.1. Micro-ambiente da organização.
1.2. Micro-ambiente da organização.
2. Comportamento do consumidor.
2.1. Os fatores que afetam o comportamento do consumidor.
2.2. O processo de decisão de compra.
3. Pesquisa de mercado.
3.1. O sistema de informação de marketing.
3.2. O processo de pesquisa de marketing.
III Parte - Estratégia.
1. Missão.
2. Objetivos.
3. Estratégia.
4. Táticas.
4.1. Produto.
4.2. Preço.
4.3. Comunicação.
4.4. Distribuição.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O propósito fundamental da unidade curricular á a aquisição de competências para cumprir os objetivos indicados: aprender os conceitos principais do marketing e a sua utilização.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A unidade curricular inclui o estudo dos conceitos e da sua utilização, com discussões, apresentação de vídeos, casos e exemplos práticos. Por causa da ênfase posta na discussão e interação, é esperada assiduidade regular dos alunos. A avaliação será realizada através de um teste. (100%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite aos alunos usar os conceitos teóricos e as técnicas práticas apresentadas durante as aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Iacobucci, D. (2017). Marketing management (5.ª ed.). Cengage Learning.

2. Kerin, R. & Hartley, S. (2018). Marketing (14.ª ed.). McGraw-Hill.

3. Kotler, P. & Keller, K. (2015). Marketing Management (15.ª ed.). Pearson.

4. Marshall, G. & Johnston, M. (2018). Marketing management (3. ed.). McGraw-Hill.

5. Opresnik, M. & Hollensen, S. (2018). Marketing: principles and practice (2.ª ed.ª). Opresnik Management Consulting.