• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TGN11
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão da Qualidade

Código: TGN11    Sigla: GQ
Área Científica: Enquadramento na Organização/Empresa

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 23 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-1-STR

Teórico-Práticas: 24,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Elsa Cristina Zuzarte Boto   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD] Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender o conceito evolutivo da gestão da qualidade;
2. Conhecer e compreender a importância da qualidade na gestão das organizações;
3. Perceber a relevância da estrutura de alto nível na harmonização dos referenciais normativos;
4. Conhecer, interpretar e saber aplicar os requisitos normativos da ISO9001:2018 - Sistema de Gestão da Qualidade;
5. Conhecer e enunciar os princípios da qualidade;
6. Compreender e saber aplicar os conceitos específicos da gestão da qualidade.
7. Conhecer e saber utilizar ferramentas/ metodologias que respondam aos requisitos normativos da ISO9001:2015;
8. Construir um sistema de gestão da qualidade com base nos requisitos normativos da ISO9001:2018;
9. Compreender e coordenar um processo de certificação da qualidade;
10. Conhecer e distinguir as responsabilidades e funções do organismo de certificação e organismo de acreditação

Conteúdos programáticos

1. Conceito evolutivo da qualidade; 2. Objetivos e campo de aplicação de um sistema de gestão da qualidade; 3. Organização e o seu contexto interno e externo; 4. Liderança e compromisso; 5. Pensamento baseado no risco; 6. Riscos e oportunidades; 7. Conhecimento organizacional; 8. Competência; 9. Consciencialização; 10. Comunicação; 11. Informação documentada; 12. Requisitos para produtos e serviços; 13. Design e desenvolvimento de produtos e serviços; 14. Avaliação de desempenho do sistema de gestão da qualidade; 15. Auditorias internas e externas; 16. Melhoria; 17. Não conformidade e ação corretiva; 18. Responsabilidade e função da entidade certificadora e entidade de acreditação; 18. Metodologias de gestão da qualidade.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A sequência dos conteúdos programáticos alinha-se com os objetivos da aprendizagem nos 3 primeiros pontos. Do ponto 4 ao ponto 14 dos conteúdos pedagógicos (CP) procura-se atender principalmente aos objetivos pedagógicos (OP) 4 a 8. Os CP 15 a 18 focam-se, sobretudo, no OA 9. O CP 18 visa sintetizar os OA da unidade formativa.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas, ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso, simulações e exercícios. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades. A avaliação contínua será realizada através de um teste escrito (50%), da realização de trabalhos em grupos e/ou individuais ao longo do semestre (40%) e do registo da assiduidade e participação nas aulas (10%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição dos conceitos e das ferramentas de análise no âmbito da gestão da qualidade, associada ao trabalho em equipa dos estudantes na resolução/aplicação de problemas concretos (case study) e na sua aplicação em exercícios práticos, permite consolidar a sua apreensão. Serão igualmente evocados, sempre que possível, exemplos reais de organizações que permitem ilustrar as matérias lecionadas.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Antunes, M. (2019). Qualidade para Principiantes (3ª edição), Edições Sílabo, Lda.
Pires, A. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade (2ª edição), Edições Sílabo, Lda.
Normas Portuguesas da Gestão da Qualidade
ISQ (vários anos). Guias interpretativos das Normas Portuguesas da Gestão da Qualidade.